TAREFA A DISTÂNCIA

 RESPONDA:

1-Você já pensou em utilizar o bate-papo pela internet nas atividades escolares? Poderia utilizá-la para acompanhar o desenvolvimento dos planos de trabalho com sua turma, por exemplo?

2-Que vantagens sua turma poderia ter em participar de uma lista de discussão com estudantes de outras escolas, cidades, países?

3-Você já imaginou como deve ser conversar por escrito com várias pessoas ao mesmo tempo, sabendo que o registro e envio das mensagens é feito pela hora da emissão, isto é, pela ordem de envio?

4-Será possível manter a coerência de turnos conversacionais entre os que perguntam e os que respondem?

5-Como manter o interesse em obter as respostas aos comentários e a contribuição de todos?

56 comentários:

  1. 1- Nunca pensei em utilizar o bate-papo nas atividades escolares, mas acredito ser possível sim ter um bom desempenho dos alunos com esta função, pois a utilização do computador como ferramenta de ensino está sendo uma idéia cada vez mais difundida nas escolas. Percebe-se cada vez mais a importância desse instrumento nas salas de aula, afinal cada dia surgem novas maneiras de usar o computador como recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso tem nos mostrado que é possível sim alterar o paradigma educacional, hoje, centrado no ensino, para algo que seja centrado na aprendizagem.


    2- Na turma do berçário que estou atuando ainda não é possível este meio de comunicação, mas em alunos de séries iniciais esse critério de ensino aprendizagem é muito enriquecedor, trazendo vantagens, como a troca de idéias e opiniões referente ao assunto estudado, novas linguagens e novas maneiras de ver as coisas, por se tratar de outras cidades e até mesmo outros países, outras culturas, costumes, enfim, são várias maneiras de pensar e agir sobre um mesmo tema/conteúdo. E essa troca de experiências e aprendizados só contribui para que esses alunos queiram buscar cada vez mais coisas novas, afinal este é um momento de transformação da sociedade, no qual as escolas devem modificar se necessário sua rotina dando espaço à modernidade, às estruturas que possibilitam uma relação mais intensa entre homem, máquina e mundo.

    3- Quando a troca de informações ocorre ao mesmo tempo, com várias pessoas, penso que dificulta e muito a transmissão de idéias seguras e pensamentos concretos a cerca de um tema, pois no bate-papo encontra-se rapidez e um ambiente super inovador, “cobrando” de certa forma que quem utiliza deste meio de comunicação sintetize suas respostas e utilize o raciocínio rápido para ler as mensagens, afinal, as mensagens são configuradas de acordo com a criatividade do usuário, utilizando cores, formas e termos comuns aos bate-papos. Quem não possui essas habilidades com certeza ficará para trás, não conseguindo acompanhar o ritmo dos demais.

    4- Apesar desse recurso tecnológico estimular a aprendizagem dos alunos, aprofundar conhecimentos e tornar as aulas mais estimulantes, torna-se bastante difícil manter uma coerência entre quem faz a pergunta e quem responde, afinal neste processo há uma troca muito grande de informações, no qual muitas vezes “embaralham” a cabeça dos usuários, respondendo o que primeiramente vem à sua mente, e não o que realmente pensa e sabe sobre o assunto. São respostas muito rápidas e abreviadas, para poder assim dar conta do “recado”.

    5- É de fundamental importância o papel do professor no meio de toda essa revolução da informação, pois é ele o facilitador da aprendizagem dos seus alunos, é ele o principal transformador e mediador desse novo ambiente. Vai depender dele a didática, a abordagem e o rumo dessas aulas, pois percebe-se que a sala de aula continuará sendo sempre a sala de aula, só que, agora, transformada em alguns detalhes, com novas ferramentas tecnológicas. E por esses aplicativos apresentarem características diversas, o professor é o que vai visualizar estas diferenças para melhor utilizá-los em sala de aula, traçando sempre metas atingíveis, para não correr o risco de fazer uso de um recurso que pouco acrescentará nas atividades educativas.

    Daiana Raquel Venturi

    ResponderExcluir
  2. 1. Com certeza seria uma atividade inovadora e muito interessante, pois toda atividade inovadora e diferente os alunos adoram, porém o tema poderia se dispersar.

    2. Dividiriam conhecimentos e idéias, sem dúvida isso traria novas aprendizagens.

    3. É como conversar em uma roda de amigos, só que nesse caso é pela internet.

    4. Sim, só que para isso a pessoa deve estar bem concentrada e ser rápida.

    5. Colocando como tema um assunto fácil e que agrade a todos.

    SILVANA GOTTARDI...

    ResponderExcluir
  3. 1-Não, nunca pensei. Poderia utilizar para conversar com outros profissionais da área e fazer, talvez, um comparativo do aprendizado das crianças.

    2-A vantagem seria a troca de experiências e conhecimento com alunos de outros lugares.

    3-Conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo para mim, foi bastante difícil, pois, tudo é muito rápido e não consegui acompanhar. Acredito que com menos pessoas seria mais fácil, ou, conversar com uma pessoa no reservado, haveria um melhor entendimento.

