UNIDADE 1: TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Objetivos de aprendizagem desta unidade de estudo e prática:


Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos.
Refletir sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na sua vida e na educação.

Conhecer alguns recursos básicos do computador.
Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.


ATIVIDADE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA 1:

Vamos usar cada vez mais os recursos do computador e dos programas nas atividades de sua prática pedagógica e na vida cotidiana. Que tal propor-se a organizar uma publicação com seus alunos? Que tema escolher? Você poderia explicar sobre as tecnologias, a contribuição que pode dar à solução de problemas da comunidade escolar, como melhorar a infra-estrutura tecnológica
da escola, a participação da família, a violência na escola, a gravidez na adolescência, problemas da falta de saneamento básico, a coleta seletiva do lixo, entre outros. O tema também poderia ser de uma unidade de conteúdo bimestral da série em que atua, por exemplo. Elabore sua proposta de acordo com o tema escolhido. Assim, você poderá elaborar os textos e utilizar os recursos de edição, nas atividades das próximas unidades de estudo e prática.

22 comentários:

  1. Trabalho com o uso da internet.
    Disciplina: Ensino Religioso
    Trabalho em grupo com pesquisa na internet e apresentação.
    Objetivo:Conhecer as diferentes religiões no mundo.
    Metodologia: -alunos divididos em grupos de 4 pessoas.
    -pesquisar sobre uma religião pré-definida por grupo.
    -pequisa com o auxilio da internet na escola e em casa.
    -montagem de cartazes para a apresentação do tema.
    Materiais: internet, folhas de oficio e papel pardo.
    observação: os alunos não encontraram dificuldades com o uso da internet e nem com o computador.

    Att: Prof. Camila Reif Amendoeira

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  2. PROJETO: SAPOS
    Produção de uma revista com textos informativos
    Desenvolvido na 4ª série do Ensino Fundamental
    A produção de uma revista com textos informativos é uma estratégia importante, pois possibilita a sistematização dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto estudado. No projeto “Sapos” os alunos, com a ajuda da professora, trabalharão com o computador para obtenção de informações e organização dos conhecimentos produzidos.
    Objetivos
    • Produzir uma revista com textos informativos sobre sapos;
    • Pesquisar textos informativos e imagens sobre sapos mediante o uso da Internet;
    • Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo;
    • Desenvolver a capacidade de ler textos informativos;
    • Usar o computador para registro e organização dos textos produzidos;
    • Revisar textos;
    • Conhecer as etapas que levam o girino a se transformar em sapo, sua reprodução e características;
    • Colaborar com a preservação da fauna;
    • Despertar o interesse em pesquisar novos assuntos, utilizando a internet como fonte de informação;

    Desenvolvimento
    • Roda de conversa sobre sapos. Construir um quadro que deverá ser preenchido ao longo do projeto a partir das seguintes questões: “O que já sabemos”, “O que queremos descobrir”, “O que aprendemos”.
    • A turma será dividida em grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma página da revista;
    • Cada grupo com a ajuda da professora escolherá qual parte do tema vai pesquisar;
    • Depois de decidido vamos a laboratório de informática começar a pesquisa de textos informativos e imagens sobre sapos na Internet;
    • Cada grupo deve registrar no caderno as descobertas realizadas na pesquisa referente ao seu assunto;
    • Na sala de aula o grupo deve produzir um texto a partir das pesquisas e escolher as imagens que serão utilizadas na revista;
    • O texto deve ser revisado com a ajuda da professora;
    • Depois do texto revisado e as imagens escolhidas, a professora organiza a revista com todos os textos e imagens para a impressão.

    Sugestões de Sites para os alunos pesquisarem:
    www.ambientebrasil.com.br
    www.butantan.gov.br
    www.ibama.gov.br
    www.saudeanimal.com.br
    www.todabiologia.com

    Elisandra Aparecida Trentini Pauli

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  3. USO DA INTERNET COMO FORMA DE TRABALHO
    Assunto: Preservação ao meio ambiente.
    Pesquisar na internet tudo sobre Meio Ambiente:
    Fotos;
    Revistas;
    Noticias;
    Reportagens;
    Vídeos;
    Entrevistas, etc. Suas causas e conseqüências.
    Consciências ambientais:
    • Separação do lixo;
    • Reciclagem do lixo;
    • Lixo orgânico;
    • Doenças transmitidas;
    • O que seria lixo vira artesanato;
    Conclusão do trabalho: os alunos conseguiram realizar o trabalho sem nenhuma dificuldade.

