PLANO DE PRODUÇÃO DE UMA APRESENTAÇÃO: orientações gerais

1º momento: de concepção e criação – planejar seu trabalho, em duas etapas

a) defina o quê, o porquê e elabore o conteúdo. Você já possui muita coisa organizada – é só recuperá-las das unidades anteriores do curso.

Defina seus objetivos, escolhendo os assuntos que podem ajudar a concretizá-los.
Comece com um texto de conteúdo: resgate todos os textos que estudou e os que já elaborou sobre o tema tecnologias e educação, que já vinha explorando sobre desde a Unidade 1. Como são muitas as idéias abordadas até agora, é preciso organizar o tema.

Use a estratégia da tempestade cerebral como técnica de exploração das idéias e a do mapa conceitual para organizá-las segundo o objetivo do trabalho: para que servirá a apresentação? O que deseja comunicar? Para quem?

b) transforme o texto-base para a linguagem visual (depois poderá utilizar a linguagem sonora e audiovisual também): é o momento de fazer a passagem do texto escrito para o formato de slide, ou seja, de criação, onde suas características pessoais afloram e marcam o trabalho.

Elabore um roteiro1, ou um resumo2 de no máximo seis linhas, definindo o que deve aparecer nos slides (texto, imagem, som etc), e em qual sequência. Depois poderá ampliá-lo, inserindo ou retirando slides.


2º momento: de realização e criação – plano de produção, realização

a) pré-produção ou preparação: é como um plano de produção, que reúne tudo que se precisa para se preparar os slides, texto, imagens fixas, sonoras, audiovisuais e software.

b) digitação: é a hora de usar o software BrOffice Impress. Nem sempre os slides são preparados na ordem idealizada devido às dificuldades técnicas e imprevistos, os autores trabalham na seqüência possível e depois reordenam.

c) pós-produção ou finalização: os slides são colocados em ordem, melhora-se o som, define-se a cor de fundo final e o layout do slide é retocado; verifica-se a fonte, tamanho e cor, os marcadores e a transição dos slides.

d) gravação em arquivo, no portfólio, na sua pasta de usuário.

3º momento: de apresentação – uso em atividade concreta de prática pedagógica

Use o material produzido como planejou e reflita sobre o que ocorreu, as reações das pessoas, o que poderia ter ficado melhor, como aperfeiçoar e assim por diante. Use o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão para a troca de idéias a respeito desse trabalho.

Unidade 6: APRESENTAÇÕES PARA NOSSAS AULAS

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:

  • Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem;
  • Identificar características da linguagem visual que os softwares permitem aproveitar ao preparar apresentações;
  • Conhecer os recursos do site Slideshare;
  • Criar uma apresentação de slides usando um plano de trabalho e os recursos básicos do BrOffice Impress;
  • Transformar slides em panfletos, folhetos explicativos ou folhetos de eventos e em cartazes sobre um tema voltado para a escola em que atua.

ATIVIDADE À DISTÂNCIA 12:

Estamos vivendo a era digital onde a forma de interação está relacionada ou uso das tecnologias que simplesmente podem ser utilizadas por muitos quando sentem necessidade de conversar virtualmente, num curto tempo e espaço do que é real e ao mesmo tempo virtual, dessa forma o contato virtual é muito maior do que o contato físico.



Piaget afirmava que “o conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui um dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos”. Hoje, a vida também acontece no mundo virtual.



Ao ler o texto proposto que considerações você leitor pode fazer em relação ao acelerado mundo virtual, expresse sua opinião em apenas uma frase:

Referências

MORAN, José Manuel. Tecnologias de comunicação e interação. Mídias na Educação. 2008.

PIAGET, J. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense. 1973

ATENÇÃO

Novas datas dos encontros presenciais:

22/09 - quarta-feira
29/09 - não terá encontro
06/10 - quarta-feira
13/10 - quarta-feira
20/10 - quarta-feira
27/10 - quarta-feira
Unidade 5
Elaboração e Edição de Textos

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:


Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserir tabelas e gráficos, criar referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores, salvar documentos e exportar documentos, como arquivos htm;

Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que utilizamos;

Enviar mensagens eletrônicas com anexos;

Utilizar o Google Documents;

Identificar outros serviços de editoração disponíveis na Internet.