    4-Depende do número de participantes e da sua habilidade com o teclado.

    5-Se o assunto for do interesse de todos, com certeza haverá participação nos diálogos.

    Astrit Carin Kiebler Pontizelli

    ResponderExcluir
  4. RESPOSTAS

    1 – Nunca pensei em utilizar o bate-papo nas atividades escolares, pois tenho dificuldades em utilizar esta ferramenta, e trabalho na educação infantil. Mas acredito que as crianças teriam mais facilidade e seria interessante como um novo recurso para a aprendizagem.

    2 – Toda vez que interagimos com outras pessoas fica evidente que há troca de experiências, neste caso não seria diferente, as crianças poderão trocar experiências sobre os assuntos estudados, conhecer lugares, características e costumes de outras pessoas.

    3 – Nunca tinha participado de uma sala de bate-papo, mas levando em consideração a experiência que tivemos na sala, acho difícil, principalmente no inicio para quem tem dificuldades em utilizar o teclado. Também se trata de um diálogo dinâmico, onde as respostas devem ser sucintas e rápidas, requerendo agilidade.

    4 – Como falei na resposta anterior, quem estiver participando do bate-papo dever ser rápido. Por isso acredito ser difícil manter a coerência, pois são várias pessoas conversando ao mesmo tempo. As respostas devem ser curtas e rápidas, não são muito elaboradas, pois se demorar não consegue acompanhar o diálogo.

    5 ¬– Assim como na aula convencional ou utilizando o computador, o papel do professor consiste em organizar a aprendizagem. Desta forma cabe ao professor planejar a aula onde esta ferramenta seja utilizada da melhor forma, por exemplo, escolhendo temas de interesse comum da turma.

    Elisandra Aparecida Trentini Pauli

    ResponderExcluir
  5. De Astrit Carin Kiebler Pontizelli para Daiana Raquel Venturi:

    Lendo suas respostas, apesar de serem bem mais extensas que as minhas, pude observar que a idéia principal é a mesma, que as tecnologias estão presentes cada vez mais em nossas vidas e na vida dos nossos alunos, e que elas podem ser uma ferramenta muito útil no nosso trabalho.
    Admiro muito você, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Para Astrit e Daiana:

    Realmente as tecnologias estão ai, e como professores atuamos como instrutor de idéias para serem utilizadas com os mais variados recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  7. 1-Nunca pensei em utilizar a rede para esse fim, mas as idéias quando são boas devem ser divulgadas. Pensando no bate papo como um auxiliar pedagógico acredito que será muito bom e eficiente. Quando as aulas são bem planejadas e com acesso a esse recurso poderemos ministrar uma aula diferente além de usar um recurso que as crianças adoram, isso ajudará a enriquecer o processo de ensino do aluno.

    2- Enormes vantagens, pois os professores e alunos de escolas diferentes poderiam estar entrando em contato e ministrando uma bate papo sobre determinado assunto e dessa forma obter diversas opiniões sobre o mesmo tema.

    3- Quando penso nisso lembro um pouco do passado, da época em que enviávamos uma carta e levava semanas para o destinatário receber e responder, hoje fazemos isso em questão de minutos e as vezes em segundos obtemos a resposta.

    4- se a aula for bem planejada com certeza sim, e mesmo que fujam um pouco do assunto eles estarão debatendo sem perceber a grafia e escrita além do raciocínio rápido, tudo o que uma escola tenta ensinar através de leitura ou dinâmicas.

    5- Preparando aulas estimulantes e com assuntos interessantes

    Adriana Aparecida e Deus da Rocha

    ResponderExcluir
  8. Respostas

    1) Essa é uma questão na qual sempre tive muita curiosidade em saber se realmente funciona, mas através deste curso, pude perceber que não é impossível tornar as aulas mais “atrativas”, acompanhar o grande fluxo e avanço da tecnologia e ter um bom desempenho dos educandos.
    Através da socialização das práticas pedagógicas, observei que esta forma de “dar aula” ocorre com bastante freqüência na rotina escolar, surgindo assim, melhores desempenhos, novas experiências, socializações de saberes distintos entre si...


    2) Durante todo o tempo de serviço que tenho, trabalhei raras vezes com outra turma a não ser de Educação Infantil, na verdade é a área em que mais me sinto realizada. Assim, atualmente trabalho em uma sala de berçário, na qual este meio de comunicação ainda não seja possível, mas acredito que é de grande valia nossos alunos terem como trocar idéias, experiências, sobre o tema abordado.


    3) Na verdade, pude vivenciar pela primeira vez essa experiência na última aula do curso, onde por alguns minutos, conversamos com os todos os cursistas ao mesmo tempo. Assim, percebi que é muito interessante e divertido conversar desta forma, mas ao mesmo tempo que é bom, torna-se difícil, pois não conseguimos nos concentrar, ler e responder todos os recados, pois exige que tenhamos um raciocínio muito ágil e veloz, enviando as mensagens e recados com muita criatividade, utilizando os recursos disponíveis.


