Este BLOG é de uso pedagógico para trocas de experiência entre educadores, gestores e profissionais da Educação, você encontrará textos sobre: Pensadores na área da Educação, ações realizadas e desenvolvidas no espaço escola da rede municipal de ensino. Realização de capacitações na área da Educação e Palestras, constituindo um portfólio de apresentação do trabalho desenvolvido ao longo da caminhada à frente da Educação.
Curso: Proinfo Integrado: Ensinando e Aprendendo com as TICs
Unidade 3
Atividade 3.1
Contextualizando a mudança - Reflita sobre as questões apresentadas no caderno de estudo na página 141 e em duplas/trios produza um pequeno texto exponto o ponto de vista do grupo.
Como trabalhamos na educação infantil, temos maior acesso para planejar conteúdos conforme a realidade das crianças, até porque temos mais contato e tempo para estarmos escutando tudo o que a criança tem para contar sobre algo interessante que acontece ou aconteceu e também sobre o conteúdo passado. Talvez pelos conteúdos anuais serem mais flexíveis. Utilizamos as rodas de conversa, hora da novidade, onde as crianças podem estar relatando suas experiências e curiosidades. A partir disso elaboramos nossos projetos e estratégias. O uso das tecnologias em sala são uma nova maneira de trabalhar o conteúdo, tornando a aprendizagem ainda mais significativa e interessante para a criança, fazendo com que ela entenda e aprenda ainda mais de maneira dinâmica.
Realmente esse é o encanto de trabalhar com a Educação Infantil onde se pode abordar um simples e rotineiro momento vivenciado pelas crianças e acima de tudo se tormar algo grande de proporção onde a aprendizagem das crianças seja aproveitada até numa simples roda de conversa. Parabéns, vocês atingiram o objetivo da atividade.
Na nossa prática pedagógica fazemos a roda de conversa, onde as crianças expõe suas ideias, as vezes contando novidades, outras relacionado ao tema que esta sendo desenvolvido. O mesmo acontece após a leitura de uma história, eles interagem, questionando ou recontado a mesma. A prática de se organizar em roda para conversar traz inúmeros significados. A expressão por meio da linguagem oral de sentimentos, ideias, valores estão presentes em todas elas. Mas, não podemos afirmar que tenham as mesmas finalidades e aprendizagens. Cada uma carrega características e peculiaridades, e é importante que o professor saiba diferenciá-las para que possa fazer a melhor escolha na hora de planejar.
Para auxiliar,utilizamos as tecnologias para pesquisar os assuntos a serem abordados, além de realizarmos algumas apresentações em powepoint para que as crianças tenham contato com algum tipo de tecnologia e que por sinal eles se demostraram interessados e atentos no que estava sendo exposto.
Adriana Aparecida de Deus da Rocha Catiana Duarte Luciana Molinari Solange Goulat Dal Pasquale
É possível observar no texto elaborado pela equipe que o trabalho com a Educação Infantil abre uma porta de possibilidades o de criar, inventar, interagir, reproduzir e construir palavras que estão também relacionadas com as tecnologias e as suas possibilidades além de inovar e interagir na construção de aprendizagem. Parabéns, seu texto atendeu o solicitado.
Ao ouvir a criança possamos deixar ela expor suas idéias,duvidas e curiosidades. Navegar na internete,juntos educando e educador,registra a pesquisa realisada ,e em sala de aula refletindo, saciando dúvidas e curiosidade. Dependendo do assunto abordado.A mensagem é usar ícones para melhor memorizar. Sonia Ma Ma Iracy Roseli
Professoras realmente é necessário ouvir as crianças e acima de tudo respeitar as suas necessidades e dificuldades, mas basta entrar na sala da aula e simplismente esqueçer desses detalhes que farão a diferença na vida do aluno e principalmente na vida do professor...A atividade atingiu o objetivo, Parabéns...
É de fundamental importância que ousamos que nossas crianças tem a dizer, pois neste momento eles estão interagindo com o professor e seus colegas, alem de dar e receber aprendizagem, como pode ser um momento de desabafo, e ate mesmo de pura imaginação. Mas, é algo que deve ser constante em sala de aula pois aqui conhecemos muito nosso aluno, na educação infantil e series iniciais este contato entre professor e aluno se faz de forma mais freqüente pelo contato diário que tem. Nos procuramos sempre escutar nosso alunos para ver o que já sabem sobre determinado assunto para poder assim sanar as suas duvidas. Consideramos este ato de ver sempre o que o aluno já sabe sobre o assunto muito importante, cremos que ele sempre aprende mais fácil e se interessa mais por aquilo que já tem algum conhecimento, e neste ponto as mídias estão ai para nos auxiliara e muito pois é algo muito presente na vida deles e que eles se interessam e muito principalmente o que esta relacionado a internet como as redes sociais. Ai cabe ao professor saber usufruir dessas mídias da melhor forma possível para tentar de uma forma diferente e atraente passar conhecimento aos seus alunos.