    Luciana Molinari.

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  4. PROJETO: A ÁGUA EM NOSSA VIDA


    TEMA: Água
    TURMA: 4ª Série

    JUSTIFICATIVA: O tema água nos últimos tempos tem sido bastante abordado, podemos perceber que a água não vai faltar, mas a água potável sim, água potável é a água própria para consumo.

    Percebendo isso, vemos é muito importante que as crianças desde cedo se preocupem com o meio em que vivem cuidando dos nossos rios, nascentes e lagos, não jogando lixo e poluindo para que no futuro não falte água potável.

    De forma bem simples, pode-se dizer que a água potável é uma água própria para consumo humano, é uma água que não causa risco de doenças. A água é muito importante em nossa vida.

    OBJETIVOS:

    -Explicar como é importante não desperdiçar água.
    -Mostrar como estão nossos rios nos dias atuais.
    -Incentivar os alunos a não jogar lixo perto dos rios e nascentes.
    -Mostrar que a água é o solvente universal.
    -Reconhecer como a água esta presente e é tão importante em nossa vida.
    -Apresentar como funciona a CASAN, desde a coleta de água até o momento em que é distribuída nas residências.
    -Explicar os estados físicos da água.

    DESENVOLVIMENTO:

    SEGUNDA-FEIRA

    - Conversa sobre a água, os rios, nascentes e a importância da preservação do meio ambiente.

    - Experiência da água poluída. (Com os seguintes materiais: garrafa pet, algodão, areia, brita e água suja, isso funciona como um filtro).

    - Produção de texto: sobre a experiência da água.

    - Explicação da água solvente universal. (misturar água com: açúcar, sal e tinta).

    TERÇA-FEIRA

    - Conversa sobre a CASAN.

    -Visita a CASAN e a Beira Rio (passeio filmado e fotografado).

    - Tarefa: produção de texto sobre a visita a CASAN.

    QUARTA-FEIRA

    - Ler a tarefa.

    - Ir ao laboratório de informática e em dupla pesquisar fotos de rios, lagos e nascentes, para depois socializar.

    - Construção do livrinho da água.

    -Tarefa: pesquisar na internet sobre os estados físicos da água: sólido, liquido e gasoso.

    QUINTA-FEIRA

    - Socialização da tarefa.

    -Explicação sobre os três estados físicos da água: sólido, liquido e gasoso. (com os seguintes recursos: um copo de água, representando o estado liquido, cubos de gelo representando o estado sólido e um inalador representando o estado gasoso).

    - Teatro dos estados físicos da água, (com a mascara do cubo de gelo, da nuvem e da gota de água).

    - Texto: Os três estados físicos da água.

    SEXTA-FEIRA

    - Texto: Bolha de sabão

    - Fazer bolhas de sabão com os alunos.

    - Cruzadinha de matemática.

    - Paródia envolvendo o tema: água.

    SILVANA GOTTARDI...

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  5. Trabalho com uso da internet
    Projeto:higiene bucal+
    turma:3 sèrie do ensino fundamental
    O tema tem o propòsito de encentivar o cuidado com a higiene bucal desde cedo de forma simples e prazerosa.Adquirindo estes conhecimentos na escola os alunos podem auxiliar em casa seus familiareso
    objetivo:ensinamento para uma boa escovação
    -Saùde bucal
    -Escovação correta e prevenção de càries
    -Reconhecer a importância da higiene bucal

    Desenvolvimento:Leitura de textos informativos retirados da internet
    -produção de histórias
    -quebra-cabeça
    -cruzadinha
    -cartazes com imagens retiradas da internet,revistas ou jornais
    -palestra com o dentista na escola
    -informativo sobre o tema para ser destribuido na escola, o tema será coletivo e digitado no laboratório de informática da escola.
    - Apresentação do dvd dos dentinhos
    Rosani paterno da Silva