    4) Acredito que sim, mas é muito difícil manter o bate-papo com a mesma coerência, pois ocorre uma troca muito grande de informações, onde respondemos o que “vem de imediato na cabeça”, não parando para pensar e refletir antes de respondermos.

    5) Ai está o papel do professor, mediar o conhecimento e a aprendizagem dos alunos.
    Temos que deixar claro a eles que estamos mudando a maneira de darmos a aula, mas que ainda estamos numa escola, dentro de uma sala de aula onde o intuito é aprendermos juntos, este ou aquele tema. Portanto o planejamento é um recurso indispensável do professor, nele terá as orientações, os objetivos, as metas de estarmos diversificando as aulas, focando de maneira coerente o assunto abordado.


    MONICA APARECIDA SANTIAGO.

    ResponderExcluir
  9. DE: MONICA
    PARA: ELISANDRA
    ACREDITO QUE ATRAVÉS DESTE CURSO, ESTAMOS PODENDO TIRAR DÚVIDAS E AO MESMO TEMPO NOS DÁ SEGURANÇA PARA TRABALHARMOS COM AS TECNOLOGIAS, PROVANDO PARA NÓS MESMAS QUE É ATRAVÉS DA SOCIALIZAÇÃO E DA TROCA DE EXPERIÊNCIA QUE "CRESCEMOS" E ADQUIRIMOS NOVOS SABERES.
    PARABÉNS ELISANDRA. VOCÊ É UMA PESSOA DETERMINADA.

    ResponderExcluir
  10. 1) Nunca pensei em utilizar como recurso pedagógico o bate-papo pela internet nas minhas aulas, posso dizer que isso seria uma atividade muito inovadora e interessante para os pequeninos, poderia ser um recurso de muita utilidade pois o que chama a atenção o que é diferente os alunos se interessam e adoram, mas pelo outro lado seria uma atividade que dispersa, que tumultua,desviando a atenção dos alunos.

    2) Se a turma interagir com vontade sem se desligar do tema, a utilização deste recurso é de grande importância, pois ali eles vão trocar idéias, conhecimentos e aprendizagem sobre o tema em questão.

    3) Eu nunca havia participado de uma sala de bate-papo, mais já parei para pensar
    como seria, mas como todos dizem que a prática é diferente da teoria, eu tive um pouco de dificuldades, pois tem que ser bem rápido no teclado e ao mesmo tempo tem que ter muita atenção, pois estas salas são de perguntas e resposta rápidas.

    4) É possível sim ter uma coerência neste tipo de bate-papo, a pessoa só tem que ser bastante rápida ao digitar e o mais importante ter bastante atenção, estar ligado no contexto das perguntas e das respostas.

    5) Se o assunto debatido for interessante, e com o recurso desta ferramenta que também é uma idéia diferenciada, que sai do padrão, das normas, é possível sim a contribuição de todos na aula.

    Cristiane Luana Fachini

    ResponderExcluir
  11. Respostas

    1- Jamais havia pensado na possibilidade da rede de bate-papo. Seria uma novidade muito cativante, utilizá-la como um recurso didático.

    2- Muitas vantagens seriam positivas, principalmente a troca de informações, o conhecimento de outras culturas... Essa experiência só vem a acrescentar no desenvolvimento do educando.

    3- Certamente não seria muito gratificante. É difícil acompanhar, é muito rápido. As idéias, opiniões geralmente podem ser diferentes. No entanto impossível atender a todos num momento só, requer muita agilidade. O ícone reservado é um meio mais fácil, havendo assim um bom entendimento do que esta em discussão.

    4- Mesmo sendo ágil, não seria possível manter uma total coerência, pois dependera do numero de participantes, do assunto em discussão. Portanto penso que perguntas ou respostas podem não atingir os objetivos desejados ou ficarem “vagas”.

    5- Dependera principalmente da organização do educador, de seu planejamento perante o assunto e a utilização da tecnologia, tornando um recurso construtivo para o aprendizado dos alunos.

    Fabiana Krüger dos Santos

    ResponderExcluir
  12. Para Elisandra Ap. Trentini Pauli

    Certamente muitos de nós temos dificuldades em trabalhar com esses recursos tecnológicos. E como descreve Rodrigo, elas estão ai. E nós educadores devemos é integrar a elas havendo até trocas de experiências e idéias com os próprios alunos, pois muitos deles já nascem e crescem convivendo com essas ferramentas.

    Fabiana K. dos Santos

    ResponderExcluir
  13. 1-Nunca pensei. Mas acredito ser possível ser trabalhado com as séries iniciais, mas com uma boa base de estudo e com um bom planejamento, penso ser um pouco complicado pelo fato de pessoas desconhecidas entrarem, sem estar naquele grupo de estudo, pois se nós somos curiosos imagine as crianças.

    2-A vantagem de conhecer novas culturas, novos meios de interagir com o outro, discutindo temas relacionados ao que estão estudando, de como é sua vida em tal cidade, ou país.


    3-Tivemos esta experiência em sala, acho mais fácil do que na sala de bate papo, talvez por não ter experiência alguma, e ter ficado perdida no Chat, e de muitas pessoas estarem conversando ao mesmo tempo, no papel fica mais fácil, e interessante, mas devemos sempre nos atualizar, pois com certeza a maioria dos alunos já conhece muito bem este recurso tecnológico.

