3° Encontro - 29/05/2012

Para Refletir e responder (individual):

 

  • O que eu faço com o resultado do processo de avaliação que realizo? (Conheço? Adapto? Regulo? Situo? Compreendo? Tranquilizo? Apoio? Reforço? Facilito? Dialogo? Desafio? Provoco? Harmonizo? Oriento? Exploro? Identifico?).

  • O que eu faço quando percebo que houve um erro? Como eu trato o erro? Corrijo? Interpreto? Investigo sua causa? Entendo? Acompanho? Compreendo o pensamento do aluno? Como explico o erro que o aluno cometeu?

  • Qual é o meu papel na avaliação que faço? Que tipo de erro eu permito? Que tipo de erro eu provoco? Por quê?

  • Peço para refazer? Que subsídios forneço para este refazer?

Pense...

O papel do professor na realização de uma recuperação de conteúdos é fundamental para a aprendizagem dos seus alunos, muitas vezes acabamos nos deixando pelo estresse do dia a dia e agindo sem pensar no aluno e nas suas necessidades, enquanto um aprendiz de um processo no qual ele esta inserido, por sua vez o professor deve provocá-lo dando-lhe oportunidades de aprender o mesmo conteúdo com outra metodologia e ao mesmo tempo procurar saber quais os melhores recursos de chamar a atenção do aluno para a explicação de um determinado conteúdo, que por sua vez o aluno pensa, interage e associa muito diferente da metodologia apresentada pelo professor.

11 comentários:

  1. Avaliar alguém é sempre complicado é algo complexo. Quando faço a avaliação na educação infantil procura entender e compreender a criança através do seu entendimento.Procuro usar a avaliação descitiva pois acredito que dessa forma consigo descrever melhor a criança em seu processo de ensino aprendizagem.
    Muitas vezes precisamos ender a criança saber o que se passa no dia-a-dia dela para poder avaliar uma atitudo ou resposta.

    ResponderExcluir
  2. Após observar, tento ajudar a criança a buscar realizar oque não consegue, como por exemplo: se não consegue falar uma palavra corretamente, tento estimulá-la, até que ela aprenda.
    Se há algum erro procuro observar a causa para poder solucioná-lo.
    Como professor tenho o papel de mediar o conhecimento, mas sempre buscando o que a criança tras na sua "bagagem".
    Dando oportunidade para a criança expressar-se, utilizando meios que agucem a curiosidade das crianças.
    Catiana Duarte

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o professor deve ter conhecimento da avaliação que ira aplicar com seu aluno, compreender o que espera do mesmo com os seus questionamentos.Deve ver e pensar a avaliação como o seu aluno, pois explicamos de uma maneira a qual pode ser interpretada de varias formas e precisamos levar isto em consideração. Se realizo uma valiação com minha turma a qual grande maioria não se sai bem em quem esta o problema na turma que se saio mal ou talvez em mim que não consegui passar o conteudo de uma forma que os alunos entendessem, se interessassem? Ai surge o que para muitos ao meu ver não acontece pelo seu auto ego talvez a questão de o professor voltar atras e rever sua metodologia, explicar o mesmo assunto de uma forma diversificada, mais atraente. Desde da epoca em que eu estava nos bancos escolares nunca concordei com a tatica de muitos professores de vamos estudar a unidade 1 do livro, responder as perguntas e fazer prova por que tem que ser assim? Muitos professores ainda insistem em fazer desta forma, sera que o aluno aprende? creio que em muitos casos sua aprendizagem é nula ele se sai bem na prova mais o que acontece decoreba, é so faze4r um texte depois da prova e rever com eles quem ainda lembra o que foi estudado, O professor de um modo geral precisa rever seu modo de avaliação, como avaliar seu aluno, acho que é preciso avaliar o aluno de uma forma indivual pois cada um tem seu ritmo de aprendizagem,cada um adquire o conhecimento passado de uma forma, para alguns, alguns conteudos são mais atraentes do que outros, o professor precisa diversifircar as suas aulas para tentar chamar a todos estes alunos, tentar de varias formas atrair e chamar o aluno para a sala de aula, Posso estar errada mais em meu ver não concordo com prova para avaliar o aluno apos cada disciplina dada, claro que em muitos casos a prova escrita é precisa, mas por que não usar a prova oral, a apresentação de trabalhos, seminarios, debates, etc.



    Silmara Aparecida Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Avaliar alguém é sempre complicado é algo complexo. Quando faço a avaliação na educação infantil procura entender e compreender a criança através do seu entendimento.Procuro usar a avaliação descitiva pois acredito que dessa forma consigo descrever melhor a criança em seu processo de ensino aprendizagem.
    Muitas vezes precisamos ender a criança saber o que se passa no dia-a-dia dela para poder avaliar uma atitude ou resposta.

