ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1


Na opção “educação inovadora”, escolha um texto para você ler.
Depois da leitura, produza um texto sobre o que você leu.

28 comentários:

  1. Tema: Educar o Educador
    Uma das causas das mudanças na educação passa pela transformação da educação em um processo de comunicação entre professores e alunos assim como administradores, funcionários, pais e a comunidade. Sabe-se que não vale a pena ensinar de forma autoritária pois com isso os alunos podem ate aprender mais rápido os conteúdos mais não aprendem a ser pessoas, a ser cidadãos.
    São os professores e os pais que colaboram para o desenvolvimento sensorial de cada aluno. E assim ele vai criando seus valores, idéias e atitudes.
    Só se pode ensinar ate onde se consegue aprender. Isso quer dizer que se o professor tem dificuldades em ensinar é porque aprendeu pouco, o fato é que se docentes e alunos admitissem sua ignorância estariam mais abertos para o novo, para aprender. Pois ao se pensar que se sabe muito as pessoas limitam seu foco, repetem formulas e avançam devagar. Os docentes nunca se perguntam por que e para que aprender? Pois eles só tem objetivos utilitários como conseguir seu diploma, um emprego, ganhar bem e isso tudo concentra os seus esforços sendo que assim limita a sua visão de percepção.
    O professor tem que ter em mente que ensinar não é só falar, mas comunicar-se com credibilidade. É falar de algo que se conhece. O professor ensinara melhor quando tiver uma atitude inquieta, humilde e confiante com a vida, com os outros e com ele mesmo. Isso o dara credibilidade uma condição fundamental para que o ensino aconteça. Quando se inspira credibilidade se ensina de forma mais fácil e abrangente. A credibilidade depende da atitude honesta e autentica algo que é difícil numa sociedade dominada pelo marketing.

    Silmara Ap. Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Todos somos educadores!

    Acredito realmente que somos todos educadores, pois em todos os momentos estamos ensinando ou aprendendo algo, mesmo que inconscientemente. Mas isto requer algumas considerações que julgo ser muito importante.
    Quando aprendemos a lidar com nossos medos, angústias e dificuldades, ou até mesmo quando ajudamos o próximo a se tornar uma pessoa mais confiante, mais motivada, estamos fazendo o papel de educadores.
    Mas no intuito de sermos educadores, esquecemos muitas vezes que a criança é um ser em formação, que o que passamos e ensinamos a ela é o que ela se tornará no futuro. Pensamos então que a criança é uma máquina, e que para esta máquina funcionar é preciso apenas dar-lhe uma casa, alimento e muitos presentes. E estamos completamente equivocados.
    Precisamos pensar a criança como um ser pensante e em formação, que necessita para bem viver de atenção, carinho, apoio, aconchego, e talvez o mais importante,limite. È preciso compreender a criança em todos os aspectos: físico, cognitivo, social e espiritual.
    Cabe a nós educadores contribuirmos de maneira adequada na formação da personalidade dessa criança, não esquecendo que elas aprendem pelo exemplo, e jamais pelo que pedimos para fazerem. Penso que agindo assim, com muito carinho, amor e determinação iremos conseguir desempenhar dignamente o nosso papel de educador.

    Daiana Raquel Venturi

    ResponderExcluir
  3. O EDUCADOR BEM SUCEDIDO

    A principal característica do professor bem sucedido é a capacidade de envolver, instigar, e motivar o aluno. Alguns professores o fazem pela sua simpatia já própria da sua personalidade, ou pode ser desenvolvido, para isso é necessário demonstrar que seus alunos são importantes para você.
    Outras formas de ter sucesso é estar preparado intelectualmente, ser coerente nas suas ações, saber se comunicar, expressar suas idéias, ser inovador.
    Acima de tudo além de ser competente deve ser humano, se aproximar da linguagem dos alunos sem ser autoritário, mas demonstrando que está disposto a aprender e ensinar, valorizando e estimulando seus alunos.

    Elisandra Aparecida Trentini

    ResponderExcluir
  4. A ESCOLA QUE DESEJAMOS E SEUS DESAFIOS

    Vemos que para o bom funcionamento de uma escola é de fundamental importância contar com gestores e educadores bem preparados, remunerados e principalmente motivados no desempenho de sua função. Hoje são poucos educadores e gestores inovadores, que gostam de aprender e que conseguem por em prática o que aprendem.