    4-Penso que não por muito tempo, pois várias pessoas estão se comunicando ao mesmo tempo, e não se tem tempo de pensar muito na resposta, não havendo assim um raciocínio lógico para manter o assunto por muito tempo. Talvez se fossem poucas pessoas até daria certo.


    5-Talvez se os comentários feitos fossem analisados, e respondidos calmamente seria mais fácil manter um melhor desenvolvimento do assunto em questão.

    CATIANA DUARTE

    ResponderExcluir
  14. PARA FABIANA

    concordo com você, pois não estamos adaptados ou acostumados a trabahar com este recurso em sala, e para que se alcance os objetivos propostos o planejamento deve ser bem desenvolvido. Mesmo assim, penso que á prática é muito diferente da teoria, temos que experimentar para ver o resultado.

    Catiana

    ResponderExcluir
  15. Para Adriana Ap.D.da Rocha

    E não faz muito tempo que dependíamos das cartas... O que nos resta e nos adequar a essa realidade, nos capacitando para utilizar da melhor forma os recursos tecnológicos na sala de aula.

    Elisandra Ap. T. Pauli

    ResponderExcluir
  16. De: Daiana Raquel Venturi
    Para: Astrit C.K.Pontizelli

    Olá amiga! Obrigada pelo comentário a respeito das minhas respostas. Gostei muito das suas respostas também, apesar de ser mais curtas que a minha estáo bem objetivas. Acredito também que esta nova ferramenta só irá contribuir para o nosso crescimento e para um bom ensino-aprendizagem com nossos alunos.
    Admiro muito você também... Conte sempre comigo!!

    ResponderExcluir
  17. De: Daiana Raquel Venturi
    Para:Elisandra A.T.Pauli

    Oi Elisandra...
    Gostei bastante das suas respostas, e concordo plenamente quando você diz que o professor é quem deve planejar a aula, afinal, ele é o principal mediador do conhecimento.
    Parabéns!!! Admiro você.

    ResponderExcluir
  18. De: Daiana Raquel Venturi
    Para: Monica A. Santiago

    Oi amigona!!
    Com certeza concordo com tudo que você escreveu nas suas respostas, afinal nossa maneira de pensar é muito parecida né?
    Também vivenciei pela primeira vez a experiência do bate-papo, e também amo trabalhar na educação infantil.
    Você é uma pessoa que merece o melhor!!! Parabéns e sucesso em tudo que fizer.

    ResponderExcluir
  19. 1- Já usei o bate-papo pela internet, alguns alunos não conseguiram impremir o trabalho e me mandaram o trabalho via msn.

    2- As vantagens seriam de canhecer novas pessoas, escolas e cidades, podendo diferenciar os assuntos.

    3-Acho que seria complicado responder a todos.

    4- Se for poucas pessoas, sim.

    5- Sendo um assunto de interesse a todos.

    Att. Camila Reif Amendoeira.

    ResponderExcluir
  20. 1) Sim acredito que um trabalho em cima de bate-papo seria muito interessante, inovador e valido para os alunos, pois assim poderiam trocar idéias, opiniões e ate tirar duvidas com crianças de outras escolas.
    E as tecnologias estão ai presentes em nosso dia-a-dia e as crianças tem muita facilidade de descobrir estas tecnologias e curiosidade então pra eles seria ótimo, e ate pra nos que muitas vezes não temos muito contato com estas novas ferramentas.

    2) Troca de experiências, esclarecimento de duvidas, troca de novas idéias, debate sobre opiniões diversas, ate mesmo tirar duvidas pois as vezes o professor explica, explica e o aluno não entende mas com um outro colega ele acaba entendendo. Entre tantas outras vantagens como se conhecer uma região diferente, as culturas de outros povos, a religião, etc.

    3) Há muitas pessoas que sentem dificuldade em conversar com varias pessoas ao mesmo tempo, pois não conseguem acompanhar o ritmo da conversa, dão respostas rápidas e sem entendimento do assunto. Eu já estou acostumada a este tipo de conversa então não tive dificuldade. Claro que quando você conversa apenas com uma pessoa você tem bem mais tempo para pensar e raciocinar no que vai falar.

    4) Depende da intimidade que a pessoa tenha com esta tecnologia, se for alguém que tenha dificuldade em ler rápido e digitar ela vai se perder e dar respostas rápidas sem pensar no assunto.

    5) Cabe ao professor organizar a aula da melhor forma para seus alunos, sempre lembrando de escolher um tema de conhecimento e interesse dos mesmos.

    Silmara Ap. Cardoso

    ResponderExcluir
  21. DE: Silmara

    Para: Silvana

    Li as suas resposta e nossa opiniões são as mesmas sobre o tema. Afinal somos nos os professores os mediadores de conhecimento

    ResponderExcluir
  22. DE SOLANGE GOULART

    PARA:CRISTIANE LUANA FACHINI

    OI,ACHO QUE PENSAMOS QUASE IQUAIS, POIS ALGUAMAS DAS DIFICULDADE SÃO O USO DA TECNOLOGIA E NÓS PRECISAMOS ESTAR SEMPRE ATUALIZADOS E ESSE CURSO ESTÁ DANDO UM SUPORTE PARA ISSO ACONTECER.