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  6. Trabalhando na disciplina de Geografia com a 4ª série, depois de aulas expositivas, textos, apresentação e confecção de mapas, estudo das regiões, estados, capitais e suas principais características, e tudo que envolve a divisão política do Brasil, levaria os alunos a sala de informática, onde acessariam o site:
    http;//www.cambito.com.br/games/brasil.htm
    Neste endereço virtual os alunos encontrarão um quebra-cabeça com o mapa do Brasil ao fundo. Onde eles deverão organizar os estados em sua localização correta. Nas primeiras vezes poderão contar com o link “ajuda?” do site que detalha as linhas que dividem os estados.

    Astrit Carin Kiebler Pontizelli.

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  7. CURSO: INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO DIGITAL

    TRABALHO UTILIZANDO O COMPUTADOR

     ALFABETIZAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA ATRAVÉS DO PAINT.

    OBJETIVO
    Aguçar a criatividade reforçando a coordenação motora do aluno através do desenho assim no decorrer do tempo o educando estará mais familiarizado ao programa, e assim se divertindo e aprendendo.


    DESENVOLVIMENTO

    1ª ETAPA

    Conversar sobre as tecnologias que eles mais utilizam em seu dia-a-dia, dar uma volta pela a escola, diretoria, cozinha, sala de informática mostrando algumas das tecnologias que se podem encontrar nestes ambientes ao voltar para sala pedir para que desenhem e depois venham até a frente e mostrem o que desenharam, dar como tarefa que recortem de revistas, jornais ou livros alguns objetos que encontram em casa de tecnologia..

    2ª ETAPA

    Olhando a tarefa já podemos saber quem tem computador em casa ou quem tem aceso a esse recurso mas mesmo sabendo quem pedir a classe quem tem computador em casa e se utiliza e se conhecem o programa Paint, entregar a eles uma folha em branco um lápis e uma borracha Pedir a eles que façam desenho , depois de terminado, ir até a sala de informática, onde todos os computadores estarão no programa Paint. Mostrar as ferramentas do programa mostrando que são parecidas com aquelas que utilizaram em sala de aula, dizer para que eles desenhem o que eles desenharam em sala comparando os desenhos do computador e da folha, qual são as diferenças? Qual foi mais fácil de fazer?

    3ª ETAPA

    Já na sala de informática pedir a eles se todos sabem com que letra começa o seu nome, se possível dar a eles um alfabeto móvel para que montem e assim pedir que escrevam seu nome na tela utilizando a ferramenta lápis, falar para eles desenhar corações, estrelas nuvem ao redor do que escreveram deixar que eles utilizassem a sua criatividade. Nunca se esquecendo de valorizar sempre o que o aluno fez.

    4ª ETAPA

    Pedir a eles que desenhem um animal ou um objeto que comece com a mesma letra de seu nome, e escrever no computador o nome deste objeto e também utilizando o alfabeto móvel, depois que eles já terminaram seu desenho dizer que eles podem colorir e deixar o mais bonito possível, pois depois vão imprimir para levar para casa.


    OBSERVAÇÃO

    Estas atividades podem ser desenvolvidas de varias outras formas, pode-se trabalhar com formas geométricas, cores entre outras propostas até com crianças que tem dificuldade com a coordenação motora, podem ser utilizadas o ano inteiro, é só usar a criatividade.

    AVALIÇÃO

    Com a movimentação do mouse eles estarão desenvolvendo sua coordenação motora e se alfabetizando.


    ELISIANE ZANIVAN PETERS

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  8. Pouso redondo, 12/08/2010
    Disciplina: Educação Física
    Professora: Cléia Demarch Cristiano


    Conteúdo
    Pesquisa histórica sobre a Copa do mundo.

    OBJETIVOS:
    • Incentivar o debate sobre ética, respeito às diferenças e consumo.
    • Valoriza o companheirismo e o espírito de equipe em diversas atividades.
    • Permite compreender o futebol, um dos elementos mais marcantes da cultura brasileira, de forma interdisciplinar.
    • Usufruir de recursos digitais disponibilizados pela escola.