    Percebe-se que as escolas precisam de educadores mediadores de processos de aprendizagem, de educadores que falem menos e orientam mais esses alunos. Também que privilegie a relação com os alunos, a aceitação e o reconhecimento das diferenças, que ajude os alunos a acreditarem em si, a serem autônomos e que aprendam a decidir e a fazer suas próprias escolhas.

    Podemos perceber que as escolas não conectadas são escolas incompleta, que os alunos tem direito ao acesso á informação variada on-line, da pesquisa rápida de dados, a bibliotecas digitais, etc. “Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas evoluídas, competentes, éticas”.

    SILVANA GOTTARDI...

    ResponderExcluir
  5. EDUCAÇÃO INOVADORA

    O que chama atenção é arapidez da necessidade de acesso a informação, conectividade, e interação com que a escola precisa, com a atual situação. Não há dúvida dessa carência. Acredito que a escola atual, deveria dar mais ênfase ao emocional, do que ao técnico, primeiro porque o conhecimento técnico é volátil, o que vale pra hoje, pode não valer para amanhã, segundo, adquirir conhecimento técnico, é relativamente fácil, difícil é conhecer a si próprio, existem pessoas que passam a vida inteira negando a si próprio. E terceiro, pessoas tenham tido seu emocional solidamente embasadas, podem aplicar mais fácil seus conhecimentos de forma ética. Está comprovado que inteligência em termos de conhecimento técnico, não é indicador de sucesso profissional, quantos médicos que vemos em clínicas de tratamento, ricos que perderam tudo e etc. Com certeza seus problemas estavam no emocional, é a inteligência emocional que conduz nossas vidas. Se for necessário que a terra tenha que ser boa para a árvore dar frutos, o emocional (a terra) tem que ser preparado, para que seus conhecimentos (a árvore) possam produzir bons frutos.
    Do ponto de vista prático, o conhecimento não vale nada a menos que você a use, e o mundo vai pertencer cada vez mais para os que fazem saber algo não é nada até que você vá lá e faça. O atual sistema de ensino que consiste em ficar sentado com o professor explicando coisas no quadro negro, está longe do ideal, quanto mais sentidos estiverem envolvidos na aprendizagem, maior é a assimilação cognitiva do conteúdo.
    A informática, a internet, são ferramentas maravilhosas, se usadas da maneira correta. Porém está tornando obsoleta a figura do professor, não apenas pela possibilidade de aulas não presencias, mas porque o aluno pode adquirir maiores conhecimento do que o professor.
    Porém apesar de todos os esforços que os profissionais fazem para tornar a educação no Brasil melhor, há que se levarem em conta os interesses de nosso governo, talvez do ponto de vista governamental, não seja muito interessante ter uma população instruída. Fato esse que pode ser verificado, o Brasil é um dos países que mais se usa Internet, porém o acesso gratuito a informação é escasso. Existem sim, mas as faculdades que a oferecem são poucas, e os cursos oferecidos são poucos. A escola terá que se renovar se reciclar, pois a sociedade está passando por mudanças profundas, cujo futuro apresenta possibilidades de ser sombrio, caberá a ela mudar paradigmas, mudar a sociedade e desenhar cenários futuros da realidade promissora.

    Luciana Molinari.

    ResponderExcluir
  6. Na sociedade atual, os meios de comunicação favorecem algumas profissões ou grupos hà um claro deslumbramento com os bem-sucedidos em decorrência do dinheiro e do poder.
    Para muitos aparecer, ser visto,è mais importante que ser,o que conta è como os outros os vêem, não o que são de fato.
    Por outro lado,crianças e jovens que se conectam mais, conversam mais e aprendem mais em rede são mais inteligentes e àgeis. Mais acesso à informação e a redes de comunicação não significa, contudo, necessariamente,maior amadurecimento emocional.

    ResponderExcluir
  7. TODOS SOMOS EDUCADORES – JOSÉ MANUEL MORAN


    Educando com Amor

    Somos para os alunos muito mais que professores, somos educadores, modelos, espelhos e eles seguem os nossos exemplos, respeitam se são respeitados, amam se são amados, odeiam se são odiados.
    Se somos alegres, se amamos nossa profissão, nossos alunos saberão e nosso trabalho será recompensador, se for do contrário, o trabalho será um peso e os alunos um fardo, que só nos causará estresse e mau humor, que se refletirá também na nossa vida pessoal, pois estaremos desanimados em casa e na vida social.
    Sejamos educadores sempre, no trabalho, com nossos alunos; em casa com nossos familiares; na sociedade, com nossos amigos e conhecidos; e porque não conosco também, aprendendo e progredindo com as dificuldades que encontramos, valorizando os pequenos momentos da nossa vida e fazendo de cada um deles uma oportunidade de ser feliz.