    ResponderExcluir
  23. 1- Nunca pensei em utilizar o bate-papo como instrumento pedagógico mas acredito que ainda não será possível em nossas escolas, pois muitos de nossos alunos não tem acesso a computadores e em nossa biblioteca não temos internet. Percebo que essa é uma ferramenta necessária e devemos buscar mais recursos e informatizar ainda mais nossos alunos dando aula de informática extra-classe.

    2- Socializar conhecimentos trocar idéias e experiências.

    3- Para gerações que estão vindo será mais fácil, mas na ultima aula que realizamos esse trabalho quase não consegui interagir pois tudo é muito rápido e eu não tenho essa agilidade.

    4- Pode ser possível mais a pessoa precisa ter mais agilidade com essa ferramenta.

    5- Quando o tema é interesse de todos.


    Elisangela Demarch Henn

    ResponderExcluir
  24. 1- O bate-papo é uma ferramenta nova para mim, por isso nunca pensei utilizá-las nas atividades escolares. Mas com certeza é uma atividade que necessita de planejamento pois é algo novo, atrativo e disperça muito fácil.

    2- Troca de idéias, a oportunidade uma região diferente, sua cultura e religião.


    3- Eu sinto dificuldades para conversar com varias pessoas ao mesmo tempo, mas é muito divertido conversar desta forma e requer muita agilidade.

    4- Se for alguém que já tenha mais habilidades com esse recurso poderá ler rápido e responder sem perder o raciocínio.


    5- O professor terá papel essencial assim como a contribuição a participação de todos.


    Cleia Demarch Cristiano

    ResponderExcluir
  25. 1- Não pensei em utilizar esse método, pois trabalho com educação infantil e não seria viável.
    2- mas concordo que participar de uma lista de discussão com cidades, escolas e Países deferentes, seria muito vantajoso, pois haveria uma grande troca de idéiias.
    3- É preciso ter muita atenção e um pensamento rápido para que isso aconteça.
    4- Acho que a conversa acaba fugindo um pouco do assunto a ser tratado.
    5- De forma rápida e objetiva.

    ResponderExcluir
  26. 1-Penso ser uma ferramenta muito interessante, mas acho que o professor tem que ser muito cuidadoso para que o foco do assunto seja mantido.

    2-Conheceria outras culturas,costumes outros assuntos bem como socializaria muita coisa e assim teria varias opiniões sobre o mesmo assunto.

    3-Sei que seria mais lento, mas acho que o assunto seria refletido com mais clareza, apenas um pouco mais lento.

    4-Sim para quem ja domina a ferramenta pode sim, mas para quem é leigo fica difícil.

    5-Sendo um assunto que seja do interesse do aluno bem como uma aula bem planejada.

    Rosani Paterno da Silva

    ResponderExcluir
  27. De Rosani Paterno da Silva para
    Silvana Gottardi

    Li suas respostas e achei bem interesante, seu pensamento vai de encontro ao que eu penso.

    ResponderExcluir
  28. Para Daiana Rquel Venturi

    Achei suas respostas completas e bem explicadas.

    Marlisete Campestrini

    ResponderExcluir
  29. RESPOSTAS

    1 – Nunca me passou pela cabeça em utilizar o Bate- papo em sala de aula, é um modo de comunicação bem mais atual e que a maioria dos educando utiliza diariamente . O educador precisa se reinventar na forma de ensinar e aprender tanto presencial quanto virtualmente, a internet abre um horizonte inimaginável de opções, como o bate-papo nos permite fazer discussões a distancia em tempo real e de forma muito rápida.

    2 – A turma vai poder expor suas opiniões as vantagens e desvantagens e assim discutindo com educandos de varias regiões, também conhecendo culturas crenças, imaginando outros lugares criando e buscando novas idéias.

    3- A conversa vai ficar mais elaborada e mais extensa e um pouco mais lenta, pois até pensar, escrever, enviar e as outras pessoas fazer à mesma coisa se tornaria mais lento, bem diferente do que utilizando a internet, não desprezando a escrita que é de suma importância para o desenvolvimento do ser humano.

    4 – Acho muito difícil manter a coerência, pois é uma tecnologia muito rápida e exige pensamentos muito rápidos, uma coordenação motora muito boa para movimentação do teclado, mais como nada é impossível e nossas crianças e adolescentes estão em meio a tantas tecnologias para nós pode até ser difícil, mas para eles é muito mais fácil.

    5 – Com assuntos que envolva os alunos que sejam de interesse necessidade dele, antes de iniciar com o bate-papo pode buscar com os alunos o que eles gostariam de estar debatendo com outros alunos.

    ELISIANE ZANIVAN PETERS

    ResponderExcluir
  30. Tarefa

    Nunca pensei, mas é possível realizar dentro da sala de aula, numa determinada disciplina os alunos comentam uns para os outros o que aprenderam sobre o conteúdo elaborado tornando a aula mais dinâmica e chegando a aprendizagem.

