Este BLOG é de uso pedagógico para trocas de experiência entre educadores, gestores e profissionais da Educação, você encontrará textos sobre: Pensadores na área da Educação, ações realizadas e desenvolvidas no espaço escola da rede municipal de ensino. Realização de capacitações na área da Educação e Palestras, constituindo um portfólio de apresentação do trabalho desenvolvido ao longo da caminhada à frente da Educação.
Referente a entrevista do professor Dr. Ladislau Dowbor, concordo e também discordo com algumas coisas que comentou. Discordo, quando ele comenta que o professor deve deixar de lado as “cartilhas”. Essas podem ser modificadas e melhor elaborada pelo professor diante do perfil da sala de aula. Pensando na educação infantil, as crianças vão para escola pra aprender a LER e a ESCREVER, sem essa base,apresentarão dificuldades em identificar o que a tecnologia está para passar. Concordo quando diz que a tecnologia deve ser inclusa no curriculo escolar, até porque, a escola prepara o cidadão para o mundo, e o nosso mundo está muito globalizado. Se não fizermos isso, como ele pode ir ao banco, trabalhar empresas, lidar com aparelhos tecnológicos, enfim, todos os dias a tecnologia avança, todos os dias a mídia apresenta novos produtos. Concluindo, o professor deve ser como a mídia, apresentar um novo, todos os dias. Mas para o professor mostrar um novo todos os dias, devemos ter acesso também a tecnologias(internet) nas escolas, e sabemos que em algumas escolas, essa realidade ainda não existe. É por isso que somos professores. O professor está sempre buscando, estudando e aprendendo cada vez mais e todos os dias. Com ou sem tecnologias.
As tecnologias estão aí... Nós enquanto professores e escola temos que ter acesso e nos apropriarmos delas para utilizá-las da melhor maneira possível. Pois tem muita informação, mas de maneira superficial e desorganizada, por exemplo, hoje um aluno pode passar o dia inteiro na internet, mas se perguntarmos o que ele adquiriu de conhecimento, a resposta vai ser quase nada ou nada de importante. Por isso cabe o professor e a escola repensar a sua metodologia de ensino, seu papel é organizar a utilização dessas tecnologias, como a TV, o radio a internet... ensinar o aluno a ter acesso e a selecionar informações relevantes para sua vida.
Nos anos passados o professor tinha apenas sua sabedoria e livros pedagógicos, o tempo foi passando e as modernidades virtuais foram surgindo onde o professor tem que ir em busca do saber para saber usa-las. Trabalhar com tecnologia nas escolas requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensino usando como suporte pedagógico, mas também de novos estudos. Essa aprendizagem dar-se a com cursos preparatórios possíveis de usufruir das contribuições tecnológicas digitais para o processo de ensino e poderá trazer uma diversidade e linguagem e formas de representar o conhecimento tecnológico. Hoje o professor é: um transmissor de conhecimento e um organizador de aprendizagem. Para isso acontecer o professor tem que lutar muito para mostrar o seus valores como profissional, pois aos olhos da sociedade o papel do professor é educar, dar limites, pode até ser, mas onde esta o papel da família. Professor é transmitir o seu conhecimento no processo de ensino pedagógico. O que acontece as vezes e a falta de valorização, respeito, dignidade com esses profissionais da educação. Solange Goulart dal pasquale
Um dos papeis da escola é o de formar cidadãos para a sociedade, cidadãos estes que estejam preparados para encarar nossa sociedade. Então diante disto, com tanta tecnologia que nos cerca de todos os lados a escola deve sim ser mais uma difusora destas tecnologias. Nos enquanto escola devemos nos aprimorar destas novas tecnologias e da melhor forma possível passar isto para nossos alunos, pois usar eles sabem e muito, então nos precisamos mostrar a eles ensina-los a usar de forma sadia de forma que as tecnologias tragam a eles benefícios e novos aprendizados. Por isso, ao meu ver é muito importante o professor de hoje ter em seus planejamentos e em sua metodologia meios de usar estas tecnologias pois todos estaram ganhando professor e aluno.