    Anos
    5ª á 8ª série.
    Tempo estimado
    Duas aulas.
    Material necessário
    Computadores com internet.
    DESENVOLVIMENTO
    1ª etapa
    Pergunte aos alunos o que elas sabem sobre a copa do mundo. Qual o país que será cede da Copa, e os benefícios que trará para o país.

    2ª etapa
    Realize com os alunos uma pesquisa na internet sobre o histórico da Copa do Mundo sobre os seguintes questionamentos:
    1- Quem foi o criador?
    2- Como era realizada a Copa do Mundo?
    3- Quais foram os primeiros paìses que participaram da copa do mundo?
    4- Quantas vezes o Brasil já foi campeão?
    5- Em que ano será realizada a copa do mundo no Brasil?
    6- Quantos países participam da copa do mundo na atualidade?
    OBS: Se for preciso à pesquisa será realizada em duplas, pois o aluno que encontrar dificuldades para dominar a internet ou até mesmo o computador terá o auxilio do professor e de outro colega.

    3ª etapa
    Faça um debate em círculo na sala sobre as questões propostas para que todos discursem sobre o assunto.

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  9. O nascimento da era da informática

    Objetivo: conhecer a historia da informática até o nascimento do Microsoft Windows.
    Desenvolvimento: assistir o filme Piratas do Vale do Silício
    1ª etapa: Debate
    No início dos anos setenta, os computadores, chamados de mainframes, eram de grande porte e ocupavam grandes espaços. Embora não houvesse computadores pessoais como os que tão comumente encontramos hoje, existia um público ansioso por poder usufruir dessa tecnologia. Alguns apaixonados pela eletrônica começaram a desenvolver protótipos de circuitos que poderiam ser microcomputadores. Entre eles, podemos mencionar os nomes de Steve Jobs e Steve Wozniak, que juntos desenvolveram uma espécie de primeiro computador pessoal como resultado de intensos trabalhos numa garagem.
    2ª etapa: realizar uma pesquisa na internet sobre os sistemas operacionais.


    Elisangela Demarch Henn

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  10. INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

    PROJETO
    MEIO AMBIENTE – COMO PODEMOS PRESERVAR

    Objetivos – Aprender a usar a internet, interpretação de texto, conscientização de preservação do meio ambiente.

    Desenvolvimento – Pedir para todos os alunos fazerem uma pesquisa na internet, sobre o meio ambiente. Traze o texto encontrado, impresso, para que possamos ler em sala de aula e discutir sobre o assunto. Depois de lidos, o aluno devera fazer uma interpretação do seu texto, escrevendo com suas palavras o que entendeu, se comprometendo a ajudar a preservar o meio ambiente de nossa cidade. Depois do texto formado digitarão suas criações e mandarão por e-mail para um colega que preferirem.

    Mrlisete Campestrini

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  11. Tradições e Costumes Populares
    Disciplinas:Língua Portuguesa, História e Geografia.
    Ano: 2º.
    Objetivos:
    > Identificar as características de cada personagem do folclore;
    > Trabalhar a coordenação motora, a percepção visual e a criatividade;
    > Reconhecer as tradições, os costumes, as semelhanças e as diferenças culturais de cada região brasileira.
    Metodologia: Os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo pesquisará um mito folclórico.
    A pesquisa deverá ser feita via internet, em casa ou na escola.
    Farão cartazes e livros que deverão ser expostos em sala de aula para apresentação dos trabalhos.
    Materiais: internet, papel pardo, pincéis, lápis de cor, papel cartão e folhas de ofício.
    Avaliação: Os alunos serão avaliados pela pesquisa e a apresentação dos trabalhos.

    Cleuzonir de Liz Amancio

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  12. PLANO DE AULA

    PROJETO ANIMAIS

    As crianças refletem gradativamente, tomam consciência do mundo de diferentes maneira em cada etapa do seu desenvolvimento. As transformações que em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de seus objetos do mundo. A medida que elas ocorrem se deparam com fenômenos, fato e objeto do mundo.
    Movida pelo interesse e pela curiosidade e confronto com as diversa resposta, as crianças podem conhecer o mundo por diversas áreas. Ex.: noticia, TV, jornal, radio e pela tecnologia (computador). Numa aula de ciências peço para os alunos pesquisarem sobre os tipos de animais, depois escrever o que mais lhe mais chamou a atenção nas suas características e o animal que mais gostou.