    Adriana A. D. da Rocha

    ResponderExcluir
  5. Avaliação

    Como Professora da Ed. Infantil utilizo os resultados das avaliações para saber dos avanços, progressos das crianças, o que aprenderam, o que não interiorizaram.
    Depois disso com esses resultados o meu planejamento é voltado para que aquelas que não conseguiram anteriormente agora consigam e aquelas que já, avancem na aprendizagem.
    Planejo de forma diferenciada, ou seja, os mesmos conceitos,mais de maneira diferente, utilizando outros recursos, pois é fazendo que a criança aprende. É necessário que a criança tente , aprenda a pensar várias alternativas para resolver um problema, tornando a aula dinâmica.

    Elisandra

    ResponderExcluir
  6. Para avaliar alguém as vezes é dificil, é preciso observar muito antes de qualquer coisa, por isso é preciso conhecer, compreender, dialogar, orientar e identificar com essa pessoa (criança). Esse resultado de avaliação cai diratamente no que diz respeito a criança, o dia-a-dia dela, como ela se comporta etc.
    quando houver um erro, procuro corrigir, ver se a criança teve mudanças que não são aceitas por exemplo, procuro conversar, acompanhar para que a criança possa ter um bom desenvolvimento.
    O meu papel na avaliação é que converso com a criança, procuro saber o que acontece com ela, pois o professor passa o que sabe, mas sempre buscando novas idéias, mas nś acabamos aprendendo o que a criança tem a passar pra nós.
    Fazer coisas novas para a criança para ter um retorno significativo.
    Luciana Molinari.

    ResponderExcluir
  7. 1-É atraves da avaliação que posso observar até que ponto meu aluno atingiu os objetivos propostos,em que é preciso refazer,de que maneira fazer isso, deve ocorrer principalmente nas series iniciais. É necessário corrigir os erros juntos com a criança provocando desafios na aprendizagem.Na maioria dos errros ocorridos culpa-se a criança, não parando para analizar se isso é reamente ou foi falha de comunicação, métodos que a criança não conseguiu acompanhar.Reconhecer que falhou muitas vezes enriquece sua sabedoria. Na educação infantil ocorre através de observações e registros do seu desenvolvimento no decorrer das atividades do dia a dia,sem exigir muito da criança.Porque nassa etapa de aprendizagem trabalha se mais com jogos, brincadeiras,musicas,e atividades de coordenação motora.
    Solange Goulart dal Pasquale

    ResponderExcluir
  8. 1-Com a avaliação que realizo eu tento aprimorar meus conhecimentos, tentando compreender o que estou avaliando e também tem que se ter um bom diálogo para poder avaliar.
    2-Quando eu percebo que fiz um erro, entro em pânico, mas com calma tento corrigir,investigando a causa do erro, tento entender o que deu errado e depois mais calma e com o motivo certo passo para os alunos o erro que cometi.
    3-Na avaliação que faço tenho um papel muito importante, tenho que saber o que esta fazendo,e durante a avaliação posso até permitir alguns erros como falta de algum acento etc. e o que não aceito é conversas paralelas, brincadeiras sem graça...
    4-Quando peço para refazer algo é para o melhor para ele, para seu crecimento e que ele é capaz de fazer melhor.

    Roseli Farias Schepers

    ResponderExcluir
  9. dialogo oriento e então refazer as atividades se necessario dependendo da capacidade da turma , provoco desafio ; ao refazer... mudo [algumas] a maneira das questões . Quanto ao erro...procuro compreender o pensamento, o entendimento a sua compreesão. Depois então tomar atitudes cabiveis . Fazer com que haja reflexão...refletir a causa do não entendimento. O meu papel na avaliação é observar num todo o meu aluno e principalmente . nas atividades solicitadas...procuro não pecar .O significado para o aluno pode ser de sua extrema compreensão ,Devo respeitar .Levando em consideração os meus propositos se realmente atinjiu o memeus objetivos.
    Maria Iracy Jomes

    ResponderExcluir
  10. Como professora da Ed. Infantil, procuro sempre observar as crianças e ajudá-las quando achar necessário, caso contrário deixo elas descobrirem onde foi que não acertou nas atividades oferecidas.É errando que se aprende, afinal o professor é um orientador...

    Elderica

    ResponderExcluir
  11. A avaliação sempre foi o ponto x do processo de ensino aprendizagem para mim. E dois anos pra cá, mudei minha maneira de avaliar. Não faço mais aquelas provas, com quesões objetivas e subjetivas. A Avaliação é feita durante toda a aula. Faço anotações doa alunos, e minha avaliações são durante a exposição da aula, num desenho, no caderno, numa atividade de sala de aula, em grupo ou numa discusão, como também nas atitudes dos alunos. Mas como é preciso registro no papel, procuro fazer trabalhos onde o aluno é acompanhado e pensar e refletir. As antigas provas ficaram, pra mim, extintas.
    Prof. Graziella Schneider

    ResponderExcluir