Antes ser professor era bem mais complexo ,pois o professor era visto como o retentor absoluto do conhecimento. Ao longo do tempo essa visão foi mudando. E com elas mais responsabilidades caíram sobre o professor e a escola, o que não é correto, pois cabe também a família o educar e querem transmitir toda essa responsabilidade á nós. Concordo totalmente com o entrevistado. Nos dias de hoje o professor deve estar em constante aperfeiçoamento, saber ensinar criando situações que possibilitem o aluno a aprender de forma mais significativa. Entendendo a importância de inserir nas aulas as tecnologias e mídias no processo de ensino aprendizagem. Estando atento em ensinar mas também em como o alunos esta aprendendo. O professor não deve ter medo de inserir essas novas tecnologias nas suas aulas. Pois com a velocidade que as tecnologias mudam o que será de nós se não buscarmos novos conhecimentos e novas formas de ensinar. Catiana Duarte
UNIDADE 1.3 O uso da internet é muito importante para a escola, mas o professor deve saber o que trabalhar nisso, existe muitas informações, isso faz a aprendizagem ir além, mas não se pode deixar o método “antigo” de ensinar, muitos alunos não aproveitam o uso da tecnologia, pois passam a maior parte do tempo com coisas desnecessárias. O professor precisa buscar novas formas de ensinar as tecnologias nas escolas. É ensinar o aluno a ter acesso a tecnologia que venha a ter utilidade em sua vida.
Hoje o professor é um transmissor de conhecimentos, é um organizador de aprendizagem, para isso acontecer o professor tem que lutar muito para mostrar os seus valores como bom profissional para a sociedade. A internet hoje em dia está sendo muito importante em nossas vidas, pois estamos dependendo muito dela para planejar nossas aulas e outras pesquisas em geral e com isso a aprendizagem vai além do esperado. O professor deve utilizar essas tecnologias para ensinar os alunos a terem acesso a essas tecnologias.
Como professora, procuro usar as tecnologias nas minhas aulas: a pesquisa na internet, uso de textos digitados, aulas expositivas com o uso de vídeos, reportagens e filmes, como também fotografias, revistas e livros. Tento propor aulas praticas, com analise, experimentação e observação. Concordo com Dowbor, quando diz que a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de diversos espaços de conhecimento; mas para tanto os professores devem estar trabalhando interdisciplinarmente e em constante dialogo para integrar os conteúdos e organizar esses espaços na escola. vejo que essa é nossa dificuldade, um vez que não temos tempo pra reuniões e discussões sobre esses locais de conhecimento, porque sempre temos que cumprir o calendario escolar, e ninguem quer trabalhar a mais que sua carga horaria. E a escola e principalmente o aluno perde, porque não podemos contar como dia letivo uma reunião entre professores para planejar projetos. Também temos professores acomodados, que não querem mais "trabalho". E comentando sobre o que o texto coloca na página 42, onde diz que "a aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro." Essa é uma dificuldade que tenho enquanto professora, não consigo entender como o aluno aprende, concordo com a frase do texto, mas acho que geralmente a aprendizagem é alcançada depois que o aluno sai da escola, quando ele entra no mercado de trabalho, porque durante os anos escolares ele esta muito preocupado com o conhecimento e sim, muitas vezes com a nota, e as vezes nem com isso. Os alunos, ao meu ver, não tem consciencia de que a escola é importante pro furuto deles, de que o conhecimento a aprendizagem é necessaria, e também não sabe usar o que aprende na escola, o que muitas vezes não tem significado pra ele. Por isso, voltando a analise anterior, é necessario um replanejamnto, do que tem significado pro aluno, do que é necessario aprender, sempre tentando interagir com a realidade local.