    Objetivo

    - Possibilitar que a criança conheça algumas espécies de animais
    - Estimular o conhecimento pela tecnologia e pesquisa.
    - Valorizar o conteúdo pesquisado pelo aluno
    - Fazer com que o aluno identifique o que lhe chamou a atenção
    - Estabelecer alguma relação entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e pela qualidade de vida humana.

    Yara Tatani Vatrin Leite

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  13. INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

    PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
    Turma: 2 série

    JUSTIFICATIVA: Como é um tema muito utilizado para a conscientização á não poluição da mesma, pois como todos já sabem a água potável pode acabar, e como, todos nós sabemos da sua importância no nosso cotidiano, pois ela é fundamental para a vida de todos os seres humanos da terra, parte então de nós para abordarmos este tema com nossos pequeninos.

    OBJETIVOS:
    • Qual a sua importância na vida dos seres humanos;
    • O que devemos fazer para não desperdiçar água;
    • O que devemos fazer para não poluir o pouco de água que ainda nó temos;
    • O processo da água até ela chegar as nossas casas;
    • Apresentação a CASAN.

    DESENVOLVIMENTO:

    Começamos com uma roda de conversa, partindo assim dos conhecimentos prévios da criança.
    A utilização de data show, com fotos desde as nascentes, rios até a água chegar a CASAN e depois para as nossas casas. Após trabalhar com textos informativos, questionários, passamos para a visita a CASAN.
    Na CASAN, vamos conhecer como funciona desde a captação da água até o abastecimento da mesma as casas, e o seu processo para ficar limpa.
    Confeccionar com os alunos um filtro caseiro, para que eles entendam como a água entra suja e sai limpa.
    Após os conhecimentos recebidos, e idéias formadas, nós utilizaremos a sala de computação para que possamos avaliar de uma maneira diferente os conhecimentos adquiridos por nossos alunos.
    Os alunos vão responder a um quiz ( ANTES QUE A ÁGUA SE AFOGUE ) e nele terá variadas perguntas em relação ao tema escolhido.

    Sugestão do site para pesquisas.

    http://objetoseducacionais2.mec.gov.br



    CRISTIANE LUANA FACHINI

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  14. PROJETO: DIA DOS PAIS

    Pré-Escolar
    Tempo: 1 semana

    OBJETIVOS:

    *Valorização da figura paterna.
    *Estimular a linguagem oral.
    *Participar de atividades de socialização.
    *Desenvolver a atenção e o raciocínio.
    *Desenvolver a criatividade.
    *Incentivar o carinho e respeito pelos pais.

    CONTEÚDOS:

    *Roda de conversa.
    *Músicas referente ao tema.
    *Confecção de lembranças para os pais.
    *Montagem de mural
    *Desenho dos pais
    *Álbum do Papai
    *Pesquisas na internet.

    DESENVOLVIMENTO:

    Trabalhar durante a semana dos Pais, este projeto.
    Conversando sobre o Tema, apresentar músicas, montagem de um mural cheio de recadinhos, pesquisar na internet fotos, mensagens...
    Confeccionar o álbum do PAPAI e lembranças.

    AVALIAÇÃO:

    Em um todo: participação, interesse, desenvolvimento.