    Astrit Carin Kiebler Pontizelli

    ResponderExcluir
  8. A escola que desejamos e seus desafios

    Há sim um descompasso entre avanço tecnológico e escola. Mas isso só irá mudar quando as escolas estiverem realmente equipadas e os educadores tiverem mais vontade de aprender o novo.
    Preparando-se para avançar junto com o mundo, e não ficar parado no tempo, achando que é “bobagem”, perda de tempo, pois nossos alunos hoje, são, muitas vezes, mais atualizados em comunicação do que nós, que deveríamos ser seus “espelhos”.
    Concordo com as palavras do José Manoel, que a educação só irá mudar quando as pessoas evoluírem em conjunto com esses novos avanços. Sendo pessoas que pensem nos outros, que tenham, ética, e principalmente que tenham uma opinião sobre as coisas que acontecem , que sejam criticas. Pessoas que aceitem o novo e que o incluam no ensino, melhorando e aprimorando seu conhecimento para assim, ajudar a abrir novos caminhos para um ensino de qualidade, onde os alunos saiam da escola preparados para enfrentar as mudanças do mundo, sendo cidadãos éticos, que pensem por si próprios.


    CATIANA DUARTE

    ResponderExcluir
  9. Produção de texto com base na leitura do texto do professor Moran:
    Aprendendo e ensinando a ser livres.
    De acordo com o texto que li e fiz a minha própria análise, percebi que somos capazes de alcançarmos nossos objetivos e de realizar nossos sonhos mais secretos. Que não podemos generalizar as situações e que nosso país precisa se libertar deste velho “paradigma”. Por isso cabe a nós professores-educadores conceder aos educandos que são o futuro da nação, essa “liberdade” em sonhar...
    Se nós conseguirmos “trazer as crianças para nós”, estaremos marcando a infância e a adolescência, tornando a escola um lugar especial, com um ensinamento enriquecedor, que vai além das disciplinas e dos conteúdos.
    Nenhum professor é Deus, mas todos nós estamos mais próximos dele, porque para muitas crianças na qual trabalhamos somos como anjos enviados por Deus para protegê-las e orientá-las. É o professor que deve dar passagem ao aluno para que ele construa o que ainda está por ser feito. Deve abrir as portas e convidar o aluno a desbravar seu caminho, movido pelo seu desejo de conhecer o desconhecido.
    Portanto, agimos entendendo e entendemos agindo. O conhecimento - como entendimento do mundo não é, pois, um enfeite ou uma ilustração da mente e da memória, mas um mecanismo fundamental para tornar a vida mais satisfatória e mais plenamente realizada.
    A ação de pensar as coisas com as quais vivemos, dá uma dimensão nova a tudo: dimensão significativa da compreensão. As coisas ficam claras para nós, conhecidas, entendidas. Quando não conhecemos as coisas entramos em pânico, ficamos apavorados (Ex.: doenças). O conhecimento faz com que enfrentemos a vida com menos riscos e menos perigos. Nós ficamos mais seguros.
    Entender o mundo através do conhecimento se faz tanto em situações simples do dia a dia (Ex.: na cozinha de nossa casa, na rua, no trabalho, no campo, indústria, brincadeiras, etc.), como nos laboratórios de pesquisa. Todos nós praticamos o conhecimento em nosso dia a dia.
    O conhecimento é necessário para nos mostrar o caminho, as coisas do mundo.
    O conhecimento é necessário para o progresso, para o desenvolvimento de um mundo cada vez mais adaptado ao entendimento das necessidades do ser humano. Como o homem é livre, o conhecimento tem que ser libertador ele tem que ser de maneira adequada e mais condizente com suas necessidades.
    O indivíduo fica livre do medo do desconhecido. O conhecimento liberta o sujeito porque lhe dá independência e autonomia para agir e tomar decisões ao longo de sua vida.
    A Escola nos fornece os meios para conhecermos o mundo que nos rodeia. Estudar, pois, significa conhecermos o nosso "universo", tudo que nos cerca, e usarmos esse conhecimento para nosso bem estar e felicidade. Estudamos para que possamos ser cada vez mais livres conscientes e responsáveis como pessoa humana que somos. Resumindo, estamos a cada instante de nossas vidas aprendendo e ensinando coisas novas.
    Cursista: Monica Aparecida Santiago