Referente a entrevista do professor Dr. Ladislau Dowbor, concordo e também discordo com algumas coisas que comentou.
ResponderExcluirDiscordo, quando ele comenta que o professor deve deixar de lado as “cartilhas”. Essas podem ser modificadas e melhor elaborada pelo professor diante do perfil da sala de aula. Pensando na educação infantil, as crianças vão para escola pra aprender a LER e a ESCREVER, sem essa base,apresentarão dificuldades em identificar o que a tecnologia está para passar.
Concordo quando diz que a tecnologia deve ser inclusa no curriculo escolar, até porque, a escola prepara o cidadão para o mundo, e o nosso mundo está muito globalizado. Se não fizermos isso, como ele pode ir ao banco, trabalhar empresas, lidar com aparelhos tecnológicos, enfim, todos os dias a tecnologia avança, todos os dias a mídia apresenta novos produtos. Concluindo, o professor deve ser como a mídia, apresentar um novo, todos os dias.
Mas para o professor mostrar um novo todos os dias, devemos ter acesso também a tecnologias(internet) nas escolas, e sabemos que em algumas escolas, essa realidade ainda não existe. É por isso que somos professores. O professor está sempre buscando, estudando e aprendendo cada vez mais e todos os dias. Com ou sem tecnologias.
Elderica
As tecnologias estão aí... Nós enquanto professores e escola temos que ter acesso e nos apropriarmos delas para utilizá-las da melhor maneira possível. Pois tem muita informação, mas de maneira superficial e desorganizada, por exemplo, hoje um aluno pode passar o dia inteiro na internet, mas se perguntarmos o que ele adquiriu de conhecimento, a resposta vai ser quase nada ou nada de importante.
ResponderExcluirPor isso cabe o professor e a escola repensar a sua metodologia de ensino, seu papel é organizar a utilização dessas tecnologias, como a TV, o radio a internet... ensinar o aluno a ter acesso e a selecionar informações relevantes para sua vida.
Elisandra
ATIVIDADE 1.3
ResponderExcluirNos anos passados o professor tinha apenas sua sabedoria e livros pedagógicos, o tempo foi passando e as modernidades virtuais foram surgindo onde o professor tem que ir em busca do saber para saber usa-las. Trabalhar com tecnologia nas escolas requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensino usando como suporte pedagógico, mas também de novos estudos. Essa aprendizagem dar-se a com cursos preparatórios possíveis de usufruir das contribuições tecnológicas digitais para o processo de ensino e poderá trazer uma diversidade e linguagem e formas de representar o conhecimento tecnológico.
Hoje o professor é: um transmissor de conhecimento e um organizador de aprendizagem. Para isso acontecer o professor tem que lutar muito para mostrar o seus valores como profissional, pois aos olhos da sociedade o papel do professor é educar, dar limites, pode até ser, mas onde esta o papel da família. Professor é transmitir o seu conhecimento no processo de ensino pedagógico.
O que acontece as vezes e a falta de valorização, respeito, dignidade com esses profissionais da educação.
Solange Goulart dal pasquale
Aluna: Silmara Aparecida Cardoso
ResponderExcluirUm dos papeis da escola é o de formar cidadãos para a sociedade, cidadãos estes que estejam preparados para encarar nossa sociedade. Então diante disto, com tanta tecnologia que nos cerca de todos os lados a escola deve sim ser mais uma difusora destas tecnologias.
Nos enquanto escola devemos nos aprimorar destas novas tecnologias e da melhor forma possível passar isto para nossos alunos, pois usar eles sabem e muito, então nos precisamos mostrar a eles ensina-los a usar de forma sadia de forma que as tecnologias tragam a eles benefícios e novos aprendizados.
Por isso, ao meu ver é muito importante o professor de hoje ter em seus planejamentos e em sua metodologia meios de usar estas tecnologias pois todos estaram ganhando professor e aluno.