    CHEILA NILSEN

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  15. PROJETO: Animais
    TURMA: 2° ano
    TEMAS TRANSVERSAIS: Ética, Cidadania, Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
    DISCIPLINAS: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências, Artes e Literatura Infantil
    DURAÇÃO DO PROJETO: Duas semanas
    MATERIAL DIDÁTICO/RECURSOS:
    • Livros didáticos;
    • Livro de literatura infantil;
    • Aparelho de som;
    • Papéis diversos;
    • Tenaz;
    • Pincéis;
    • Painéis;
    • Revistas/jornais;
    DESENVOLVIMENTO:
    SEGUNDA-FEIRA:
    • Conversar sobre o tema Animais;
    • Perguntar aos alunos: Quem tem algum animal em casa? Qual?
    • Baseado nas respostas dos alunos, dos tipos de animais citados, dividir a sala em grupos, referente à quantidade de alunos;
    • Pedir para cada grupo escrever em seu caderno as características dos animas que citaram no início, e quem não citou nenhum fazer com o colega do grupo. (Locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a este animal).
    TERÇA-FEIRA:
    • Fazer uma lista dos animais citados pelos alunos no quadro e pedir para que copiem no caderno;
    • Acrescentar na lista os animais que faltaram e que lembram;
    • Levar os alunos à sala de informática e pedir para que cada aluno pesquise sobre o animal que citou, conhecendo assim a história de cada um;
    QUARTA-FEIRA:
    • Fazer a socialização da pesquisa em forma de apresentação;
    • Como tarefa que elaborem um quebra-cabeça de animais. Pode ser realizado em grupo, os mesmos formados na segunda-feira.
    QUINTA-FEIRA:
    • Explicar sobre a classificação dos animais: mamíferos, aves, aquáticos, anfíbios e répteis.
    • Fazer a divisão da classe dos animais com os animais citados e copiados no caderno pelos alunos.
    • Pedir para procurarem figuras de animais, conforme a classificação dos mesmos.
    • Elaborar um cartaz, onde os alunos irão colar estas figuras.
    • Expor em sala de aula.
    SEXTA-FEIRA:
    • Bingo dos sons dos animais: os alunos deverão associar o som de um CD com o respectivo animal e marcar na cartela. O primeiro aluno que gritar “Bingo” deverá ir até o quadro e escrever os nomes dos animais de sua cartela.
    • Levá-los à sala de informática e pedir que desenhem no programa paint o seu animal de estimação.
    • Fazer a socialização dos desenhos com os demais alunos, explicando o mesmo.
    SUGESTÃO DE SITES:
    http://pragentemiuda.blogspot.com/2008/09/crianas-para-painel.html.
    http://pragentemiuda.blogspot.com/2008/09/projeto-animais-1-perodo.html.

    Daiana Raquel Venturi

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  16. Professor: Daniel Victor Poleza
    Série: 5ª Série - Ensino Fundamental

    Projeto: Conhecendo o Brasil.

    Justificativa: Em tempos de globalização, é importante mostrarmos aos nossos alunos, como é o lugar onde se vive por isso que estudaremos a partir de agora o Projeto: Conhecendo o Brasil.

    Objetivo: Esse projeto tem como principal meta mostrar aos alunos como é o município, estado e país que ele vive. Nada mais justo fazer com que os alunos busquem as informações e respostas para suas duvidas.

    Desenvolvimento:
    1.Dividir a sala em 7 grupos de 4 alunos;

    2. Cada grupo recebera um tema sobre estado e região do Brasil onde iremos ate a sala de informática e no Google eles irão procurar as informações que encontrarem e que julguem importantes para sua pesquisa e deverão anotar em seus cadernos;

    3. Depois de feita a pesquisa os alunos irão socializar para os colegas e para o professor o que encontraram, e o que mais chamou sua atenção;
    4. O professor irá analisar as pesquisas dos grupos e fazer as devidas correções sobre as veracidades das informações.
    5. Atividades Referentes aos Estados Brasileiros, Regiões do Brasil, exemplo: caça-palavras, cruzadinhas, e atividades de rotina (questionário etc.).

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  17. Plano de aula
    Série: 3ª do Ensino Fundamental
    Conteúdo: Vegetação Brasileira
    Justificativa: Nosso planeta apresenta diversos tipos de vegetação que variam de acordo com a região onde se localizam. O Brasil apresenta uma vegetação bastante rica e diversificados sendo seus principais biomas: Amazônica, caatinga, cerrado, pantanal, mata atlântica e pampa.
    Objetivos: Identificar as características; Que região brasileira cada vegetação ocupa; Que espécies de animais predominam em cada vegetação; Curiosidades.
    Desenvolvimento: conversar com o grande grupo sobre o que sabem sobre o conteúdo. Dividir a turma em grupos (de acordo com a quantidade de biomas). Antes elaborar juntos, um roteiro de pesquisa (via net) contendo: território ocupado pelo bioma; imagens; características; as espécies de animais predominantes e curiosidades. Após com auxilio de um data show elaborar uma apresentação de slides juntamente com educador.
    Avaliação: será avaliado seu envolvimento, interesse e entendimento perante o conteúdo apresentado.

