C. E. Padre José Balistieri realiza o IV Movimento pela Água: Ações na Comunidade

     Com o objetivo de contribuir para a formação do cidadão consciente, apto a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida sustentável e o bem-estar da sociedade local e global, o Centro Educacional Padre José Balistieri, juntamente com seus professores, realizou diversas atividades na Semana da Água 2010, quando cada professor da unidade promoveu um trabalho com a sua turma.
     A secretária municipal de Educação, Vilde de Fatima Fachini Kurth, esteve na escola para escolher os trabalhos destaques, que receberam premiações. Um desses destaques foi a poesia do aluno Rodrigo Andrade, da 8ª série, desenvolvida com auxilio da professora de português Maria Iolita Kiebler Kramel.
     A Semana da Água existe desde 1999, após a aprovação do “Pacto de prevenção e controle de cheias”. Os participantes do planejamento deste projeto, percebendo que não seria fácil promover mudanças de atitude em relação ao gerenciamento de cheias, enviaram sugestões a todas as prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios da bacia do Itajaí, para que fosse instituída a Semana da Água, desencadeando assim um processo de mudança na base da sociedade e um comprometimento da população com a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos.
     A primeira edição ocorreu de 23 a 29 de setembro de 1999, já sancionada em 39 municípios a lei que incluía as atividades da Semana da Água no calendário municipal.




Água

Andando pela mata ciliar
Da água podemos cuidar
Se não no futuro
Ela irá nos faltar.

Devem os seres humanos
Cuidar da natureza
Ela vai ficar uma beleza.

A água está acabando
E o ser humano não está ligando
Rios, lagos estão secando
O mundo está acabando.

Faça chuva, faça sol
O futuro está chegando
A poluição está aumentando
O ser humano não está ligando.

A natureza vai acabar
Os animais não tem onde morar
Culpa do ser humano
Que está poluindo e destruindo.

A água é minha amiga
Com ela posso contar
Vou beber água
E minha sede matar.

Só não podemos bobear
E a torneira aberta deixar
Por que se não cuidarmos
Um dia vai acabar.

Rodrigo Andrade
8ª série - CE Pe José Balistieri

Fonte: http://www.valeoeste.com.br/

Um comentário:

  1. LEGAL...
    É NOSSA MISSÃO (NÓS EDUCADORES) COLABORAR PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, TORNANDO-O CRÍTICO, COM OPINIÃO PRÓPRIA E DETERMINAÇÃO. SÃO AÇÕES, ASSIM, NO AMBIENTE ONDE "ELES" PASSAM BOA PARTE DO TEMPO, QUE DÃO OPORTUNIDADES PARA EXPOREM SUAS IDÉIAS E OPINIÕES.
    SABEMOS QUE AS MUDANÇAS DE HÁBITO LEVAM UM CERTO TEMPO PARA "VERMOS" RESULTADOS, MAS VALE A PENA FAZER PARTE DO "PRIMEIRO PASSO".
    SUCESSO!!!!


    MONICA

    ResponderExcluir