Criação de BLOGS, cada instituição está criando o seu blog.


     Blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções, permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos. Lejeune (2000, citado por Komesu, 2004, p. 114) menciona o tratamento dado ao tempo, ao espaço e à estética como características importantes dos blogs. A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos (em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário).
     Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado. Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve.

Os 31 fonemas da língua portuguesa

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Para acontecer a alfabetização, o aluno precisa superar três desafios:

1. Descobrir o princípio alfabético, isto é, o fato de que as palavras são formadas por fonemas (diferentes sons menores que a sílaba). E que os fonemas são representados por grafemas;

2. Aprender a decodificar, ou seja as relações entre os fonemas e os grafemas para extrair o som das palavras escritas;

3. Aprender o princípio ortográfico, as regras que regulamentam a escrita das palavras.

Especialistas dizem que 80% das crianças já sofreram experiências ruins na internet

     Cerca de 80% das crianças já sofreram experiências negativas na internet, e quase metade sente medo da tecnologia. É o que revela uma pesquisa feita pela Symantec em 14 países e divulgada esta semana. Segundo o levantamento, as crianças brasileiras são as que passam mais tempo na web: aproximadamente 18,3 horas semanais, enquanto a média mundial é de 11,4 horas. Outra pesquisa, feita pela Norton Online Family Report, mostra que 46% delas sentem medo da internet depois do incidente e 39% perdem a confiança no ambiente online.
     Além disso, cerca de 60% delas fazem download sem supervisão de um adulto e 58% já tiveram alguém desconhecido tentando adicioná-las na internet, dados que revelam a insegurança no ambiente online para os pequenos. A advogada Marcela Macedo, especialista em Direito Digital do Patricia Peck Pinheiro Advogados e voluntária do Movimento "Criança mais Segura na Internet" (www.criancamaissegura.com.br), a internet pode ser uma ferramenta positiva de comunicação e aprendizado. O importante é entender que a culpa não é da tecnologia ou do computador, mas sim da forma como ela é usada.
— Os principais problemas que as crianças enfrentam na web costumam ser a não proteção da senha, já que ela não entende que isso é sua identidade digital no mundo virtual, o download de conteúdo não permitido, a participação em comunidades duvidosas, o cyberbullying e a pedofilia — explica a advogada.
     Ela alerta que cada vez mais crianças estão sendo vítimas do cyberbullying, a ofensa virtual que gera impacto psicológico e social e é praticada em blogs, portais de relacionamentos, comunicadores instantâneos e mensagens de texto enviadas pelo celular. O perito criminal Wanderson Castilho, diretor da E-Net Security Solutions, lembra que os pais devem sempre monitorar todas as ações que são realizadas no computador da criança.
— Esta é, sem dúvida alguma, a melhor forma de prevenção. Assim, os pais saberão antecipadamente o que os filhos estão fazendo na rede e poderão decidir a favor da criança. Ele afirma que da mesma forma que os pais colocam regras no mundo físico dos filhos, devem estabelecê-las também para o mundo virtual.
— Estipule horários, tenha sempre um responsável próximo do computador para visualizar os canais que estão sendo acessados e nunca deixe as crianças sozinhas trancadas no quarto com o computador e uma webcam ligados — completa

O que fazer em caso de problemas graves
Se os pais notarem que há algo errado, eles podem tomar algumas ações para proteger a criança. O primeiro passo é conversar com seu filho para saber todos os detalhes do ocorrido. Depois, comunique à escola (ou clube, ou casa de amigo etc.), se o incidente aconteceu em suas dependências. É importante reunir todas as provas eletrônicas, como troca de mensagens de texto, emails, vídeos e fotos, e denunciar o site pelo seu canal de contato.
— É importante notificar extrajudicialmente caso haja necessidade de remoção de conteúdo e até mesmo procurar um advogado especializado — explica Marcela Macedo. Castilho afirma que em certos casos é preciso fazer um boletim de ocorrência numa delegacia especializada em crimes digitais.
— O bom diálogo é que nunca pode deixar de ocorrer entre os pais e os filhos — completa.

C. E. Padre José Balistieri realiza o IV Movimento pela Água: Ações na Comunidade

     Com o objetivo de contribuir para a formação do cidadão consciente, apto a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida sustentável e o bem-estar da sociedade local e global, o Centro Educacional Padre José Balistieri, juntamente com seus professores, realizou diversas atividades na Semana da Água 2010, quando cada professor da unidade promoveu um trabalho com a sua turma.
     A secretária municipal de Educação, Vilde de Fatima Fachini Kurth, esteve na escola para escolher os trabalhos destaques, que receberam premiações. Um desses destaques foi a poesia do aluno Rodrigo Andrade, da 8ª série, desenvolvida com auxilio da professora de português Maria Iolita Kiebler Kramel.
     A Semana da Água existe desde 1999, após a aprovação do “Pacto de prevenção e controle de cheias”. Os participantes do planejamento deste projeto, percebendo que não seria fácil promover mudanças de atitude em relação ao gerenciamento de cheias, enviaram sugestões a todas as prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios da bacia do Itajaí, para que fosse instituída a Semana da Água, desencadeando assim um processo de mudança na base da sociedade e um comprometimento da população com a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos.
     A primeira edição ocorreu de 23 a 29 de setembro de 1999, já sancionada em 39 municípios a lei que incluía as atividades da Semana da Água no calendário municipal.




Água

Andando pela mata ciliar
Da água podemos cuidar
Se não no futuro
Ela irá nos faltar.

Devem os seres humanos
Cuidar da natureza
Ela vai ficar uma beleza.

A água está acabando
E o ser humano não está ligando
Rios, lagos estão secando
O mundo está acabando.

Faça chuva, faça sol
O futuro está chegando
A poluição está aumentando
O ser humano não está ligando.

A natureza vai acabar
Os animais não tem onde morar
Culpa do ser humano
Que está poluindo e destruindo.

A água é minha amiga
Com ela posso contar
Vou beber água
E minha sede matar.

Só não podemos bobear
E a torneira aberta deixar
Por que se não cuidarmos
Um dia vai acabar.

Rodrigo Andrade
8ª série - CE Pe José Balistieri

Fonte: http://www.valeoeste.com.br/