Este BLOG é de uso pedagógico para trocas de experiência entre educadores, gestores e profissionais da Educação, você encontrará textos sobre: Pensadores na área da Educação, ações realizadas e desenvolvidas no espaço escola da rede municipal de ensino. Realização de capacitações na área da Educação e Palestras, constituindo um portfólio de apresentação do trabalho desenvolvido ao longo da caminhada à frente da Educação.
Curso: Proinfo Integrado: Ensinando e Aprendendo com as TICs
Unidade 3
Atividade 3.5
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo.
Reflita sobre os pontos da página 159 e observe as orientações didáticas da página 160, em seguida produza um pequexo texto de reflexão.
Os conteúdos trabalhados no projeto fazem parte do currículo elaborado para a turma. Um dos procedimentos que não está previsto no currículo formal, foi o uso da Internet e o registro digital das produções dos alunos, mas foram explicitados no plano de aula elaborado. Apesar de o currículo ser uma seleção de conceitos válidos que as crianças devem adquirir. Às vezes alguns conceitos e procedimentos são deixados de lado, não ganhando a importância que deveriam ter, como é o caso do acesso às tecnologias de comunicação e informação.
Os conteúdos identificados no projeto fazem parte do nosso currículo, são elaborados sempre no início do ano letivo. No nosso currículo não estava previsto o uso da internet, por motivo de as crianças serem pequenas e por não termos uma sala de informática. Mas se percebe que a maioria das crianças já fazem uso das tecnologias em casa.
O tema do projeto já faz parte do currículo formal da disciplina de ciências. Os conteúdos sobre meio ambiente e a questão do lixo estão na Proposta Curricular, mas as atitudes e procedimentos que objetivamos com nosso projeto não estavam inseridos no currículo, pois não foi planejado a atitude de mudança de habitos como a separação do lixo em si. Iniciando na propria escola e depois em toda a comunidade escolar. Em relação ao uso de tecnologias, também já estava previsto no currículo, não colocado formalmente, mas contido nas atividades de pesquisa, e exposição dos conteudos atraves de vídeos e slides, assim como textos digitais, o uso do livro didático, digitação de fotos etc. Um procedimento novo será a utilização do blog, para atividades e informações.
o currículo é importante para que se tenha uma organização nas atividades propostas. e na educação infantil não é diferente, seguimos conteúdos sugeridos na proposta curricular do município, elaboramos o planejamento anual. o seguimos, obtendo assim melhores resultados. o que os alunos aprendem sobre as tecnologias, não estão incluidas no currículo , mas sempre que possível levamos algo diferente. o que não é muito formal é a gravação ser mostrada para as crianças, o que foi uma experiência interessante, principalmente observar seus rostos, expressões, se reconhecendo e observando atentos o que acontecia. ADRIANA CATIANA LUCIANA SOLANGE
Atividade 3.5
ResponderExcluirOs conteúdos trabalhados no projeto fazem parte do currículo elaborado para a turma. Um dos procedimentos que não está previsto no currículo formal, foi o uso da Internet e o registro digital das produções dos alunos, mas foram explicitados no plano de aula elaborado.
Apesar de o currículo ser uma seleção de conceitos válidos que as crianças devem adquirir. Às vezes alguns conceitos e procedimentos são deixados de lado, não ganhando a importância que deveriam ter, como é o caso do acesso às tecnologias de comunicação e informação.
Elderica e Elisandra
Os conteúdos identificados no projeto fazem parte do nosso currículo, são elaborados sempre no início do ano letivo. No nosso currículo não estava previsto o uso da internet, por motivo de as crianças serem pequenas e por não termos uma sala de informática. Mas se percebe que a maioria das crianças já fazem uso das tecnologias em casa.
ResponderExcluirRoseli, Sonia e M.Iraci
O tema do projeto já faz parte do currículo formal da disciplina de ciências. Os conteúdos sobre meio ambiente e a questão do lixo estão na Proposta Curricular, mas as atitudes e procedimentos que objetivamos com nosso projeto não estavam inseridos no currículo, pois não foi planejado a atitude de mudança de habitos como a separação do lixo em si. Iniciando na propria escola e depois em toda a comunidade escolar.
ResponderExcluirEm relação ao uso de tecnologias, também já estava previsto no currículo, não colocado formalmente, mas contido nas atividades de pesquisa, e exposição dos conteudos atraves de vídeos e slides, assim como textos digitais, o uso do livro didático, digitação de fotos etc. Um procedimento novo será a utilização do blog, para atividades e informações.
Prof. Graziella Schneider e Prof. Silmara Cardoso
o currículo é importante para que se tenha uma organização nas atividades propostas. e na educação infantil não é diferente, seguimos conteúdos sugeridos na proposta curricular do município, elaboramos o planejamento anual. o seguimos, obtendo assim melhores resultados. o que os alunos aprendem sobre as tecnologias, não estão incluidas no currículo , mas sempre que possível levamos algo diferente. o que não é muito formal é a gravação ser mostrada para as crianças, o que foi uma experiência interessante, principalmente observar seus rostos, expressões, se reconhecendo e observando atentos o que acontecia.
ResponderExcluirADRIANA
CATIANA
LUCIANA
SOLANGE