CURSO: Introdução à Educação Digital


Seja bem vindo(a) ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, do município de Pouso Redondo. O Curso de Introdução à Educação Digital tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino. Tem também a intenção de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.


Estrutura e Organização

Encontros presenciais semanais de, no mínimo, 2h e estudo a distância, de no máximo, 2h por semana.

DESEJAMOS SUCESSO NO ESTUDO E NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

4 comentários:

  1. Professora: Silmara Aparecida Cardoso
    Série: 3º Ano

    Projeto Vamos Combater o Piolho

    Justificativa:
    • È muito comum, principalmente no verão, surgirem problemas relacionados a infestação de piolhos na sala;
    • Mas, às vezes não é fácil conscientizar os pais da importância de estarem atentos ao problema, já que apenas um aluno pode fazer com que todos os outros venham a ter piolho, portanto não basta que um ou outro cuidem das cabeças de seus filhos, é importante que TODOS o façam;
    • Por isso, também a importância de conscientizar os alunos para que possam em casa cobrar de seus pais.


    Objetivo:
    Fazer com que os alunos tenham conhecimento do que é o piolho, como acontece sua transmissão, como se trata, como se previne e os maus que ele pode causar a nosso corpo.

    Desenvolvimento:
    1. Dividir a sala em 8 grupos de 3 alunos;
    2. Cada grupo recebera um tema onde iremos ate a sala de informática e no Google eles iram procurar as informações necessárias, anotando no caderno;
    3. Os 8 grupos irão receber um tema pra procurar que serão:
    1º O que é piolho?
    2º O que é pediculose?
    3º Sintomas do piolho.
    4º Conseqüências do piolho.
    5º Como se trata o piolho.
    6º Como acontece a transmissão do piolho.
    7º características do piolho.
    8º Curiosidades sobre o piolho.
    4. Depois de feita a pesquisa os alunos passam para a professora e os colegas o que acharam;
    5. Construção de um informativo que será distribuído para todos os alunos da escola, com os dados procurados na internet pelos alunos;
    6. Varias atividades envolvendo o temas como: problemas de matemática, cruzadinha, jogo dos 7 erros, caça- palavras, etc;

    ResponderExcluir
  2. PROJETO CANTIGAS DE RODA E BRINCADEIRAS ANTIGAS.

    TURMA: PRÉ-ESCOLAR

    Justificativa:


    As cantigas são muito importantes no desenvolvimento da criança, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. As cantigas podem ser comparadas a baús que guardam diferentes tesouros. Por isso tem crescido o número de educadores que procuram recuperar a força e o brilho dessas arcas encantadas. A brincadeira educa e libertam os gestos, as atitudes de amizade, de partilha, de solidariedade. Brincadeira é coisa séria neste mundo de hoje e podemos contar com a tecnologia, a mídia em geral, para resgatar a cultura e as brincadeiras tradicionais, as antigas cantigas de rodas, os jogos tradicionais, as músicas do folclore infantil, os contos, que constituem as raízes de nossa identidade infantil.

    Objetivos:
    Pesquisar na internet sobre as diferentes cantigas de roda que existem.
    Proporcionar a leitura das canções.
    Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda.
    Resgatar as brincadeiras mais antigas.

    Metodologia:


    Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos, livros e internet cantigas de roda e as brincadeiras.
    Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas e as brincadeiras.
    Analisar as cantigas de roda
    Criar e inventar outras cantigas de roda e outras brincadeiras.



    Adriana Aparecida de Deus da Rocha

    ResponderExcluir
  3. PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Tema: Interação homem x Meio ambiente.

    JUSTIFICATIVA

    Não existe consciência de modo geral por parte da nossa população, de que os maus cuidados ambientais são uma grave ameaça a vida. Então vimos uma grande necessidade de mudança na forma de encarar o papel do ser humano no mundo.
    Nós os seres humanos, temos que estar conscientes com a questão meio ambiente. A humanidade tem que se conscientizar na questão da poluição, se continuarmos com essas poluições não haverá futuro, pois o futuro de nós humanos está na relação homem e natureza. À medida que a humanidade aumenta a natureza por si será prejudicada, pois aumentam as necessidades, os conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função tecnológica.
    Com o aumento de milhares de pessoas, conseqüentemente aumenta o meio urbano, gerando milhares de toneladas de lixo e esses lixos empilhados na natureza, ocorrendo assim à degradação do meio onde o homem vive, tirando a vida vegetal e animal de seu equilíbrio ecológico.
    Com este projeto procuraremos mostrar soluções que podem ser colocadas em prática, mostrando que assunto tem a ver com o dia-a-dia da criança , ensinando a preservar o meio em que vive.
    Com esse projeto estaremos ajudando microempresas, como a de reciclados, assim como os artesões da região, incentivando-os a fazer a coleta seletiva, e aos artesões a idéia da fabricação de bolsas ecológicas, assim como outros objetos.
    É necessário então, a ação do professor, junto a comunidade, no sentido de que este possa desenvolver-se e transformar-se num cidadão participativo, crítico, responsável e letrado a ponto de tornar-se livre para transformar a própria sociedade e sua ação perante o problema homem, e meio ambiente.
    Por isso a necessidade de trabalharmos estas questões ambientais com alunos para que mais tarde conseqüentemente não sofra.
    OBJETIVOS
    Objetivo Geral: sensibilizar as crianças e a comunidade quanto a importância da preservação do meio ambiente e ao uso adequado dos recursos naturais.
    Objetivos Específicos:
     Fazer uma apresentação do que é meio ambiente;
     Fazer uma pesquisa n internet sobre a destruição ambiental e a preservação ambiental;
     Conscientizar as crianças e alunos a importância de preservar o meio ambiente.
     Descartar o uso excessivo de sacolas plásticas e assim conscientizar o uso de sacolas ecológicas.
     Orientar para a reciclagem.
    Juliana Aparecida Mariotto

    ResponderExcluir
  4. Trabalho com o uso da internet.
    Disciplina: Educação física
    Trabalho em grupo com pesquisa na internet e apresentação.
    Objetivo:Conhecer o histórico e as regras do esporte basquetebol.
    Metodologia: -alunos divididos em grupos de 5 pessoas.
    -pesquisar sobre a história do basquete.
    -pequisa com o auxílio da internet na escola ou lanhause.
    -apresentação oral, e montagem de cartazes para a apresentação do tema.
    Materiais: internet, folhas de oficio e papel pardo.
    observação: os alunos encontraram dificuldades com o uso da internet e com o computador pelo fato de que a maioria não tem computador em casa.
    Oneide Alonso

    ResponderExcluir