UNIDADE 2

NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:


Navegar pela Internet com o software livre de navegação, Iceweasel, prevenindo-se de riscos.
Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida e na educação.
Identificar procedimentos de segurança na web.
Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet.
Armazenar os sites visitados no recurso fa voritos do navegador.
Exportar textos como arquivo pdf no editor de texto.
Salvar o documento com outro nome no editor de texto.

O laboratório de computador:
uma má idéia, atualmente santificada
                                                                                                                                          Gavriel Salomon

Há 20.000 anos, quando nossos ancestrais habitavam as
cavernas, as crianças - que não tinham idade para caçar - eram diariamente mandadas a uma sala da caverna, para diminuir a destruição e o incômodo que causavam. O mais distinguido ancião da tribo que tivesse passado da idade de caçar era encarregado delas, e o melhor que podia fazer era ensinar-lhes a tradição, a mitologia, e a boa conduta na vida diária da tribo. Decorando, as crianças eram logo capazes de recontar, palavra por palavra, a história do Grande Orelha, o grande caçador de mamutes, de contar nos dedos dos pés e das mãos o número de folhas de figo necessárias para temperar uma sopa de leão para doze pessoas e de recitar os 17 versos do grande poema “Fogo que Podia”. Aprender não era fácil. Afinal, só havia uma quantidade determinada de coisas que poderiam ser memorizadas mecanicamente e só cálculos simples poderiam ser feitos nos dedos das mãos e dos pés. Ainda assim, esse aprendizado era realizado com prazer por todos. Um dia, a palavra chegou com os pássaros migratórios de uma nova tecnologia, uma “tecnologia em muitos séculos de invenções”: O Lápis. Foi um burburinho é, sem hesitação, dois anciões foram mandados à Grande Caverna para aprender tudo sobre aquela maravilha. Quando voltaram, uma sala especial da caverna foi imediatamente aparelhada para fazerem estudos sobre o lápis. Foi acarpetada com as maiores folhas de mamoeiro e mobiliada com almofadas especiais, feitas de pêlo de camelo (daí a origem da palavra software). Nenhuma criança podia entrar na sala sem lavar as mãos! Fascinado com a nova tecnologia, o ancião mais voltado para o futuro foi nomeado para começar o planejamento e o ensino dos Estudos sobre a Capacidade do Lápis na sala recém-aparelhada. Aliás, bastante cedo, surgiu um completo e o mais interessante currículo de Lapislogia. E como era interessante! O currículo trazia tópicos maravilhosos! Como apontar um lápis e como usar a outra ponta para apagar; como equilibrar um lápis na orelha e como segurá-lo entre os dedos. A criança estudiosa, que tivesse sido bem sucedida nessas etapas mais difíceis, poderia começar a usar o LapisLogo (para desenhar flores), o LapisScribe (para rabiscar letras) e o LapisSupposer (para traçar a área de folhas de desenho incomum). As crianças mais bem sucedidas, a nata da nata, poderiam ainda entrar no LapisBase - para enumerar as invenções de armas da tribo, o campo de caça e a família das árvores. Um desenvolvimento interessante deu-se bem diante dos olhos dos anciães. As crianças começaram a escrever. Havia, é claro, alguma preocupação com relação à possibilidade de esse novo empreendimento interferir (ó Deus!) no que tinha sido desenvolvido no ensino de rotina da caverna regular. Lá, os professores (naquele momento já havia dois) estavam verdadeiramente preocupados como fato de que a introdução do lápis na sala privilegiada pudesse forçar algumas mudanças no aprendizado mecânico, tão bem estabelecido. Na verdade, havia uma mulher da tribo, conhecida pelo seu modo provocativo de encarar a vida (ela uma vez sugeriu que as crianças inventassem suas próprias histórias, mas é claro que em silêncio), que propôs usar o lápis em todas as atividades de aprendizado das crianças, talvez para escrever, possivelmente para fazer contas. Mas não havia realmente espaço para esse tipo de preocupação. Por que, afinal, alguém, com exceção da excêntrica mulher, chegaria a sugerir que aquele maravilhoso currículo de Lapislogia, supervisionado por renomados peritos, com suas possibilidades de desenho, escrita e cálculo, fosse tirado da sua sala especial para substituir o aprendizado automático? Por que um lápis deveria ser usado como instrumento nas rotinas diárias? (...)

Deixe um comentário sobre o que você acabou de ler.

