Para Refletir e responder (individual):
O que eu faço com o resultado do processo de avaliação que realizo? (Conheço? Adapto? Regulo? Situo? Compreendo? Tranquilizo? Apoio? Reforço? Facilito? Dialogo? Desafio? Provoco? Harmonizo? Oriento? Exploro? Identifico?).
O que eu faço quando percebo que houve um erro? Como eu trato o erro? Corrijo? Interpreto? Investigo sua causa? Entendo? Acompanho? Compreendo o pensamento do aluno? Como explico o erro que o aluno cometeu?
Qual é o meu papel na avaliação que faço? Que tipo de erro eu permito? Que tipo de erro eu provoco? Por quê?
Peço para refazer? Que subsídios forneço para este refazer?
Pense...
O papel do professor na realização de uma recuperação de conteúdos é fundamental para a aprendizagem dos seus alunos, muitas vezes acabamos nos deixando pelo estresse do dia a dia e agindo sem pensar no aluno e nas suas necessidades, enquanto um aprendiz de um processo no qual ele esta inserido, por sua vez o professor deve provocá-lo dando-lhe oportunidades de aprender o mesmo conteúdo com outra metodologia e ao mesmo tempo procurar saber quais os melhores recursos de chamar a atenção do aluno para a explicação de um determinado conteúdo, que por sua vez o aluno pensa, interage e associa muito diferente da metodologia apresentada pelo professor.