Como trabalhamos na educação infantil, temos maior acesso para planejar conteúdos conforme a realidade das crianças, até porque temos mais contato e tempo para estarmos escutando tudo o que a criança tem para contar sobre algo interessante que acontece ou aconteceu e também sobre o conteúdo passado. Talvez pelos conteúdos anuais serem mais flexíveis.
ResponderExcluirUtilizamos as rodas de conversa, hora da novidade, onde as crianças podem estar relatando suas experiências e curiosidades. A partir disso elaboramos nossos projetos e estratégias.
O uso das tecnologias em sala são uma nova maneira de trabalhar o conteúdo, tornando a aprendizagem ainda mais significativa e interessante para a criança, fazendo com que ela entenda e aprenda ainda mais de maneira dinâmica.
Elderica
Elisandra
Realmente esse é o encanto de trabalhar com a Educação Infantil onde se pode abordar um simples e rotineiro momento vivenciado pelas crianças e acima de tudo se tormar algo grande de proporção onde a aprendizagem das crianças seja aproveitada até numa simples roda de conversa.
ExcluirParabéns, vocês atingiram o objetivo da atividade.
Na nossa prática pedagógica fazemos a roda de conversa, onde as crianças expõe suas ideias, as vezes contando novidades, outras relacionado ao tema que esta sendo desenvolvido.
ResponderExcluirO mesmo acontece após a leitura de uma história, eles interagem, questionando ou recontado a mesma.
A prática de se organizar em roda para conversar traz inúmeros significados. A expressão por meio da linguagem oral de sentimentos, ideias, valores estão presentes em todas elas. Mas, não podemos afirmar que tenham as mesmas finalidades e aprendizagens.
Cada uma carrega características e peculiaridades, e é importante que o professor saiba diferenciá-las para que possa fazer a melhor escolha na hora de planejar.
Para auxiliar,utilizamos as tecnologias para pesquisar os assuntos a serem abordados, além de realizarmos algumas apresentações em powepoint para que as crianças tenham contato com algum tipo de tecnologia e que por sinal eles se demostraram interessados e atentos no que estava sendo exposto.
Adriana Aparecida de Deus da Rocha
Catiana Duarte
Luciana Molinari
Solange Goulat Dal Pasquale
É possível observar no texto elaborado pela equipe que o trabalho com a Educação Infantil abre uma porta de possibilidades o de criar, inventar, interagir, reproduzir e construir palavras que estão também relacionadas com as tecnologias e as suas possibilidades além de inovar e interagir na construção de aprendizagem.
ExcluirParabéns, seu texto atendeu o solicitado.
Ao ouvir a criança possamos deixar ela expor suas idéias,duvidas e curiosidades.
ResponderExcluirNavegar na internete,juntos educando e educador,registra a pesquisa realisada ,e em sala de aula refletindo, saciando dúvidas e curiosidade.
Dependendo do assunto abordado.A mensagem é usar ícones para melhor memorizar.
Sonia Ma Ma Iracy Roseli
Professoras realmente é necessário ouvir as crianças e acima de tudo respeitar as suas necessidades e dificuldades, mas basta entrar na sala da aula e simplismente esqueçer desses detalhes que farão a diferença na vida do aluno e principalmente na vida do professor...A atividade atingiu o objetivo, Parabéns...
ExcluirÉ de fundamental importância que ousamos que nossas crianças tem a dizer, pois neste momento eles estão interagindo com o professor e seus colegas, alem de dar e receber aprendizagem, como pode ser um momento de desabafo, e ate mesmo de pura imaginação. Mas, é algo que deve ser constante em sala de aula pois aqui conhecemos muito nosso aluno, na educação infantil e series iniciais este contato entre professor e aluno se faz de forma mais freqüente pelo contato diário que tem.
ResponderExcluirNos procuramos sempre escutar nosso alunos para ver o que já sabem sobre determinado assunto para poder assim sanar as suas duvidas. Consideramos este ato de ver sempre o que o aluno já sabe sobre o assunto muito importante, cremos que ele sempre aprende mais fácil e se interessa mais por aquilo que já tem algum conhecimento, e neste ponto as mídias estão ai para nos auxiliara e muito pois é algo muito presente na vida deles e que eles se interessam e muito principalmente o que esta relacionado a internet como as redes sociais.
Ai cabe ao professor saber usufruir dessas mídias da melhor forma possível para tentar de uma forma diferente e atraente passar conhecimento aos seus alunos.
Silmara e Graziella