A importância da EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Através do meio ambiente esta sendo enfatizada a questão referente á Educação Ambiental que consiste em lançar o conhecimento escolar a realidade das comunidades além de envolver os estudantes em ações ambientais através de projetos.
É necessário analisar o conteúdo ambiental que esta sendo trabalhado nas escolas e nos CEIs com as crianças, sabemos que o saber educativo contribui para a construção da sociedade, com isso é necessário um trabalho de qualidade sobre Educação Ambiental com os educandos, para que possam auxiliar na prevenção do meio ambiente.
A Educação Ambiental pressupõe modificar os esquemas cognitivos dos participantes envolvidos no processo educacional, construindo novos caminhos, principalmente das crianças/alunos, que necessitam crescer com uma visão mais ampla sobre os recursos naturais, e a sua utilização no dia-a-dia como matéria prima e sua forma de preservação.
Pensar em educação ambiental nos dias de hoje é pensar numa educação voltada para aprendizagens significativas ao mundo globalizado é proporcionar perspectivas que criem idéias inovadoras e permitem formar cidadãos críticos, reflexivo e participativo, apto a tomar decisões e contribuir para o desenvolvimento das ações humanas.
E Educação Ambiental promove a transformação dos conhecimentos teóricos e práticos fundamentados numa perspectiva determinada à construção de um espaço inovador.
A incorporação do Meio Ambiente à Educação Ambiental formal possibilita o contato direto dos educadores e educandos com a realidade complexa de processos de conservação da natureza social e ecológica, trazendo uma compreensão do mundo através de diferentes processos desde a formação de nível básico até a formação superior.
A Educação Ambiental prepara o individuo para a vida enquanto membro da biosfera, fazendo-o compreender saber lidar com sistemas ambientais de maneira global gerenciando melhor as relações sociais e ambientais, aumentando a produtividade e evitando o desperdício e danos a natureza. Fundamentalmente é uma educação para um futuro harmônico e a chave para isto é o aprimoramento do ser humano.
Perceber a história do ambiente em que vive suas fontes de satisfação e insatisfação é de fundamental importância, pois só assim conhecendo a cada um será possível a realização de um trabalho com bases locais, partindo da realidade para a ação, o objetivo é promover a sensibilização, bem como o desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente.

70 comentários:

  1. Meio Ambiente é um tema de grande importancia para ser trabalhodo com as crianças/alunos. Pelo grande apelo que a natureza faz em seu silencio. E a grande destruição das matas, agua e aminais. O homem (nós) estamos destruindo tudo o que a de bom para desfrutarmos, e esse projeto trabalha com a prevernção do Meio Ambiente é bom pelo fato de que podemos educar as crianças desde cedo para preservar o meio em que vivemos e continuarmos vivendo com a natureza. Sabendo desfruta-la com consciência.
    Franciani da Silva

    ResponderExcluir
  2. Preservar o meio ambiente é muito sério, pois é daí que sobrevivemos!
    Estou muito entusiasmada o curso está me chamando muita atenção!
    Professora:Sonia Maria das Neves Borghezan.

    ResponderExcluir
  3. Nos dias de hoje não há como não se preocupar com questões relacionadas a esse tema tão importante que é o meio ambiente, e a melhor forma de ajudar o nosso planeta é conscientizar as crianças, pois são elas o nosso futuro. E se as incentivarmos a cuidar do meio ao qual vivemos desde pequenas, ensinando-as maneiras corretas de usar o que Deus nos deu, talvez ainda haja solução para os graves problemas ambientais que crescem a cada dia. Incentivando os pequenos a serem cidadãos conscientes.
    CATIANA DUARTE

    ResponderExcluir
  4. Não adianta falar da educação ambiental é preciso praticar.

    Camila Reif Amendoeira.

    ResponderExcluir
  5. A preservação da vida na terra é de absoluta responsabilidade nossa educadores ou não, viemos da natureza e devemos preserva-la. A sensibilização de nossas crianças hoje depende do que com consciência faremos em sala.beijo
    Giocemara Aparecida Verdi

    ResponderExcluir
  6. Ensinar a preservar o meio ambiente é direito e dever de todos!
    O curso está sendo satisfatório para mim!
    Professora:Lucimara da Silvera.

    ResponderExcluir
  7. Sensibilizar as pessoas para a questâo ambiental é a melhor forma de podermos alcançar resultados positivos, pois as pessoas estão conscientes pois a mídia, a escola, poder público, outras instituição sempre estão discutindo sobre o mesmo, mas precisamos SENSIBILIZÁ-LAS para que possam fazer ações... Somente cuidamos, preservamos se conhecemos e amamos aquilo que nos rodeiam.
    Jerusa Schiochet

    ResponderExcluir
  8. Para causar mudanças é necessário iniciar a educação ambiental desde a infancia.

    Verônica Da Silva

    ResponderExcluir
  9. Trabalhar sobre o meio ambiente é um assunto muito impotante, onde desde criança devemos sensibilizá-los para a preservação, consientização e agir de forma correta se quizermos um mundo de sustentabilidade.
    Roseli Farias Schepers

    ResponderExcluir
  10. O futuro do nosso planeta vem sendo a grande preocupação da humanidade, principalmente porque o "homem" tem destruído muitas reservas naturais e nem todos são renováveis . Como professora, espero contribuir para que nossas crianças sejam mais conscientes da importância de preservar.
    Astrit C. K. Pontizelli

    ResponderExcluir
  11. A concientização tem que partir da realidade dos nossos alunos, seja ele da educação infantil ou da superior.
    Rosani Paterno da Silva

    ResponderExcluir
  12. Educar para preservar o meio ambiente é educar para preservar á vida.

