Unidade 4

DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA, FÓRUM DE DISCUSSÃO E NETIQUETA

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DESTA UNIDADE DE ESTUDO E PRÁTICA:
Utilizar ferramentas de comunicação.
Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via Internet: bate-papo (chat), fórum, lista de discussão.
Refletir sobre as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam na sala de aula e na interação professor/aluno.
Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação.
Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas.
Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet.

:-) estou alegre ou sorriso

:-( estou triste

:-D desconectar sorrindo

:-] sorriso sarcástico

;-) piscando o olho

8-) uso óculos

@ & :-) estou confuso

:-S assunto sigiloso

:- < ? Não sei responder

:-# censurado

:- x beijinhos

: - X beijões

: - { ) uso bigode

< : - ) palhaço

: - )) gargalhada

( : - $ doente

: - ( = ) linguarudo

: - ) < * falando várias coisas
 
Acesse estes site sobre netiqueta.


http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
http://www.torque.com.br/dicas/Internet/netiqueta.htm
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=1574

TAREFA A DISTÂNCIA

 RESPONDA:

1-Você já pensou em utilizar o bate-papo pela internet nas atividades escolares? Poderia utilizá-la para acompanhar o desenvolvimento dos planos de trabalho com sua turma, por exemplo?

2-Que vantagens sua turma poderia ter em participar de uma lista de discussão com estudantes de outras escolas, cidades, países?

3-Você já imaginou como deve ser conversar por escrito com várias pessoas ao mesmo tempo, sabendo que o registro e envio das mensagens é feito pela hora da emissão, isto é, pela ordem de envio?

4-Será possível manter a coerência de turnos conversacionais entre os que perguntam e os que respondem?

5-Como manter o interesse em obter as respostas aos comentários e a contribuição de todos?
Unidade 3: COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO
COMPUTADOR: CORREIO ELETRÔNICO

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:

- Criar conta de e-mail num provedor gratuito;
- Enviar mensagens eletrônicas pelo webmail;
- Refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades es-
  colares;
- Elaborar texto cooperativo por meio do correio eletrônico.
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1


Na opção “educação inovadora”, escolha um texto para você ler.
Depois da leitura, produza um texto sobre o que você leu.

UNIDADE 2

NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:


Navegar pela Internet com o software livre de navegação, Iceweasel, prevenindo-se de riscos.
Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida e na educação.
Identificar procedimentos de segurança na web.
Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet.
Armazenar os sites visitados no recurso fa voritos do navegador.
Exportar textos como arquivo pdf no editor de texto.
Salvar o documento com outro nome no editor de texto.

O laboratório de computador:
uma má idéia, atualmente santificada
                                                                                                                                          Gavriel Salomon