    É troca de experiência entre eles tornando-os mais interagidos na disciplina.


    Eu particularmente nunca participei de um bate-papo mas observei que precisa estar bem concentrado para acompanhar as informações pois as perguntas e respostas são rápidas, mas achei bem divertido.

    Torna-se um pouco difícil de manter a coerência mesmo sendo uma troca de
    informação, pois as vezes devido a rapidez se perde as informação.

    É muito importante para o professor que realize esse conhecimento tecnológico, pois sendo um mediador do conhecimento deve fazer parte da sua rotina. O professor saberá a hora certa de aplicar dentro do seu cotidiano pedagógico.

    Yara Tatani Vatrin Leite.

    ResponderExcluir
  31. DE: Elisiane PARA: Silmara

    Apesar de tantas mudanças, a comunicação presencial é fundamental , e vai ser sempre, para conhecer-nos, para estabelecermos elos de confiança. O olho no olho ainda é decisivo para definir objetivos,. Eu creio que isso vai ser sempre. Mas também há momentos em que a presença virtual, a comunicação virtual é importante. Ela cria uma interação mais livre. Há pessoas que, às vezes, são mais quietinhas em sala de aula e que se soltam através de Internet.

    ResponderExcluir
  32. para ELISIANE ...

    ACHEI SUAS RESOSTAS MUITO INTERESSANTE E CONCORDO COM O QUE VOCE FALA PRINCIPALMENTE NA QUESTÃO 4 A RESPEITO DA TECNOLOGIA
    ASS.YARA TATANI VATRIN LEITE

    ResponderExcluir
  33. 1- É uma maneira interessante de passar o conhecimento, pois hoje existem mais informações atuais do que dos livros. É uma maneira de instruir mais o aluno nos estudos já que hoje as crianças estão mais adeptas ao novo mundo digital.

    2- Com crianças já alfabetizadas seria um jeito bastante inovador, pois os alunos podem discutir vários assuntos, como por exemplo, línguas, trocas de informações, debates sobre o que está correndo no mundo, dar suas próprias opiniões, isso favorece o aluno a se desenvolver mais na aprendizagem.

    3- Quando se está trocando várias informações ao mesmo tempo, acredito que o assunto a ser debatido foge um pouco do pensamento, onde dificulta um pouco, pois hoje usam muito abreviações na palavras e para quem não está acostumado fica mais difícil. Mas quem escreve corretamente quando está no bate-papo por exemplo perde mais tempo e perde o pensamento no ue está querendo expressar.

    4- É possível desde que haja ferramentas que mediem e limitem a ação de cada participante.

    5- O interesse em obter as respostas deve ser recíproco, não apenas partindo do professor em fazer com que os alunos obtenham as respostas mas da própria consciência do aluno em ser dinâmico na sala de aula.

    LUCIANA MOLINARI

    ResponderExcluir
  34. DE MONICA
    PARA DAIANA

    VALEU AMIGA. SÃO PALAVRAS ASSIM QUE ME MOTIVAM A PERMANECER NESTA LONGA CAMINHADA DA EDUCAÇÃO.
    É BOM PODER TRABALHAR COM PESSOAS QUE NOS DÃO A CHANCE DE PROVARMOS O QUE REALMENTE SOMOS, QUEBRANDO ASIM OS VELHOS CONCEITOS E PARADIGMAS QUE SE TEM DA GENTE.
    VOCÊ É UMA GUERREIRA, CONTINUE SENDO ESSA PESSOA QUE IRRADIA A TODOS A LUZ INTERIOR QUE HABITA EM VOCÊ.

    ResponderExcluir
  35. 1 – É uma maneira interessante de passar o conhecimento, pois, hoje existem mais informações atuais que nos livros é uma maneira de instruir mais o aluno nos estudos já que hoje as crianças estão mais adeptas ao novo mundo digital.

    2 – O com crianças já alfabetizadas seria um jeito bastante inovador, pois os alunos podem discutir varias assuntos, como por exemplo, línguas, trocas de informações, debates sobre o que está ocorrendo no mundo, dar suas próprias opiniões, isso favorece o aluno a se desenvolve r mais na aprendizagem.

    3 – Quando se está trocando várias informações ao mesmo tempo, acredito que o assunto a ser debatido foge um pouco do pensamento, onde dificulta um pouco, pois hoje usam muito abreviações nas palavras e para quem não esta acostumada fica mais difícil, mas quem escreve corretamente quando esta no bate papo, por exemplo, perde mais tempo e pensamento.

    4 – É possível desde que haja ferramentas que mediam e limitem a ação de cada participante.

    5 – O interesse em obter as respostas deve ser recíprocas, não apenas partindo do professor em fazer com que os alunos obtenham as respostas, mas da própria consciência do aluno em ser dinâmico na sala de aula.

    ResponderExcluir
  36. De Luciana Molinari para Elisiane Zanivan Petersen:

    Como na questão 2 acho que pensamos de uma forma igual, pois usando a internet como forma de estudo buscam em alunos diferentes novas formas de estudar e dar suas opiniões para outros alunos no assunto que estam debatendo.