    Professora: Fabiana Kruger dos santos

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  18. CONHECENDO NOSSA ESCOLA

    TURMA: 5ªSÉRIE

    OBJETIVOS:

    • Conhecer o espaço escolar;
    • Conhecer alguns recursos tecnológicos;
    • Explorar os ambientes e questões escolares;

    DESENVOLVIMENTO:

    • Obter idéias dos alunos;
    • Divisão de grupos, cada equipe fará uma pesquisa:- história da escola, professores que atuam- quantidade de alunos- noticias culturais-recados.
    • -redações-textos informativos.
    • Digitar no computador; corrigindo no dicionário as palavras;
    • Aula demonstrando como criar um blog;
    • Analisar as idéias em grupo;
    • Cada um fará a sua parte, depois colocará no blog, com auxilio do professor.
    • Criado o blog da escola, os alunos apresentaram os temas abordados para a turma.

    CATIANA DUARTE

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  19. Turma: 5ª Série

    Projeto: Alimentação Saudável


    Objetivo:Gerar reflexão sobre alimentação saudável e o aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes garantindo assim prevenção dos distúrbios nutricionais como: Desnutrição infantil; sobrepeso;obesidade, deficiências em vitamina A, ferro e iodo.

    Desenvolvimento:
    -Entrega de texto e a explanação do projeto;
    -Conversa sobre a alimentação e a valorização da merenda oferecida na escola.

    Metodologia:Os alunos deverão fazer cartazes, máscaras; desenhos, atividades como cruzadinhas,visita na horta e mostrando o cuidado que devemos ter em lavar antes de preparar e no computador com CD-ROM com várias atividades sobre os vegetais.

    Recursos materias: Computador, papel pardo, folha de ofício, pincéis, lápis de cor.

    Avaliação:Através da observação e a participação das atividades propostas.

    Pâmela Gomes Regueira

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  20. ATIVIDADE PRÁTICA COM CRIANÇAS QUE ENVOLVA A
    INCLUSÃO DIGITAL.

