Curso: Proinfo Integrado: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Unidade 3
Atividade 3.2
Contextualizando a mudança - da teoria à prática - A proposta, aqui, é que você planeje e execute uma atividade, visando o aprimoramento da interação e do vínculo entre vocês. Essa atividade pode ser realizada em grupo e por instituição. Não esqueça de refletir sobre as questões apontadas na página 144.

3 comentários:

  1. ATIVIDADE 3.2

    Uma ação que realizamos com as crianças na Educação Infantil e que traz muitos resultados é a construção do cartaz: O que sabemos? E O que aprendemos?
    Exemplo:
    Projeto : Lagartas e Borboletas
    Resolvemos trabalhar com esse projeto por que na época tinha muitas lagartas no parque do CEI e as crianças colocavam a mão e queriam matá-las.
    O projeto tinha como objetivo, ampliar os conhecimentos a cerca das lagartas e borboletas, seu habitat, alimentação, ciclo de vida e algumas curiosidades.
    Iniciamos o projeto com uma roda de conversa sobre o tema e a construção do cartaz, no primeiro momento preenchemos a primeira coluna onde as crianças expõem suas experiência à cerca do assunto do projeto.
    Projeto : Lagartas e Borboletas
    O que sabemos? O que aprendemos?


    A partir desse cartaz, fizemos atividades como, histórias, poemas, vídeos, massa de modelar, colagem, pintura, fantoches.
    No final do projeto preenchemos a segunda coluna, onde as crianças relatam o que aprenderam durante o projeto, ou seja, os conceitos aprendidos.
    Esta atividade é muito importante, pois permite ao professor saber o que o aluno já sabe sobre o tema a ser trabalhado, neste caso, por exemplo, as crianças participaram ativamente, pois se tratava de algo do cotidiano deles.
    É interessante também que o cartaz tenha uma terceira coluna onde as crianças poderão falar sobre o que elas querem saber, assim ajudará o professor a nortear o projeto.

    Elderica e Elisandra

    ResponderExcluir
  2. A grande maioria dos nossos alunos e alunas tem dificuldade de expressar suas ideias, por isso fizemos uma atividade de questionário para eles expressarem sua vontade. Questionário com 2 perguntas abertas:
    1- O que você gostaria de estudar na escola durante as aulas?
    2- Qual tema você considera legal e importante para desenvolver um projeto na escola?
    Deixamos bem claro que as respostas poderiam ser referente a qualquer assunto e a qualquer disciplina.
    E o tema mais comentado em todas as turma foi em relação ao meio ambiente.
    Por isso, e também por já fazer parte do curriculo de ciências, decidimos trabalhar no nosso projeto o tema Meio Ambiente: A Questão do Lixo.
    Como forma de mudança, vamos fazer um blog da escola, e também um folheto explicativo para a comunidade escolar.

    Graziella e Silmara

    ResponderExcluir
  3. Através dos projetos que são realizados em nossa instituição de educação infantil, o que mais se interessaram foi o projeto ler para que?, que nos trouxe muitos resultados bons como ruins também, onde nos aprofundamos mais sobre o assunto e corrigimos os erros. Sempre sabemos o que estamos fazendo, estamos bem preparados, mas aprendemos muito com as crianças também, elas nos surpreendem dia após dia. Nesse projeto pudemos ver isso, sempre querendo interagir com os outros. E um dos nossos objetivos era estimular o prazer de ler Foi um projeto muito interessante para eles.

    Roseli, Sonia e MªIraci

    ResponderExcluir