O planeta terra está em perigo?
O aquecimento global tem sido descrito como a maior ameaça à humanidade. De acordo com a revista Science, o que preocupa os pesquisadores “é a possibilidade de termos iniciado uma lenta, mas irrefreável, avalanche de mudanças”. De fato muitos concordam que a terra está ficando cada vez mais quente, mas estão incertos quanto às causas e as conseqüências. Dizem que as atividades humanas talvez sejam um fator, mas não necessariamente o principal.
Um dos motivos é que os complexos processos físicos por trás dos sistemas climáticos não são entendidos plenamente. Outro motivo é que os grupos interessados na proteção do meio ambiente costumam interpretar à sua maneira dados científicos, como os usados para mostrar por que a temperatura está aumentando.
A TEMPERATURA ESTÁ MESMO AUMENTANDO?
De acordo como o recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), patrocinado pela ONU, o aquecimento global é “equívoco”, ou seja, um fato; e é “bem provável” que a humanidade tenha boa parte da culpa. Alguns não concordam com isso, em especial quanto ao fator humano, mas admitem que a temperatura nas cidades possa estar aumentando por causa do crescimento delas. Alem disso, o concreto e o aço absorvem o calor do sol com facilidade e, em geral, demoram a esfriar à noite. Mas a temperatura medida nas cidades, não reflete o que acontece nas regiões rurais e pode distorcer as estatísticas globais.
Por outro lado, Clifford, um alemão idoso que mora numa ilha perto da costa do Alasca, afirma ter visto mudanças como os próprios olhos. Os habitantes de sua aldeia atravessam o mar congelado para caçar caribus e alces. Mas o aumento da temperatura está impossibilitando o estilo de vida tradicional. “as correntes mudaram, as condições do gelo mudaram, o congelamento do mar de Chukchi... mudou”, diz o alemão. Segundo ele, antes o mar congelava no fim de outubro, mas agora só congela no fim de dezembro.
Em 2007, o aquecimento também se tornou evidente na Passagem do Noroeste, que pela primeira vez na História ficou completamente desobstruída. “o que vimos este ano comprova que os períodos de degelo estão ficando mais longos”, disse um cientista do Centro Nacional de Dados sobre os Gelos e as Neves, dos EUA.
O EFEITO ESTUFA: ESSENCIAL PARA A VIDA
Um dos motivos para essas mudanças é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural essencial para a vida na terra. Quando a energia solar chega à terra, cerca de 70% é absorvida, aquecendo o ar, o solo e o mar. Se não fosse esse mecanismo, a temperatura média da superfície terrestre seria de uns 18ºC negativos. Por fim, o calor absorvido volta ao espaço na forma de radiação infra-vermelha, evitado assim que a terra superaqueça. Mas a atmosfera retém mais calor quando poluentes mudam sua composição. Isso pode fazer com que a temperatura da terra aumente.
Gases como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e vapor de água contribuem para o efeito estufa. A concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera aumentou de nodo significativo nos últimos 250 anos, desde o inicio da Revolução Industrial e o aumento no uso de combustíveis, fósseis, como carvão e petróleo. Outra possível causa da intensificação do efeito estufa é o aumento da quantidade de animais de criação, pois seus processos digestivos produzem metano e óxido nitroso. Alguns pesquisadores mencionam outras causas do aquecimento que, segundo eles, ocorrem antes que o homem nem pudesse influenciar o clima.
APENAS UMA VARIAÇÃO NORMAL?
Os que duvidam que os humanos sejam responsáveis pelo aquecimento dizem que a temperatura da terra já teve variações significativas no passado. Mencionam os chamados períodos glaciais, quando a terra era supostamente bem mais fria do que agora; e, para apoiar a teoria do aquecimento natural, citam evidências de que em certa época em regiões frias, como a Groelândia, crescia vegetação típica de regiões mais quentes. No entanto, os cientistas admitem que quanto mais voltam no tempo, mais difícil é afirmar como era o clima.
O que causou as significativas variações de temperatura antes da influência humana? Entre as possíveis causas estão às manchas e erupções solares, que têm a ver com as variações da emissão de energia solar. Além disso, a órbita da terra se movimenta em ciclos que duram milhares de anos e afetam a distância entre nosso planeta e o sol. Existe também a influência da poeira vulcânica e das mudanças nas correntes oceânicas.
TAREFA:
MOMENTO DE REFLEXÃO
Responda essas questões pertinentes para discussão desse texto, http://www.blogger.com/www.professorrodrigoeducandoparaofuturo.blogspot.com relatando sua opinião sobre o aquecimento global.
1- Você acha que contribui para o desacelerado aquecimento global?Justifique sua resposta.
2- Que ações e atitudes você como educador pode contribuir para que esse fenômeno possa ser controlado?
3- Como você trabalharia o tema: “AQUECIMENTO GLOBAL” com sua turma?
4- O que podemos esperar da humanidade para salvar o planeta terra?
5- A temperatura da terra está aumentando, que efeitos isso terá sobre nós e sobre o meio ambiente?
Ótimo trabalho!
Fonte:
Revista: DESPERTAI! Agosto 2008, p. 4-7.