    INTRODUÇÃO: Esta atividade relata a experiência de uma aplicação que envolve a inclusão digital, desenvolvida por crianças do pré-escolar, que possuem em casa o seu próprio computador, facilitando a aplicação desta aula.
    Para que um cidadão possa se tornar, hoje em dia, uma pessoa crítica, é preciso que tenha acesso não somente a educação, mas também as tecnologias da informação e comunicação, principalmente o uso do computador, pois essas tecnologias permitem um acesso rápido e atualizado das informações. Além de proporcionar o acesso a educação à distância, permite trocar informações através da internet...
    OBJETIVOS RELACIONADOS A ESSA AULA: oferecer às crianças a oportunidade de desenvolverem, sob supervisão, atividades pedagógicas; refletir e socializar com os demais colegas, quais as maiores dificuldades encontradas no aprendizado; contribuir para a diminuição da exclusão digital (bastante expressiva em nossa comunidade).
    DESCRIÇÃO DA AULA: com base nos comentários feitos pelas crianças, tenho observado que elas só fazem uso do computador para jogos, sendo assim, resolvi aproveitar a prática que elas já têm em seu cotidiano e oferecer momentos prazerosos com o objetivo de adquirir mais conhecimento, estimulando a coordenação motora, identificando números, associando quantidades, diferenciando letras maiúsculas e minúsculas, desenvolvendo o raciocínio e a lateralidade (direita e esquerda), estimulando a concentração e a memorização.
    Assim, peguei emprestado do meu filho, um CD que contém várias atividades relacionadas ao que eu estava propondo para as crianças com que trabalho. Tive que reformular algumas atividades, outras pude usar da maneira que estavam. Após, gravei as modificações em CD’s, levei para a escola pra poder facilitar a aula na sala de informática.
    Iniciei a aula normalmente, ou melhor, tentei iniciar normalmente, pois as crianças estavam muito ansiosas pra saber como seria aquela aula. Após conversarmos e combinarmos algumas coisas nos conduzimos até a sala de informática, deixando na nossa sala os materiais das crianças. Cada criança conseguiu ficar em um único computador, e eu auxiliava e orientava através do data show. A maioria das crianças conseguia acompanhar os procedimentos visualizando no telão, apenas na aplicação das atividades que envolviam mais o mouse, tive que orientar pessoalmente algumas crianças, até porque é só se acostumar e movê-lo devagar.
    A primeira atividade que fizemos foi à escrita do próprio nome, pois todos já conseguem escrevê-lo, nesta atividade pedi que escrevessem das duas formas, maiúscula e minúscula, após comentamos qual era a diferença encontrada nas duas formas de escrever. Da maneira delas, conseguiram dizer a diferença entre as duas, dizendo “uma é grande e a outra é pequena prof”, então comentei com elas que existe uma maneira formal, uma nomenclatura para definir e diferenciar essas formas gráficas, uma (a grande) dizemos MAIÚSCULA e a outra (pequena) MINÚSCULA.
    A outra atividade realizada foi o jogo da memória, onde as crianças foram estimuladas a combinarem letras, números, formas e cores, elas se divertiram muito.
    A demais atividade, realizamos em outra tarde, pois a sala de informática iria ser usada por outras turmas.
    Então, noutra tarde, realizamos a atividade direcionada em um jogo, onde as crianças têm que ajudar um macaco (que elas escolherão) a montar uma roda gigante. Nesta atividade, estimulamos a coordenação motora, pois era necessário usar o mouse para mover as peças da roda gigante que estavam escondidas pelo parque de diversão.
    Às vezes pensamos o quanto difícil é fazermos as coisas, mas só aprendemos fazer, fazendo. Foi um planejamento que exigiu muito de mim, mas é gratificante ver a felicidade das crianças em estar frente a essa tecnologia.
    Monica Aparecida Santiago

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  21. PLANO DE AULA

    ALIMENTAÇÃO

    Importância das verduras,legumes e frutas em nossa vida.

    DISCIPLINA: CIÊNCIAS

    OBJETIVOS:

    • Desenvolver os bons hábitos de alimentação;
    • Conscientizar as crianças sobre a importância dos alimentos e ressaltar os benefícios que causam a nossa saúde;
    • Estimular a ingerir esses alimentos;
    • Mostrar que é possível reaproveitar e utilizar para fazer comidas gostosas ,nutritivas e econômicas.

    DESENVOLVIMENTO:

    • Para dar início, cada criança tirará de uma caixa um papel contendo um nome de uma fruta, verdura ou legume.
    • Depois ir até na sala de informática para que cada criança possa pesquisar os benefícios e quais as vitaminas existentes naquele alimento. Quem quiser poderá pesquisar em casa também.
    • Ao voltar para sala, num outro momento, dividir a sala em grupos de mais ou menos quatro ou cinco alunos, dar um pedaço de papel pardo e pincéis para que confeccionem cartazes com as informações que colheram na pesquisa feita na internet.
    • Colocar todos os cartazes expostos na sala para explanar para toda a sala.
    • Para encerrar o assunto fazer o preparo de uma receita nutritiva , onde todos juntos preparamos na sala e depois comer para descobrir um novo sabor.Poderia ser um Bolo de casca de banana.

    MATERIAIS UTILIZADOS:

    • Papel pardo;
    • Pincéis;
    • Internet
    • Ingredientes para o bolo.

    AVALIAÇÃO:

    Avaliar os alunos pela pesquisa feita, pela confecção do cartaz, interesse e organização .

    Professora: Michele Gutz Bertoli

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  22. A ÁGUA!!!!! Trabalho com a terceira série e na disciplina de ciências faço questão de frisar sempre a importância da água potável,onde passo textos que mostrem essa importância para que as crianças comecem desde sedo a´ tomar consciência que desperdiçando a água hoje poderá faltar amanhã!! ivanir

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