Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Unidade 1

Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1.1
Biblioteca: Pequeno texto em dupla. "Reflexões Iniciais".

15 comentários:

  1. UNIDADE 1

    ATIVIDADE 1.1

    Ao analisar esta primeira aula, percebece que as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, é um tema muito amplo. Mas ainda a muito para ser entendido.
    Sabemos que estamos no mundo rodeado de informações, de novas tecnologias, uma nova sociedade de conhecimentos. E nós professores, muitas vezes não estamos preparados para isso, utilizamos somente o metodo tradicional, esquecendo desses novos conhecimentos existentes, por muitas vezes falta de interesse, ou por não ter acesso.
    Devemos, principalmente em lugares sem acesso a essas tecnologias, levar para sala de aula, novas maneiras de ensinar, utilizando essas mídias. Como textos, imagens, ou atividades diferenciadas, para uma maneira nova de aprender.
    Para esses novos conhecimentos ocorrerem, deve haver um novo perfil do professor e também do aluno, pois um aprende com o outro.

    Cheila Nilsen
    03/04/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente estamos vivendo numa era muito tecnológica, que as informações são processadas a cada minuto ou ainda em milésimo de tempo, e como o professor consegue processar essas informações a cada dia e com a turma de alunos na qual trabalha?. Neste sentido o professor é agente do aprender e do ensinar numa troca mútua com os seus alunos.

      Excluir
  2. Com essas novas mudanças na cultura, no modo de aprender, tudo mais rápido e com mais informações, o professor deve estar sempre preparado para oferecer ao aluno reflexões que os ajudem a ser autônomos.
    Deve ensinar de diferentes formas pois os alunos aprendem como visualizar, ler, debater, escrever, cada um do seu modo. Cabe ao professor fazer com que o aluno tenha a capacidade de buscar informações, transformando-as em conhecimento para solucionar os problemas surgidos ao longo da vida, oportunizando novas formas de aprender e ensinar.



    Catiana Duarte e Luciana Molinari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai mesmo meninas o professor deve procurar sempre estar à frente a sua turma, mas devidos a velocidade de processamento das informações é impossível não aprender nada com os alunos que acabam processando tudo ao mesmo tempo, mas não mesclam o que é de interesse deles e de conteúdo significativo para a sua vida.

      Excluir
  3. Em sumo as tecnologias estão cada vez mais no cotidiano do aluno, mas antes do professor levar para a sala de aula ele deve primeiro saber lidar com o batalhão de informações.
    O papel do professor é mediar o aluno e a tecnologia, ou seja, o aluno deve produzir conhecimento. Lendo um determinado site ele mesmo deve ter a competência de interpretação, formando seu próprio ponto de vista.
    Concluindo, o aluno tem que ser autônomo, ele tem que saber buscar informação, analisa-la e saber usa-la da melhor maneira na sua vida.


    Elisandra e Elderica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabias palavras, realmente o professor precisa estar mediando o processo de ensino e aprendizagem na relação que o aluno faz com o uso das tecnologias seja ela no cotidiano ao na escola.

      Excluir
  4. O tempo esta passando e os professores estão em busca de adaptar-se as novas tecnologias além da buscas constantes de novas técnicas de aprendizagem mais significativas onde a criança aprenda e interaja com o grande grupo com mais interesse. O professor esta criando métodos onde estimule o aluno a ser construtivo, pensante.
    Com a modernidade veio também os apoios para os professores como os recursos tecnológicos, técnicos pedagógicos, porem precisamos resgatar os valores familiares para atingir exito nos resultados que pretendemos atingir, a família não pode delegar a responsabilidade de ensinar e educar nosso alunos, precisamos da parceira da escola família e comunidade.
    Cursistas:
    Adriana A. D. Da Rocha
    Pâmela Gomes Regueira
    Solange Goulart Dal Pasquale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é necessário os professores estarem buscando novas fontes e maneiras de expor as suas aulas aos alunos e utilizando as mídias estarão sempre mais proximos dos seus alunos ou seja falando a mesma língua, se entendendo no processo de ensino e aprendizagem.

