Curso: Proinfo Integrado: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Unidade 4
Atividade 4.3
Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação - Realizar a leitura e registrar um relato de uma experiência utilizando as mídias.

8 comentários:

  1. Este trabalho que vou relatar foi realizado em grupo, onde as crianças do pré foram na frente do computador, pedimos que escrevessem, por exemplo, a letrinha que estivessem aprendendo e que depois desenhassem algo que começassem com essa letra.
    Algumas crianças tiveram dificuldade, outras não, mas pude perceber que mesmo assim as crianças buscam conhecer, pedem ajuda.
    Em outro trabalho realizado com as crianças do pré-escolar na época, elaborei um trabalho simples, onde utilizei a TV como formas de mídia assistiram a um filme e em seguida fiz perguntas como: o que aconteceu; o por que; se gostaram, pedi que contassem um pouco do filme até mesmo para ver se entenderam o que queria passar, depois desenharam o personagem que mais gostaram. Foi bem legal e divertido a realização desses trabalhos.

    Luciana Molinari

    ResponderExcluir
  2. Vou aqui relatar um experiencia que tive usando as midias durante um estagio da faculdade que realizei com uma turma de 4º ano. Meu estagio foi em cima do Tema que falava sobre o Piolho onde trabalhei com varias atividades ludicas alem de trabalhar com video onde trabalhei a imagem e a musica atraves do dvd da turma do Cocorico e o uso do data show onde trabalhei com imagens do piolho. O que pra mim foi maravilhoso pois foi incrivel ver a cara das criancas quando viam no data show as imagens do piolho, pude perceber que era uma midia cuja qual eles ainda nao haviam tido contato. E muito gratificante e empolgante para os alunos quando proporcionamos a eles ensinarmos um conteudo qualquer de uma forma diferente e mais atraente como com o uso das midias sejam elas audio, visual ou data show ou a internet.

    Silmara Ap. Cardoso

    ResponderExcluir
  3. Atividade 4.3

    A minha experiência com o uso de tecnologias na Educação Infantil ainda é muito restrita. Além de eu acreditar ser mais difícil trabalhar com os pequenos, pois eles precisam que a professora ajude muito mais do que os maiores. Eu ainda tenho muitas dúvidas de como utilizá-las da melhor maneira, na verdade na maioria das vezes as crianças apenas são expectadores e acabam não participando do processo.
    É claro que as práticas vão melhorando ao decorrer das tentativas e experiências realizadas. Afinal é o que procuramos quando investimos em nossa formação enquanto educadores.

    Elisandra A. T. Pauli

    ResponderExcluir
  4. Quando nos deparamos com algo novo, é sempre difícil, até aprender, depois tudo fica mais tranqüilo. Assim são com as novas tecnologias que evoluem a cada dia, e que nossas crianças, parecem, como diz o ditado “ já nascem sabendo”. Para eles é muito mais fácil aprender, pois já esta inserida na sociedade desde que nasceram e nós fomos aprendendo aos poucos. Uma experiência interessante que tive, com os meus baixinhos, foi a reapresentação da contação de história que foi filmada, e eles tocando tambores, feitos de lata, onde estávamos trabalhando o tema explorando o corpo através da música. Foi bem divertido, e interessante ver o entusiasmo, alegria, e como os maiores se reconheciam e reconheciam seus colegas. Nas produções de vídeo feitas no curso, depois assistindo vimos às falhas, erros, pontos negativos e positivos, sendo de suma importância para outra produção, E O QUANTO É IMPORTANTE INSERIR AS MÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO, POIS SE APRENDERMOS A NÃO TER MEDO, VERGONHA DE SE EXPOR, QUANDO ADULTOS SERÁ MAIS FACÍL SE APRESENTAR EM PÚBLICO, O QIUE VIMOS QUE É MUITO DIFÍCIL PARA NÓS, MESMO SENDO EDUCADORAS.
    CATIANA DUARTE

    ResponderExcluir
  5. Os relatos no texto de Silvio são bem parecidos com a realidade da minha escola e minha pratica escolar. Relator como a de os alunos usarem os celulares, mesmo sendo proibido na escola, o fato de usarem as redes sociais muito melhor que nós professores também é um fato, usarem o google para pesquisar de seu interesse é outro fato; mas quando se trata em realizar um texto, seja digital ou escrito a coisa complica e deixa bem a desejar, e mais ainda quando devem expressar suas ideias oralmente.
    E como usar as habilidade que esses alunos tem, quando a grande maioria tem dificuldade de escrever e interpretar um simples texto da tecnologia conhecida como livro?
    Penso que há necessidade de repensar na questão ensino-aprendizagem e que todos (professores, alunos, pais, coordenadores, diretores e secretária de educação) devem estar atentos e participar ativamente dessa questão, pra não dizer, dessa mudança. Precisamos de mais cursos de mostrem praticas e ideias de como usar as TIC`s, e não cursos que só pensam em planejar projetos. É necessáriomaior diologo entre professore - alunos - pais - coordenação para planejamento de atividades com as mídias, bem como, a parte financeira para adquirir material e principalmente manutenção das mídias que ja temos, que para tanto é necessário a contratação de um tecnico habilitado para as salas informatizadas, que na rede municipal não existe.
    Mesmo com essas dificuldades, a grande maioria dos professores usam as mídias, e algumas vezes nossos alunos nos surpreendem, como por exemplo, num trabalho de pesquisa sobre doenças cardiovasculare, onde alunos deveriam utilizar alguma mídia para a apresentação, e que imaginei que seria ou um vídeo pronto da internet ou slides, um grupo me surpreende fazendo uma gravação da entrevista que fizeram com um profissional da saúde e apresentaram para a turma. Coisa que nunca tinha pensado em fazer.

    Prof. Graziella Schneider

    ResponderExcluir
  6. QUANDO FALAMOS EM REALIZAR TRABALHOS ENVOLVENDO MIDIA, FICAMOS UM POUCO CONSTRANGIDO DEVIDO A FALTA DE PRÁTICA. MAS RESOLVI CONTAR UMA HISTÓRIA USANDO O DATA SHOW,FOI MUITO BOM.AS CRIANÇAS FICARAM EM SILÊNCIO PARA OUVIR E ASSISTIR AS FIGURAS QUE IA PASSANDO CONFORME A CONTAÇÃO.ESTA FOI REALIZADA PARA TODAS AS CRIANÇAS DO CEI.VALEU A EXPERIÊNCIA.

    SOLANGE

    ResponderExcluir
  7. Na educação infantil ainda é um pouco limitada a utilização das mídias, apesar das crianças serem muito curiosas. Na maior parte do trabalho realizado, as crianças apenas assistiram, com pouquíssimo contato com o computador e a máquina fotográfica (recursos utilizados).
    Em sumo, tentamos realizar um bom trabalho, mesmo com algumas limitações. Afinal, na aprendizagem não existe limites.

    Elderica

    ResponderExcluir
  8. Há alguns anos estamos passando por constantes mudanças tecnológicas no nosso dia-a-dia.
    Como estou fora da sala irei relatar uma experiencia vivida com o termino do curso de Mídias na Educação com a apresentação de uma mesa redonda, debates.
    O assunto escolhido foi novas tecnologias.
    Mesmo sabendo o que falar diante das câmeras eu fiquei aflita com medo de errar palavras ou falar rápido, coisas que fazemos no cotidiano mas diante das câmeras tudo muda e fica diferente.
    Adriana A. D. da Rocha

    ResponderExcluir