27 comentários:

  1. O texto faz um compartivo do passado com o presnte, nos mostra a evolução do ser humano como tambem das tecnologias...assim como mostrou que antigamente como hoje em dia tudo que é novo nos assunto num primeiro momento. E que as tecnologias nunca param estão sempre se evoluindo....

    Silmara A. Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Nos faz refletir sobre os avanços, a evolução humana, principalmente sobre as tecnologias.

    Fabiana K. dos Santos

    ResponderExcluir
  3. O texto nos mostra um comparativo do uso do lápis ha milhares de anos atrás, relacionando com o computador na vida moderna, porque sabemos que tudo o que é novo nos assusta, e precisamos aprender a lidar com novas tecnologias pois como diz no texto aquela tribo aprendeu a estudar e utilizar o novo recurso, e nós da vida moderna estamos aprendendo a utilizar os recursos das midias de educação.O texto nada mais é do que uma metafora relacionando o lápis da antiguidade ao computador da vida moderna.

    Daniel Victor Poleza

    ResponderExcluir
  4. Diante do texto observamos que a tecnologia vem entrando em nosso meio diariamente, para nos auxiliar nos trabalhos do dia a dia.Em primeiro momento achamos que é dificil, mas pouco a pouco descobrimos tudo o que é possivel fazer, e com muita facilidade.

    Marlisete Campestrini

    ResponderExcluir
  5. Vemos a transformaçao que houve durante o tempo, o surgimento da evolucao, pois comecou dentro de uma sala dentro da caverna, onde apenas ensinavam suas tradicoes... e com o passar do tempo o surgimento do lapis, uma grande descoberta. E é bem assim hoje em dia, uma transformaçao muito rápida.

    Cheila Nilsen

    ResponderExcluir
  6. O texto conta como surgiu o lápis, o seu uso, etc...
    Fazendo uma comparação com o uso do computador que surgiu como uma simples máquina de pouco uso ou superfulo para alguns. Hoje o seu uso muitas vezes é indispensavel para boa parte da população.
    Att. Prof. Camila Reif Amendoeira

    ResponderExcluir
  7. Este texto nos remete ao passado,nos fazendo pensar como é importante o avanço da tecnologia, mas ao mesmo tempo nos traz muitas angústias e medos de como utilizar estes recursos em sala de aula. E que mesmo com esses avanços não devemos deixar de lado o que aprendemos, ensinando o novo, mas não deixando de ensinar valores.

    CATIANA DUARTE

    ResponderExcluir
  8. Percebe-se claramente as modificações e transformações ocorridas na história da educação. Percebe-se ainda a grande evolução referente ao ambiente escolar, salas (cavernas), tipos de lápis, etc. Enfim, nos faz refletir sobre como teve início a educação há 20.000 atrás e como está hoje.

    Daiana Raquel Venturi

    ResponderExcluir
  9. Podemos dizer que o texto faz uma comparação com o que vivemos com a vinda do computador na escola.
    Na maioria das vezes temos medo do novo, preferimos continuar a fazer do jeito que sempre fazemos.
    Mas vai chegar a hora que a a necessidade vai fezer com que mudamos, ou melhor já chegou!

    ResponderExcluir
  10. Achei o texto muito interessante pois nos mostra a grande evolução que teve durante os tempos.Faz uma comparação também dos tempos antigos e hoje,onde podemos perceber que tudo o que é novo causa um certo "medo" de tentar o novo,um medo que não podemos deixar nos atigir para que não ficamos sempre na mesmície.

    Michele Gutz Bertoli

    ResponderExcluir
  11. O texto é bem interessante, pois traz a reflexão sobre os avanços da humanidade, e a preocupação ou até mesmo a rejeição que muitos sentem em implantar algo novo!

    ResponderExcluir
  12. Adorei este texto, pois ele faz uma ótima comparação, usando a tecnologia do mundo moderno e os homens da caverna, usando apenas o lápis. Esse texto nos da uma idéia da evolução da tecnologia.

    SILVANA GOTTARDI...