    ResponderExcluir
  37. DE Elisangela Demarch Henn para Cleia Demarch Cristiano

    Concordo com você pois planejamento é essencial direcionamos nosso trabalho transformamos nossas aulas mais atrativas e com certeza iremos obter a participação de todos os alunos. Continue sendo essa Professora maravilhosa.

    ResponderExcluir
  38. De Cleia Demarch Cristiano para Elisangela Demarch Henn

    É verdade nossa escola ainda precisa de internet mas temos uma biblioteca maravilhosa com excelentes computadores, então podemos melhorar e informatizar nossos alunos com aulas de informatica extra-classe. Sei que você faz um trabalho maravilhoso e logo irá conseguir colocar internet nos computadores de nossa biblioteca.

    ResponderExcluir
  39. 1-Nunca pensei em usar especificamente o Bate –papo, mais sim a internet como forma de pesquisa, mais temos ainda pequeno problema com a falta de acesso dos computadores na questão da internet, mais seria uma forma de trabalhar a inclusão digital dando oportunidade do aprendizado de forma diferente da nossa realidade, no entanto o professor terá que ter um bom planejamento para obter atenção dos alunos.

    2-As vantagens seriam conhecimento de outras culturas, e ter oportunidades de socialização, onde o professor poderia ser mediador dessas conversar para que o aluno saiba depois interagir.

    3-Penso que certa forma os alunos que temos hoje, pode-se dizer a maioria tem grande habilidade, seria uma forma onde poderíamos trabalhar a atenção, concentração dos alunos.

    4-Sim penso que se for números pequenos de alunos consigam-se manter atenção e aluno possa acompanhar.

    5-Sendo um tema bem trabalhado antes, para que consiga o interesse das crianças.

    Pâmela Gomes Regueira

    ResponderExcluir
  40. DE Pâmela para Adriana

    Bem lembrado da carta, e com certeza tecnologia não vai ser diferente.Ela esta evoluindo constantemente, nós que somos mediadores temos que estar preparados para essas evoluções, procurando adaptar-nos às transições ajustando-as ao processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  41. De Elisangela para Pamela

    Você também se preocupou com o acesso dos nossos alunos as novas tecnologias, precisamos ainda mais inovar nossa pratica pedagógica.
    bj amiga...

    ResponderExcluir
  42. De: Silmara

    Para: Elisiane

    Concordo plenamente com o que você me falou Zane...que ha pessoas que se soltam mais atraves da informatica e que o olho a olho vale bem mais.
    Eu admiro muito seu trabalho e carater...

    nunca perca isto em você....te adoro

    ResponderExcluir
  43. Parabéns aos cursistas do curso: Introdução à Educação Digital, pela participação, comprometimento e dedicação nas atividades à distância. O conteúdo abordado gerou muitas concepções e discussão elencadas por vocês que fazem acontecer.

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  44. 1- Nunca imaginei utilizar o bate-papo nas atividades escolares, mas como a tecnologia esta a cada dia avançando mais e mais, e computadores estão sendo inseridos nas escolas, como ferramentas de ensino, com certeza pode sim utilizar o bate papo nas atividades, pois é um novo meio de ensino. E os alunos, terão um grande desenvolvimento.
    2- As vantagens que os alunos teriam, era a troca de idéias e de opiniões, conhecimento do assunto a ser discutido em ambas as partes, conhecendo novas culturas.
    3- Já tivemos a oportunidade de vivenciar esse momento de conversar com varias pessoas por escrito ao mesmo tempo. É uma ótima maneira, mas dificulta muito, pois deve ser muito rápido, ao ler a mensagem e responder. Pois a pessoas que não dominam a informática rapidamente, tem grande dificuldade, fazendo com que fiquem para traz.
    4- Não, pois é muito rápido, e as vezes o que pergunta, não recebe uma resposta coerente, pois o que responde para não perder tempo, responde a primeiro coisa que pensa, não sendo a resposta desejada. É muito pouco tempo, fazendo com que seja um assunto confuso.
    5- - É de grande importância o papel do professor nessa revolução da informação, ele o principal mediador desse novo ambiente. Depende dele, qual será a didática, o rumo dessas aulas. Será uma sala de aula agora transformada com alguns detalhes, com novas ferramentas tecnológicas. O professor é o que vai visualizar estas diferenças para melhor utilizá-los em sala de aula, traçando sempre metas atingíveis, para não correr o risco de fazer uso de um recurso que pouco acrescentará nas atividades educativas.

    Cheila Nilsen

    ResponderExcluir
  45. De Cheila
    Para Daiana

    Dai concordo com tudo o que você escreveu. para uma melhor aprendizagem para nossas crianças e alunos, so depende de nós professores, tem cara e coragem para correr ataz daquilo que desejamos.

    adoro muito sua amizade....
    bjux

    ResponderExcluir
  46. 1- Na verdade nunca pensei em utilizar o bate papo como uma ferramenta de ensino, talvez por pensar que esse meio de trabalhar poderia dispersar muito o assunto estudado.
    Mas com toda a certeza a internet e o computador são ferramentas riquíssimas como instrumento de ensino.