Há 20.000 anos, quando nossos ancestrais habitavam as
cavernas, as crianças - que não tinham idade para caçar - eram diariamente mandadas a uma sala da caverna, para diminuir a destruição e o incômodo que causavam. O mais distinguido ancião da tribo que tivesse passado da idade de caçar era encarregado delas, e o melhor que podia fazer era ensinar-lhes a tradição, a mitologia, e a boa conduta na vida diária da tribo. Decorando, as crianças eram logo capazes de recontar, palavra por palavra, a história do Grande Orelha, o grande caçador de mamutes, de contar nos dedos dos pés e das mãos o número de folhas de figo necessárias para temperar uma sopa de leão para doze pessoas e de recitar os 17 versos do grande poema “Fogo que Podia”. Aprender não era fácil. Afinal, só havia uma quantidade determinada de coisas que poderiam ser memorizadas mecanicamente e só cálculos simples poderiam ser feitos nos dedos das mãos e dos pés. Ainda assim, esse aprendizado era realizado com prazer por todos. Um dia, a palavra chegou com os pássaros migratórios de uma nova tecnologia, uma “tecnologia em muitos séculos de invenções”: O Lápis. Foi um burburinho é, sem hesitação, dois anciões foram mandados à Grande Caverna para aprender tudo sobre aquela maravilha. Quando voltaram, uma sala especial da caverna foi imediatamente aparelhada para fazerem estudos sobre o lápis. Foi acarpetada com as maiores folhas de mamoeiro e mobiliada com almofadas especiais, feitas de pêlo de camelo (daí a origem da palavra software). Nenhuma criança podia entrar na sala sem lavar as mãos! Fascinado com a nova tecnologia, o ancião mais voltado para o futuro foi nomeado para começar o planejamento e o ensino dos Estudos sobre a Capacidade do Lápis na sala recém-aparelhada. Aliás, bastante cedo, surgiu um completo e o mais interessante currículo de Lapislogia. E como era interessante! O currículo trazia tópicos maravilhosos! Como apontar um lápis e como usar a outra ponta para apagar; como equilibrar um lápis na orelha e como segurá-lo entre os dedos. A criança estudiosa, que tivesse sido bem sucedida nessas etapas mais difíceis, poderia começar a usar o LapisLogo (para desenhar flores), o LapisScribe (para rabiscar letras) e o LapisSupposer (para traçar a área de folhas de desenho incomum). As crianças mais bem sucedidas, a nata da nata, poderiam ainda entrar no LapisBase - para enumerar as invenções de armas da tribo, o campo de caça e a família das árvores. Um desenvolvimento interessante deu-se bem diante dos olhos dos anciães. As crianças começaram a escrever. Havia, é claro, alguma preocupação com relação à possibilidade de esse novo empreendimento interferir (ó Deus!) no que tinha sido desenvolvido no ensino de rotina da caverna regular. Lá, os professores (naquele momento já havia dois) estavam verdadeiramente preocupados como fato de que a introdução do lápis na sala privilegiada pudesse forçar algumas mudanças no aprendizado mecânico, tão bem estabelecido. Na verdade, havia uma mulher da tribo, conhecida pelo seu modo provocativo de encarar a vida (ela uma vez sugeriu que as crianças inventassem suas próprias histórias, mas é claro que em silêncio), que propôs usar o lápis em todas as atividades de aprendizado das crianças, talvez para escrever, possivelmente para fazer contas. Mas não havia realmente espaço para esse tipo de preocupação. Por que, afinal, alguém, com exceção da excêntrica mulher, chegaria a sugerir que aquele maravilhoso currículo de Lapislogia, supervisionado por renomados peritos, com suas possibilidades de desenho, escrita e cálculo, fosse tirado da sua sala especial para substituir o aprendizado automático? Por que um lápis deveria ser usado como instrumento nas rotinas diárias? (...)

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Atenção!


Datas dos encontros presenciais:

10/08 - 17/08 - 24/08 - 31/08

14/09 - OBS: Mudamos o encontro para dia 13/09 - 21/09 - 28/09

05/10 - 19/10 - 26/10

CURSO: Introdução à Educação Digital


Seja bem vindo(a) ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, do município de Pouso Redondo. O Curso de Introdução à Educação Digital tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino. Tem também a intenção de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.


Estrutura e Organização

Encontros presenciais semanais de, no mínimo, 2h e estudo a distância, de no máximo, 2h por semana.

DESEJAMOS SUCESSO NO ESTUDO E NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

UNIDADE 1: TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Objetivos de aprendizagem desta unidade de estudo e prática:


Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos.
Refletir sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na sua vida e na educação.

Conhecer alguns recursos básicos do computador.
Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.


ATIVIDADE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA 1:

Vamos usar cada vez mais os recursos do computador e dos programas nas atividades de sua prática pedagógica e na vida cotidiana. Que tal propor-se a organizar uma publicação com seus alunos? Que tema escolher? Você poderia explicar sobre as tecnologias, a contribuição que pode dar à solução de problemas da comunidade escolar, como melhorar a infra-estrutura tecnológica
da escola, a participação da família, a violência na escola, a gravidez na adolescência, problemas da falta de saneamento básico, a coleta seletiva do lixo, entre outros. O tema também poderia ser de uma unidade de conteúdo bimestral da série em que atua, por exemplo. Elabore sua proposta de acordo com o tema escolhido. Assim, você poderá elaborar os textos e utilizar os recursos de edição, nas atividades das próximas unidades de estudo e prática.