Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1.6
Webquest: (realizar a atividade em grupo de no máximo três integrantes, encaminhar por e-mail: rodrigo2910@gmail.com, até o final da Unidade 1).

O que é WebQuest?

     A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

     O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.

     Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.

Um comentário:

  1. aluna: Silmara Ap. cardoso

    Projeto Semana da Pátria na Sala de Informática

    • Publico Alvo: 4º ano

    • Justificativa:
    A comemoração da semana da pátria representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de formar na criança o conceito Pátria e despertar o sentimento de patriotismo.
    • Objetivos:
    - Realização de pesquisas na web, debates, trabalhos artísticos e cartazes.
    - Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
    - Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
    - Incentivar o amor à Pátria;
    - Cantar e interpretar o Hino Nacional;
    - Reconhecimento de que na internet o aluno pode ter muitas aprendizagens.
    • Desenvolvimento
    Trabalhar o Hino Nacional – musica, ilustração e significado das palavras desconhecidas buscando na internet as palavras desconhecidas por eles.
    Trabalhar a Bandeira do Brasil, fazer com que cada aluno desenhe a sua através do programa paint.
    Procura de curiosidades sobre a sua Patria para exposição em um mural de curiosidades.
    Redigir texto usando o Word sobre sua pátria.

    ResponderExcluir