Unidade 2

Vídeo: Hipertextualidade, de Alejandra Bertolaccini

Após assistir o vídeo, registre as suas reflexões e responda as questões abaixo:

Quais são os elementos presentes no hipertexto que não eram encontrados no texto?

Em que tais elementos mudam os processos de leitura e de escrita?

Como essas mudanças afetam o modo como ensinamos e aprendemos?


9 comentários:

  1. 1 Reúne informações em formato mais heterogêneo;
    Anulando toda idéia de hierarquia;
    Criando conexões múltiplas de elementos heterogêneos.
    2 Que com o uso das tecnologias as pessoas acabam perdendo sua identidade, ou seja, devido a uma forma de organizar sua informação que permite criar novos caminhos, mundos por cada usuário, criando conexões múltiplas de elementos heterogêneos. Fazendo com que as pessoas escrevam o que querem e ler o que querem dos outros.
    3 Nos dia de hoje as pessoas estão mais ligadas a internet, estão atualizadas nas informações, nas pesquisas de aula ( no caso do professor e aluno), mas acho que podemos usar o nosso jeito de ensinar, pois o livro é uma grande fonte de ensino, só que está sendo deixado de lado. E mesmo com tanta tecnologia dentro de casa as pessoas não sabem mais escrever certo, pois usam muito abreviaturas por causa do mal uso do computador, não que a internet não seja útil, mas deve ser usada corretamente.
    Luciana Molinari.

    ResponderExcluir
  2. Cada espectador poder ser um autor, reunindo informações heterogeneas, de forma á organizar as informações e criar novos caminhos e elementos.
    Torna o aprendizado mais dinâmico, onde o aluno pode ir mais afundo em suas pesquisas e fazer cada vez mais descobertas, o que amplia as ferramentas de ensino e discussão se utilizar de maneira correta. Incentivando o aluno a fazer produções de texto bem elaboradas.
    Catiana Duarte

    ResponderExcluir
  3. 1- Espectador, autor.
    2- HEterogeneo
    3- devido ao crescimento das tecnologias as vezes torna-se dificil acompanhar e ate mesmo ensinar. Ensinar a moda antiga aprende-se mais facil em questão de certo grupo de diferentes graus de entendimento, mas com a tecnologia avancada esse metodo vai fazer com que esse grupo esteje abaixo em questao de sabedoria a respeito desse conceito tecnologico moderno.
    Solange Goulart Dal Pasquale

    ResponderExcluir
  4. O conceito de hipertexto está ligado a uma nova concepção de textualidade, em que a informação é disposta

    O hipertexto tem como características o texto não-linear, o leitor como co-autor e a possibilidade de usar linguagem textual e não-textual (som, imagem, vídeo etc.).

    Adriana A. D. Da Rocha

    ResponderExcluir
  5. Hipertextualidade

    Reune informações mais heterogenias, permite organizar e criar novos caminhos dependendo do usuário.
    Torna o aprendizado mais dinâmico, onde acontece a busca de várias fontes, cria-se novos conceitos de formas diferentes.

    Elisandra

    ResponderExcluir
  6. O hipertexto esta ligado a uma nova forma de ver as coisas e aprende-las vai alem do texto escrito ele nos abre novas portas que podem ser em forma de imagens, videos, audio, grafico, etc.
    O que pode ser muito mais valido para a aprendizagem por ser diferente, atrativo e como ja diz o didato uma imagem as vezes vale mais que mil palavras.

    Silmara Aparecida Cardoso

    ResponderExcluir
  7. Hipertexto é uma nova maneira de ensinar e aprender, de um jeito mais dinâmico e criativo. Seja através de imagens ou textos, ambos com o mesmo objetivo: ensinar, transmitir conhecimento.

    Elderica

    ResponderExcluir
  8. Hipertexto é uma rede de textos onde temos varias maneira de ensinar e de aprender. Seja através de imagens ou textos, onde transmitimos conhecimento e podemos refazer o que o autor fez. Podemos produzir na internet.

    Roseli, Sonia e Maria Iraci

    ResponderExcluir
  9. O hipertextopara é mais uma ferramenta para o professor trabalhar certos conceitos, e ainda, é também uma maneira de aprender agrgando imagens, sons e diferentes palavras.
    Enfim, encontramos sons, imagens, sinônimos e até significados de novos conceitos, que podem mudar nossa escrita, alpliando-a, e aumentando nosso campo de leitura, e mais ainda, transmitindo-nos maior conhecimento.

    Prof. Graziella Schneider

    ResponderExcluir