    ResponderExcluir
  10. A escola que desejamos e seus desafios
    José Manuel Moran

    Diante das exigências impostas pela pelos avanços tecnológicos, pela globalização da economia, onde a formação do educando se torna imprescindível para poder acompanhar o ritmo acelerado das mudanças, é necessário que se reflita sobre o papel do educador, pois por muito tempo trabalhou-se de maneira tradicional onde se realizava atividades homogêneas para todas as crianças. Partindo do conhecimento de que todos somos diferentes, pela integração entre o que somos, o nível intelectual que possuímos, a motivação, o foco de interesse, os conhecimentos que já adquirimos e de onde eu venho; nível social que freqüenta, o ambiente, o contexto social ao qual estamos inseridos, diferenciam-se de educando para educando. Recuperar o respeito a todas essas diversidades substituir o individualismo pelo trabalho coletivo e cooperativismo, com diálogo entre os grupos estimulando, bem como a aceitação e compreensão do diferente, das desigualdades sociais havendo a interação no espaço educativo sem nenhuma distinção. É nesse ambiente escolar que o professor poderá ser capaz de ajudar os educandos a crescer e se desenvolver como pessoas, facilitando-lhes a aquisição de suas capacidades básicas tanto no campo da cognição, quanto no campo do auto-conhecimento da sua autonomia e da sua socialização.

    O professor deve ter a responsabilidade e estar preparado para encarar os alunos como pessoas que precisam ter sucesso em suas aprendizagens. Fazer mediações, orientar, planejar atividades desafiadoras devem fazer parte da sua prática, pois é através da ação-reflexão-ação, que o professor aprende, compreende e transforma a situação de ensino e por ela é transformado.


    ELISIANE ZANIVAN PETERS

    ResponderExcluir
  11. Educação humanista inovadora

    O grande projeto da nossa vida

    Cada um de nos sonha em realização pessoal e profissional, uma construção constante, pois a cada momento surge algo novo. É preciso inovar, construir, viver e sentir-se constantemente esses equilíbrio pessoal e social, com caminhos abertos a mudanças, para mais uma etapa a ser construída ou conquistada.
    Para que tudo isso possa seguir em frente é preciso construir objetivos concretos, determinados, interessantes, inovador, mas equilibrada para transmitir segurança, paz, harmonia que estimula as pessoas que estão juntas com você nessa conquista. Ter cuidado para não crescer de dorna desequilibrada, fascinado pelo poder e simplesmente esquecer que precisa delas para o seu projeto ser realizado, às vezes a humildade traz mais segurança e enriquece a alma. Para essas realizações é preciso estarmos num processo de avaliação constantemente segura para a evolução dos objetivos, valorizando o ter sobre o poder e o ser e trilhando um percurso mais difícil em busca de viver uma liberdade de realização, paz e ser feliz numa convivência harmoniosa e construtiva.
    solange goulart

    ResponderExcluir
  12. A comunicação em grupos e organizações de José Manoel Moran ressalta a importância da simpatia no trabalho, pois nele podemos ser vistos como pessoas competentes, simpáticas ou pessoas de difícil acesso. Esses rompantes de comportamento interferem e prejudicam o meio onde ele esta inserido.

    Nos dias atuais contamos com amigos em diversas escalas, inclusive com a comunicação virtual. A internet, desde seu lançamento ao público tem se tornado um espaço de sonhos e pesadelos é preciso saber dosá-la para evitar problemas futuros, dentre eles a semeadura da maldade, intriga e fofoca entre outros males; mas também tem se prestado como excelente mecanismo de pesquisa e de apoio rápido e eficiente no trabalho e que pode ser usado para fazer o bem, assim como divulgações ou situações outras.

