Curso: Proinfo Integrado: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Unidade 3
Atividade 3.5
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo.

Reflita sobre os pontos da página 159 e observe as orientações didáticas da página 160, em seguida produza um pequexo texto de reflexão.

4 comentários:

  1. Atividade 3.5

    Os conteúdos trabalhados no projeto fazem parte do currículo elaborado para a turma. Um dos procedimentos que não está previsto no currículo formal, foi o uso da Internet e o registro digital das produções dos alunos, mas foram explicitados no plano de aula elaborado.
    Apesar de o currículo ser uma seleção de conceitos válidos que as crianças devem adquirir. Às vezes alguns conceitos e procedimentos são deixados de lado, não ganhando a importância que deveriam ter, como é o caso do acesso às tecnologias de comunicação e informação.

    Elderica e Elisandra

    ResponderExcluir
  2. Os conteúdos identificados no projeto fazem parte do nosso currículo, são elaborados sempre no início do ano letivo. No nosso currículo não estava previsto o uso da internet, por motivo de as crianças serem pequenas e por não termos uma sala de informática. Mas se percebe que a maioria das crianças já fazem uso das tecnologias em casa.

    Roseli, Sonia e M.Iraci

    ResponderExcluir
  3. O tema do projeto já faz parte do currículo formal da disciplina de ciências. Os conteúdos sobre meio ambiente e a questão do lixo estão na Proposta Curricular, mas as atitudes e procedimentos que objetivamos com nosso projeto não estavam inseridos no currículo, pois não foi planejado a atitude de mudança de habitos como a separação do lixo em si. Iniciando na propria escola e depois em toda a comunidade escolar.
    Em relação ao uso de tecnologias, também já estava previsto no currículo, não colocado formalmente, mas contido nas atividades de pesquisa, e exposição dos conteudos atraves de vídeos e slides, assim como textos digitais, o uso do livro didático, digitação de fotos etc. Um procedimento novo será a utilização do blog, para atividades e informações.

    Prof. Graziella Schneider e Prof. Silmara Cardoso

    ResponderExcluir
  4. o currículo é importante para que se tenha uma organização nas atividades propostas. e na educação infantil não é diferente, seguimos conteúdos sugeridos na proposta curricular do município, elaboramos o planejamento anual. o seguimos, obtendo assim melhores resultados. o que os alunos aprendem sobre as tecnologias, não estão incluidas no currículo , mas sempre que possível levamos algo diferente. o que não é muito formal é a gravação ser mostrada para as crianças, o que foi uma experiência interessante, principalmente observar seus rostos, expressões, se reconhecendo e observando atentos o que acontecia.
    ADRIANA
    CATIANA
    LUCIANA
    SOLANGE

    ResponderExcluir