    ResponderExcluir
  13. O ser humano é considerado uma maquina em evoluçao quanto mais busca, mais aprende e quer aprender, o texto mostra o quanto o ser humano avançou e persistiu num novo objetivo de aprendizado, tudo o que é aprendido numa certa forma passamos adiante, buscamos cada vez mais, mas sempre tem um começo que as vezes é dificil mas que faz parte do que buscamos aprender...
    YARA TATANI VATRIN LEITE

    ResponderExcluir
  14. O texto foi muito interessante, pois me fez perceber que as mudanças provocam revoluções na mente, bem como em nossas ações diárias. Que é preciso partir do novo para que aconteçam as mudanças, nas quais encontro-me inserida.
    Tudo que é novo assusta, mas é prazerozo.
    Cleuzonir de Liz Amancio

    ResponderExcluir
  15. Podemos observar no texto,que as novidades podem assustar algumas pessoas,mas que elas também podem ser muito uteis,assim como foi com o lápis ,alguém criou,e esta criação passou a fazer parte das nossas vidas como tudo que é criado e incorporado pela humanidade.
    ASTRIT CARIN KIEBLER PONTIZELLI

    ResponderExcluir
  16. Este texto nos mostra que nem sempre devemos ter medo do que é novo.Tudo que é novo nos surpreende e nos leva ao aprendizado!!!IVANIR

    ResponderExcluir
  17. O texto demonstra a evolução do ser humano,mas também as tecnologia que o ser humano desenvolveu para uma vida melhor e para facilitar o processo de evolução de algumas ferramentas.


    solange goulart dal pasquale

    ResponderExcluir
  18. O texto nos mostra a evolução do ser humano, como a evolução das tecnologias nos dias de hoje nos facilitando no dia-a-dia. Juliana Aparecida Mariotto

    ResponderExcluir
  19. O texto relata uma comparação dos tempos antigos com os tempos atuais, mostrando os avanços, progressos e oportunidades de adquirir novos conhecimentos aperfeiçoando os conhecimentos já recebidos através da cultura local. Tornando assim um desafio para todos, principalmente os mais antigos da tribo. Isso faz reflexão da nossa própria prática pedagógica com relação aos avanços tecnológicos.


    Monica Aparecida Santiago

    ResponderExcluir
  20. O texto é interesante porque até o momento não tinha a mínina idéia de onde, e como surgiu o lápis, e como o necessidade nos instiga a descobertas maravilhosas e hoje somos o que somos graças aos nossos ancestrais.
    ONEIDE

    ResponderExcluir
  21. Com a evolução dos tempos, a sociedade teve que se adaptar ao novo, e muitas vezes o novo assusta, pois, o desconhecemos, ao buscarmos soluções, conhecendo o que foi proposto, novamente vamos nos adaptando, e esse que era novo já entrou na nossa rotina. Mas não precisamos nos preocupar porque sempre teremos novas mudanças em nosso dia-a-dia.

    Elisiane Zanivan Peters

    ResponderExcluir
  22. A volta ao passado, a maneira de como era trabalhado e como é agora.
    A evolução que ocorreu e ao mesmo tempo a visão que cada pessoa procura demonstrar, e tudo o que está acontecendo agora é uma novidade.Algumas pessoas sentem receio de tentar novas mudanças.E essas evoluções vão cada vez aumentando pra novas grandes idéias.

    Luciana Molinari.

    ResponderExcluir
  23. O ser humano tem medo de mudança dos conflitos que eles podem gerar, porém estamos passando por um momento de revolução e de grandes mudanças na era da educação e na tecnologia em geral, isso nos assusta mas mostra que podemos avançar cada vez mais podemos ir muito mais longe com a inteligência e a perspicaz do homem.

    Adriana A. D. da Rocha

    ResponderExcluir
  24. O que me chamou atenção é que as crianças eram classificadas, os lapis eram diferenciados...nos dias de hoje o lápis ainda tão utilizado em nossa rotina vem com marketing, neste mundo que evoluiu tanto... mas que as diferenças sociais ainda são visiveis.

    Elisangela

    ResponderExcluir
  25. O texto mostra que tudo que é novo assusta provoca estranhesa e nos faz pensar no que sera bom ou ruim.
    porém ao passar do tempo tudo vem melhorando e facilitando o dia a dia das pessoas.
    O que para aquela época causou estranhesa para nós hoje é normal e assim segue a tecnologia

    Rosani Paterno da Silva

    ResponderExcluir
  26. Este texto nos mostra que desde o começo dos tempos, há ensinamentos , com o passar do tempo houve aprimoramentos dos materiais e da forma de suas utilizações, e assim foi surgindo uma evolução tecnologica muito grande, onde antes escreviamos em cavernas agora temos computadores.

    Cristiane Luana Fachini

    ResponderExcluir
  27. Através do texto percebi a grande evolução do ser humano , podendo compararar com a grande evolução que teve a tecnologia onde muitas vezes é substituida pelo próprio homem.

    Pâmela Gomes Regueira

    ResponderExcluir