    Adriana Aparecida de Deus da Rocha

    ResponderExcluir
  13. A ESCOLA QUE DESEJAMOS E SEUS DESAFIOS

    Estamos vivendo uma nova era, uma total revolução de conhecimentos e práticas educacionais. Neste novo cenário precisamos nos atualizar, não apenas em conhecimento, mas principalmente, vivenciando o antigo e o novo de formas diversificadas.
    Deparamos-nos com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, que busca além do conhecimento na área, flexibilidade, habilidades na área da informática e todos os outros recursos tecnológicos disponíveis, e saber lidar com suas emoções e a do outro, disposição, desenvoltura e capacidade de resolver problemas, criar, inovar e modificar situações cotidianas em algo inusitado.
    O professor terá tarefa fundamental neste processo, sendo um profissional preparado, consciente, para que essas mudanças aconteçam, através de um olhar que desmistifique as concepções arcais que estão enraizadas nos educadores. Todavia, apenas alimentar o intelecto não basta, é preciso disponibilizar acesso contínuo ás redes digitais, á informação on-line, bibliotecas digitais, portais educacionais, pesquisas com base de dados. Esse movimento de ser e de aprender é que embeleza o processo de desenvolvimento do intelecto humano.
    Assim, o professor com base e métodos adequados e técnicas apropriadas, dará condições ao estudante, de sentirem-se cidadãos livres e responsáveis, e os auxilia a administrar suas emoções, a exercitar o bom senso e a enfrentar desafios na conquista de suas metas.


    CLÉIA DEMARCH CRISTIANO

    ResponderExcluir
  14. A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica

    O desenvolvimento da auto-estima é um grande eixo e fundamental em nossa proposta pedagógica, aprende-se mais e melhor num clima de confiança e de atitudes positivas.
    Uma educação baseada no afeto dinamiza as interações, facilita a comunicação, tendem a formar indivíduos confiante. Podemos desenvolver esse potencial em nossos alunos com atitudes positivas, flexível e com gestos de clareza. O professor equilibrado de bem com a vida transmite uma proposta significativa.


    Elisangela Demarch Henn

    ResponderExcluir
  15. Aprendendo ao longo da vida

    Segundo o autor a educação é um lento processo de aprender o que é o significado para a vida.
    Na educação estamos sempre aprendendo, somos independentenesta escolha, as informaçoes trazem para nós valores, emoções, realizações e principalmente pessoas significativas.
    A educação é uma troca de experiência onde chegamos ao conhecimento respeitando as diferenças, valorizando o hoje, evoluir e tornarmos pessoas livres.
    A educação é eficaz e longo prazo no enade da vida, quando em determinados período olhamos para trás e avaliamos o que construímos, onde nós perdemos e quando olhamos o presente e analizamos se continuamos aprendendo, se nós sentimos pessoas mais amadurecidas intelectualmente e eticamente.

    ResponderExcluir
  16. A TV digital e a integração das tecnologias na educação.

    com o desenvolvimento da tecnologia, hoje tudo pode ser divulgado em algum meio de mídia. na digitalização podemos registrar, editar, manipular toda e qualquer informação, em qualquer lugar e tempo. Há um grande crescimento entre o mundo físico e o mundo digital.
    As tecnologia começaram separadas ( computador, internet, tv) hoje elas estão na direção da integração, da convergência. A TV digital será de grande ajuda na educação, com facilidade de acesso a conteúdos, cursos, debates, etc...


    Att. Prof. Camila Reif Amendoeira

    ResponderExcluir
  17. A AFETIVIDADE E A AUTO-ESTIMA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

    Como vimos hoje temos vários fatores que interferem muito no processo de ensino e aprendizagem de cada aluno, pois eles vivem num mundo egoísta, num mundo onde o pensamento é mais rápido, fazemos muitas coisas de uma só vez., onde quase não há um contato de carinho de afeto com as mesmas, se relacionam com vários tipos de pessoas, e com isso a criança começa a se fechar num mundinho só delas, e nós como professores devemos deixar de lado a pedagogia autoritária e do medo, por uma pedagogia de compreensão da inclusão e do afeto.
    A pedagogia da afetividade nos trás muitos benefícios, pois é através desta que conhecemos mais nossos alunos, o lugar onde vivem e como vivem, e assim o professor podendo trabalhar com a auto-estima de cada aluno, fazendo desenvolver-se em trabalhos em equipe, trabalhando seus valores, compreensão, confiança, ternura, facilitando assim o seu processo de ensino e aprendizagem, aceitando muito mais fácil regras, e obstáculos na sua caminhada. E um professor com uma boa auto-estima e de bem com a vida tem uma vida profissional de boa qualidade e uma proposta de ensino muito mais significativa para seus alunos.