    2-Penso que esse meio de trabalho poderia trazer aos alunos trocas de experiências, trocas de idéias e conhecimentos.

    3-Pela experiência vivenciada no curso pude perceber que não é muito fácil conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, apesar de ser um meio de se comunicar muito rápido.Percebo a importância de sempre estar se atualizando para não ficar para traz .

    4-Se haver muita concentração acredito que sim, caso contrário acredito que ficará bem complicado pois são várias pessoas querendo perguntar e respondendo ao mesmo tempo.

    5-Não somente na utilização desse meio de ensino, como até mesmo dentro de uma sala de aula, o professor que deverá instigar a atenção e o interesse do aluno.Neste caso, trabalhando assuntos da atualidade e do interesse dos alunos.

    Professora Michele

    ResponderExcluir
  47. De Michele
    Para Silmara
    Vejo sempre muita dedicação e interesse de sua parte em tudo o que faz...
    Concordo com tudo o que falou, respostas claras e objetivas.

    ResponderExcluir
  48. De Michele
    Pra Daiana

    Adorei suas respostas pois achei que foram diretas e objetivas.
    Vejo sua preocupação em estar sempre se atualizando e se preparando para seus alunos.
    É de professores assim que o Brasil precisa, competentes e preocupados com a educação.

    ResponderExcluir
  49. DE: Adriana
    Para: Astrid

    Oi amiga!
    Também tive muita dificuldade em acompanhar a escrita com a leitura, são muitas pessoas escrevendo e querendo respostas quase instantâneas, sei que tenho um domínio razoável com a escrita, mas infelizmente não consegui acompanhar o raciocínio rápido exigido para o trabalho realizado.Você comentou em fazer o bate papo com menos pessoas, mas acredito que não terás o resultado esperado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  50. DE: CRISTIANE LUANA FACHINI

    PARA: SOLANGE GOULART

    POIS É , PARA QUERERMOS TRABALHAR COM AS TECNOLOGIAS DEVEMOS EM PRIMEIRO LUGAR CONHECER COMO ELAS FUNCIONAM, QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS E OS SEUS MALEFÍCIOS.

    ResponderExcluir
  51. DE: CRISTIANE LUANA FACHINI
    PARA: ROSANI P. DA SILVA

    LI SUAS RESPOSTAS E CONCORDO COM VC.PARA A UTILIZAÇÃO DO BATE-PAPO TEM QUE TER MUITA ATENÇÃO E BASTANTE AGILIDADE NOS DEDOS PARA NÃO SE PERDER NAS PERGUNTAS E RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  52. De: Camila Reif Amendoeira
    Para: Pâmela Gomes Regueira
    Gostei muito das suas respostas e concordo com você sobre o asseço a internet que hoje ainda é restrito a algumas pessoas.
    Att.

    ResponderExcluir
  53. DE: SILVANA
    PARA: SILMARA

    Sim, concordo com você, nossa opinião sobre o tema é a mesma, como seria interessante essa troca de informações dos alunos com alunos de outras escolas, ou até mesmo de nós professores com outros professores.

    ResponderExcluir
  54. DE: SILVANA
    PARA: ROSANI

    OI, TAMBÉM LI SUAS RESPOSTAS, CONCORDO COM VOCÊ, TEMOS O MESMO PENSAMENTO, ACHO MUITO INTERESSANTE ESSA TROCA DE INFORMAÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA COM ALUNOS DE OUTRAS ESCOLAS, E ATÉ MESMO DE NÓS PROFESSORES COM OUTROS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  55. 1. Ainda não trabalhei, mas acho que seria muito interessante uma nova maneira de trocar idéias e aprimorar o conhecimento.
    2. O CONHECIMENTO DE NOVAS CULTURAS, ASSUNTOS DIFERENTES, BUSCANDO UMA NOVA INTERAÇÃO NA TROCA DE IDÉIAS E OPINIÔES.
    3.Acho que seria um entercambio bom,mas nossos alunos ainda necessitam de mais treino, pois muitas pessoas conversando ao mesmo tempo, fica dificil de ter um raciocineo rapido, independente do assunto.
    4. Acredito que dificulta um pouco o raciocineo bem como a troca de idéias, pois a pessoa necessita de concentração.
    5. Acho que o professor precisaria ser o intermediador, dispondo de um tema fácil, para ter um bom respaldo.

    Professora: Cleuzonir

    ResponderExcluir
  56. Respostas

    1- Não havia pensado ainda. Mas com um bom planejamento é possível utilizar o bate-papo nas aulas. O único problema penso eu seria outras pessoas entrarem e dispersarem a aula.
    2- Troca de informação, cultura e idéias com pessoas de outras cidades e países.
    3- Eu não consigo conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, já tentei via MSN, mas não consegui teclar rápido para responder para todos.
    4- Pode ser possível mas a pessoa tem que ser muito rápida com este recurso.
    5- Se for um assunto que chame a atenção de todos haverá sim participação de todos os interresados. Juliana Aparecida Mariotto

    ResponderExcluir