      Excluir
  5. Na sociedade em que vivemos nos dias de hoje a tecnologias estão bem avançadas, onde atrapalha um pouco o aprendizado do aluno, dificultando o trabalho do professor, devido a falta de leitura. Os professores deveriam criar uma nova estratégia para que os alunos aprendam a usar as tecnologias de forma significativas com compreensão e prazer.
    Pois hoje a sociedade exige que todos tenham conhecimento sobre as formas de tecnologias, mesmo que o professor ensine no método tradicional ele deverá adequar junto com a técnologia de maneira que a criança possa obter conhecimento da perpectiva cognitiva ou social.

    Alunas: Roseli, Sonia e Maria Iracy

    ResponderExcluir
  6. É o professor precisar saber como se apropriar desses conhecimentos apresentados pelas mídias e aos poucos e com segurança estar utilizando as mídias nas suas aulas, mesmo para os menos desfavorecidos ou seja para aqueles que não têm nenhum acesso ao meio tecnológico e usar essa ferramenta para as aulas.

    ResponderExcluir
  7. O mundo atual esta vivendo muitas transformações, é um mundo que segue o ritmo do relógio (nunca para). As novas tecnologias configuram-se como potencializador para a educação. Desta forma enquanto as “antigas tecnologias” percorrem somente um caminho, do emissor ao receptor, as novas tecnologias propiciam o diálogo entre os dois, possibilitando que ambos interfiram no que se é discutido. E isto traz muitas transformações nos meios de ensino aprendizagem. Só que estas transformações, tem gerado novos desafios para os educadores, precisando de mais reflexão. Já que estas tecnologias tornam nossas crianças cada dia mais capazes e curiosas, querendo aprender cada vez mais. Precisamos estar sempre atualizados para suprir as exigências dessa nova geração.

    Alunas: Eliziane Zanivan Peters
    Tatiani Dubiela Sardo
    Yara Tatani Vatrin Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mídias nos possibilitam interagir com as diversas áreas do conhecimento e cria a possibilidade de ampliar o nosso conhecimento cognitivo e é usando esses recursos em sala de aula onde o professor assume o papel de mediador desse conhecimento.

      Excluir
  8. Percebe-se que com as muitas mudanças que a sociedade vem passando, as Tecnologias se tornaram muito presentesna vida, principalmnete de nossos alunos. Por isso, nós educadores temos que saber como lidar com as essas novas Tecnologias, com a imensidão de coisas que podemos conseguir e fazer atraves delas. Então o professor deve ser um mediador entre o aluno e as tecnologias. Fazendo de suas aulas mais atrativas, onde o aluno vai aprender atraves das tecnologias que é algo bem presente no seu dia a dia, transformando essa imensidão de informações em conhecimento.

    Alunas: Silmara Aparecida Cardoso
    Eliana Sardo

    ResponderExcluir
  9. E neste contexto de evolução da Tecnologia o professor precisa atuar como uns mediadores do conhecimento principalmente na orientação de como os alunos possam utilizar desse recurso e que essa possibilidade da inserção das mídias tanto na escola quanto na vida do aluno seja somente um benefício no ganho do ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. Nos dias atuais é necessário atrair o aluno através das tecnologias, pois o mundo "fora sa escola" já é atraente por natureza, uma vez que hoje, a realidade dos alunos são a TV, DVD, redes sociais, etc. Sabemos que o livro também é uma tecnologia, ultrapassada, mas é; e que às vezes podir para os alunos buscarem a leitura num site da internet é bem mais atrativo. A grande dificuldade está em fazer com que o aluno interprete e compreenda o que esta lendo. Não sabemos explicar porque os alunos de "hoje" são mais "fracos", em relação aos conteudos básicos,que os de alguns anos atrás. Tanto em calculos, interpretações e principalmente na escrita e produção textual. Essa contradição, tecnologia x dificuldade, onde o launo sabe manusear o computador, navegar na internet, mas não sabe interpretar e escrever sobre suas ideias e opiniões. Esse é o grande X da educação.

    Prof. Graziella Schneider
    Prof. Joelma Polesa

    ResponderExcluir