    Cristiane Luana Fachini

    ResponderExcluir
  18. Educar para o pensar

    Sendo a educação um caminho tão amplo, devemos ser educadores com a mente aberta para novos conhecimentos, a ponto de não ensinar não somente o português, a matemática e a história do Brasil e sim ensiná-los a serem mais humanos, pessoas abertas para nosvos aprendizados a cada novo dia sem ter medo do novo.
    Os conhecimentos passados a nossos alunos não devem ser méros conhecimentos colocados dentro de suas cabeças e sim devem fazer a diferença em suas vidas como ser humano, dentro da sociedade em que esta inserido, onde ele seja capaz de ouvir, analisar e retirar o que de mais importante é para sua vida.

    Prof. Michele Gutz Bertoli

    ResponderExcluir
  19. A Educação que Desejamos

    A Educação deve ser ensinada de uma maneira diferente, fazendo com que surpreenda, encante, seduza, que entusiasme os estudantes. E, a Escola é um lugar privilegiado para que isso ocorra, na elaboração de projetos diversificados, utilizando o presente e futuro, a realidade de vida de cada individuo. Tendo como objetivo, a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem.
    Com a globalização que esta ocorrendo hoje em dia, a educação precisa de pessoas evoluídas. É isso que a sociedade precisa, de pessoas mais criativas. Estamos caminhando para ter aulas com acesso Wireless (aulas - pesquisa). Significa cada vez menos aulas presenciais e mais conectadas.
    A Educação é um processo complexo, que exige mudanças significativas. Mas não é de um dia para outro que isso vai ocorre. Devemos ter a consciência que Educação não é tão simples mudar, porque a uma ligação com o passado, mas também uma visão do futuro. Aos poucos essa mudança vai acontecendo.
    Sabemos que isso não é uma realidade para nossa Educação, existe uma grande desigualdade social. Ma,s um dia conseguiremos atingir essa Educação que Desejamos.

    Cheila Nilsen

    ResponderExcluir
  20. Educação Pessoal Libertadora

    A educação pessoal precisa ser observada num todo, onde independente de sua formação consiga fazer um bom trabalho, acreditando em seu potencial, dando o melhor de si.
    É preciso sempre evoluir, mudar, praticar, para poder- mos ser cada vez melhor, pois a educação valoriza as pessoas e isso parte do nosso próprio valor para o outro, pois nos levará a prática das melhores ações.

    Prof. Cleuzonir de Liz Amancio

    ResponderExcluir
  21. ENSINO E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

    Muitos fatores influenciam o ensino de qualidade em nosso país dentre eles:
    a) organização inovadora, Projeto pedagógico participativo. ( nem sempre acontece nas escolas).
    b) Docentes bem preparados bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais.
    c) relação efetiva entre professores e alunos .
    d) infra-estrutura adequada,tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.
    e) alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, outro quesito fundamental que maioria das vezes não vem acontecendo, e com isso
    o conjunto da obra não tem um resultado positivo na qualidade do ensino de modo geral a falta de interesse de ambas as partes ( discentes , docentes ) e com isso vem pecando na formação de cidadãos participativos em nossa sociedade.
    Também temos uma falsa ilusão com o índice de aprovação em nossas instituições aprovamos alunos sem o mínimo de conhecimento para manter ou melhorar a nossa média nacional de ensino, isso é uma situação que poderá em um futuro próximo causar muitos problemas
    Oneide Alonso

    ResponderExcluir
  22. Aprender a Ensinar

    Precisamos aprender a esnsinar. Nós Educadores e também Pais, temos que ser pessoas abertas ao conhecimento, sensíveis e humanas, respeitando as habilidades de cada um.Temos que inovar nossa sabedoria para prender a atenção do aluno na sala de aula ou o perderemos para o mundo la fora.

    Marlisete Campestrini

    ResponderExcluir
  23. A escola que desejamos e seus desafios

    Com o desenvolvimento crescente e rápido deste mundo globalizado e com tantas novas tecnologias a escola se torna responsável pela formação da humanidade.
    Uma boa escola depende de profissionais bem renumerados e preparados tanto intelectuais como emocional e comprometidos com a qualidade do ensino.
    E para enfrentar esses novos desafios os educadores devem estar preparados para seus objetivos. Portanto é preciso que o professor siga novos caminhos, que sejam inovadores, criativos, abertos as tecnologias, que se fundamente para que o aprendizado seja uma construção de conhecimentos, despertando no aluno o interesse em aprender, identificar e superar o novo.
    A escola só garante o sucesso, com o compromisso de todos, portanto deve-se repensar a sua organização de maneira que facilite o desenvolvimento da aprendizagem possibilitando a verdadeira construção de conhecimentos mais próximos da sociedade.