Antes ser professor era bem mais complexo ,pois o professor era visto como o retentor absoluto do conhecimento. Ao longo do tempo essa visão foi mudando. E com elas mais responsabilidades caíram sobre o professor e a escola, o que não é correto, pois cabe também a família o educar e querem transmitir toda essa responsabilidade á nós. Concordo totalmente com o entrevistado.
ResponderExcluirNos dias de hoje o professor deve estar em constante aperfeiçoamento, saber ensinar criando situações que possibilitem o aluno a aprender de forma mais significativa. Entendendo a importância de inserir nas aulas as tecnologias e mídias no processo de ensino aprendizagem. Estando atento em ensinar mas também em como o alunos esta aprendendo. O professor não deve ter medo de inserir essas novas tecnologias nas suas aulas. Pois com a velocidade que as tecnologias mudam o que será de nós se não buscarmos novos conhecimentos e novas formas de ensinar.
Catiana Duarte
UNIDADE 1.3
ResponderExcluirO uso da internet é muito importante para a escola, mas o professor deve saber o que trabalhar nisso, existe muitas informações, isso faz a aprendizagem ir além, mas não se pode deixar o método “antigo” de ensinar, muitos alunos não aproveitam o uso da tecnologia, pois passam a maior parte do tempo com coisas desnecessárias. O professor precisa buscar novas formas de ensinar as tecnologias nas escolas.
É ensinar o aluno a ter acesso a tecnologia que venha a ter utilidade em sua vida.
Luciana Molinari
Hoje o professor é um transmissor de conhecimentos, é um organizador de aprendizagem, para isso acontecer o professor tem que lutar muito para mostrar os seus valores como bom profissional para a sociedade. A internet hoje em dia está sendo muito importante em nossas vidas, pois estamos dependendo muito dela para planejar nossas aulas e outras pesquisas em geral e com isso a aprendizagem vai além do esperado.
ResponderExcluirO professor deve utilizar essas tecnologias para ensinar os alunos a terem acesso a essas tecnologias.
Maria Iraci, Roseli e Sonia
Como professora, procuro usar as tecnologias nas minhas aulas: a pesquisa na internet, uso de textos digitados, aulas expositivas com o uso de vídeos, reportagens e filmes, como também fotografias, revistas e livros. Tento propor aulas praticas, com analise, experimentação e observação. Concordo com Dowbor, quando diz que a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de diversos espaços de conhecimento; mas para tanto os professores devem estar trabalhando interdisciplinarmente e em constante dialogo para integrar os conteúdos e organizar esses espaços na escola. vejo que essa é nossa dificuldade, um vez que não temos tempo pra reuniões e discussões sobre esses locais de conhecimento, porque sempre temos que cumprir o calendario escolar, e ninguem quer trabalhar a mais que sua carga horaria. E a escola e principalmente o aluno perde, porque não podemos contar como dia letivo uma reunião entre professores para planejar projetos. Também temos professores acomodados, que não querem mais "trabalho".
ResponderExcluirE comentando sobre o que o texto coloca na página 42, onde diz que "a aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro." Essa é uma dificuldade que tenho enquanto professora, não consigo entender como o aluno aprende, concordo com a frase do texto, mas acho que geralmente a aprendizagem é alcançada depois que o aluno sai da escola, quando ele entra no mercado de trabalho, porque durante os anos escolares ele esta muito preocupado com o conhecimento e sim, muitas vezes com a nota, e as vezes nem com isso. Os alunos, ao meu ver, não tem consciencia de que a escola é importante pro furuto deles, de que o conhecimento a aprendizagem é necessaria, e também não sabe usar o que aprende na escola, o que muitas vezes não tem significado pra ele. Por isso, voltando a analise anterior, é necessario um replanejamnto, do que tem significado pro aluno, do que é necessario aprender, sempre tentando interagir com a realidade local.
Prof. Graziella Schneider