    Fabiana K. dos Santos

    ResponderExcluir
  24. A Comunicação existe em grupos e organizações, destaca José Manoel Moran tanto na forma presencial ou virtual, o que muda é forma que nós expressamos, a comunicação ela pode ser dificultada ou facilitada, o temos é que aprender a usá-la para mais tarde não tornar para nos um problema.

    Pâmela Gomes Regueira

    ResponderExcluir
  25. As mudanças perto de nós

    Na sociedade atual, os meios de comunicação favorecem algumas profissões ou grupos hà um claro deslumbramento com os bem-sucedidos em decorrência do dinheiro e do poder.
    Para muitos aparecer, ser visto,è mais importante que ser,o que conta è como os outros os vêem, não o que são de fato.
    Por outro lado,crianças e jovens que se conectam mais, conversam mais e aprendem mais em rede são mais inteligentes e àgeis. Mais acesso à informação e a redes de comunicação não significa, contudo, necessariamente,maior amadurecimento emocional.
    Rosani Paterno da Silva As mudanças perto de nós

    Na sociedade atual, os meios de comunicação favorecem algumas profissões ou grupos hà um claro deslumbramento com os bem-sucedidos em decorrência do dinheiro e do poder.
    Para muitos aparecer, ser visto,è mais importante que ser,o que conta è como os outros os vêem, não o que são de fato.
    Por outro lado,crianças e jovens que se conectam mais, conversam mais e aprendem mais em rede são mais inteligentes e àgeis. Mais acesso à informação e a redes de comunicação não significa, contudo, necessariamente,maior amadurecimento emocional.
    Rosani Paterno da Silva

    ResponderExcluir
  26. A educação que desejamos
    José Manuel Moran
    A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. A escola é um dos espaços privilegiados de elaboração de projetos de conhecimento, de intervenção social e de vida. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem. Caminhamos para ter aulas com acesso wireless, que favorecem que a transformação realmente em aulas-pesquisa com facilidade. Aulas com cada vez menos momentos presenciais e mais conectados. Quanto mais conectada a sociedade, mais importante é termos pessoas afetivas, acolhedoras, que saibam mediar as diferenças, facilitar os caminhos, aproximar as pessoas. Juliana Aparecida Mariotto

    ResponderExcluir
  27. A escola que desejamos e seus desafios

    Achei muito interessante a parte que o autor fala que uma boa escola precisa contar com gestores e educadores bem preparados, remunerados e motivados que tenham competência intelectual, emocional e ética.
    Um bom professor precisa ser preparado e ter um projeto pedagógico adequado, ou seja inovador.
    A escola precisa de professores mediadores de processos de aprendizagem vivos, criativos, presenciais e virtuais.
    Segundo o autor a escola precisa interagir com afetividade, motivação fazendo com que os alunos acreditam em si próprio sendo autônomos, aprendem analisar situações e fazer escolhas cada vez mais libertadoras.
    Portanto o professor primeiramente deve gostar do que faz, valorizar seu local de trabalho, fazendo com que seus alunos tenham confiança naquilo que aprendem, tenham liberdade de expor suas idéias atendendo todas as expectativas.

    YARA TATANI VATRIN LEITE

    ResponderExcluir
  28. EDUCADORES: Neste texto podemos entender que, ao mesmo tempo que
    grandes alunos;
    Somos educadores de nós mesmos,
    se vivemos cada etapa da vida com coerência,
    aprendendo a lidar com nossas dificuldades,
    contradições, defeitos,
    e avançamos, no ritmo possível,
    tornando-nos pessoas mais afetivas, engajadas, realizadas.

    quando contribuímos para motivar as pessoas
    que estão perto de nós,
    quando transmitimos esperança,
    quando ensinamos valores humanizadores,
    principalmente pelas nossas ações
    quando construímos uma trajetória pessoal,
    familiar, profissional e social digna,
    crescente e rica em todas as dimensões
    Aluna:ivanir

    ResponderExcluir