    Ineuzir Ap. Kiebler Kramel

    ResponderExcluir
  13. A Educação Ambiental surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. Temos que nos conscientizar que essa educação tem que partir de nós mesmos. Não adianta pensar que isso não faz parte de nossa vida. Está muito mais presente do que imaginamos.
    A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão ultrapassada, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.
    Vamos tomar consciência de que trata-se de um processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e de que conscientes podemos participar desse processo.

    Professora: Tatiana Felix Leite

    ResponderExcluir
  14. A educação ambiental deve partir das escolas, ensinando seus alunos a preservar o meio em que vivemos, desde de um tempo a mais chuveiro, até a escovaçao dos dentes.
    Reeducando os nossos hábitos de respeito e preservação do meio ambinte!

    ResponderExcluir
  15. Penso que quando o indivíduo está envolvido com o tema Meio Ambiente fica mais fácil participar do que é proposto. Nós como educadores temos o maior desafio de envolver as crianças de modo que mudem seu comportamento levando a uma mudança de atitude.

    Professora Tania Regina Pacheco

    ResponderExcluir
  16. A partir deste texto pude observar que se trata de uma mobilização quanto aos acontecimentos da nossa realidade, atravéz de trabalhos com reciclagem podemos ainda salvar o que imaginamos não ter mais solução.

    Professora Elderica Lenzi

    ResponderExcluir
  17. Os educadores devem mostrar aos alunos que a educação ambiental funciona e que os primeiros a servirem de exemplos somos nós, os professores.
    Paula Reif Amendoeira

    ResponderExcluir
  18. A preservação ambiental pode ser um tema muito batido nos dias de hoje. Mas se nós não começarmos a preservar o meio ambiente não teremos o que deixar para nossos filhos e netos. Já temos muito animais, plantas que foram extintas. Que veremos só através de figuras nos livros. É com os pequeninos que nós começaremos a semear a preservação do meio ambiente.
    Juliana Aparecida Mariotto

    ResponderExcluir
  19. A partir deste texto pude observar que se trata de uma mobilização quanto aos acontecimentos da nossa realidade, através de trabalhos com reciclagem podemos ainda salvar o que imaginamos não ter mais solução.

    Professora Elderica Lenzi

    ResponderExcluir
  20. A partir deste texto pude observar que se trata de uma mobilização quanto aos acontecimentos da nossa realidade, através de trabalhos com reciclagem podemos ainda salvar o que imaginamos não ter mais solução.

    Professora Elderica Lenzi

    ResponderExcluir
  21. Temos que conscientizar nossas crianças/alunos desde a educação infantil para a importância de preservarmos o meio ambiente, ou seja, o meio em que nós vivemos, só assim teremos seres críticos...

    Marizete de Sousa da Silva.

    ResponderExcluir
  22. Devemos cada vez mais alertar nossos alunos no comprometimento que o ser humano tem com o meio ambiente e tem que partir de nos pois são nas pequenas atitudes que nos educandores, sociedade,devemos iniciar a prevenção para um futuro digno de merecimento com as maravilhas que o meio ambiente nos oferece

    ResponderExcluir
  23. Nós estamos num desafio, pois temos que levar o indivíduo a pensar globalmente e agir localmente.

    Professora Bernadete Aparecida Soares Lunelli

    ResponderExcluir
  24. Nós estamos num desafio, pois temos que levar o indivíduo a pensar globalmente e agir localmente.

    Professora Bernadete Aparecida Soares Lunelli

    ResponderExcluir
  25. Realmente a questão ambiental é uma preocupação de todos nós. Pois é visível que há necessidade de comerçarmos hoje, para que amanhã possamos ver os resultados das nossas ações.Precisamos nos unir em prol desta causa, e trabalharmos juntos em busca de um "mundo melhor", honrando com tudo que Deus nos deixou.Conte comigo!
    Professora:Monica Aparecida Santiago.

    ResponderExcluir
  26. pensar na educação ambiental hoje é pensar em uma escola voltada para o futuro.

    Marcia M. Ferrari

    ResponderExcluir
  27. Temos que conscientizar nossas crianças/alunos desde a educãção infantil, para á preservação do meio ambiente, ou seja, o meio em que nós vivemos, para assim termos seres críticos....

    Marizete de Sousa da Silva.

    ResponderExcluir
  28. Promover aulas instigantes envolvendo este tema é necessário sempre, nós educadores podemos mostrar um caminho para uma vida melhor conscientizando nossos educandos para que possam levar seus conhecimentos para seu cotidiano.

    Raquel Abigail C. Siewerdt

    ResponderExcluir
  29. A conscientização para preservar o meio ambiente se dá em açôes concretas...

    Helena Venturi.

    ResponderExcluir
  30. Diante de tantos problemas ambientais, não podemos mais ficar na sensibilização. É hora de agir... Como educadora, mostro aos meus alunos que é importante mudarmos de habitos, como por exemplo, na hora de usamos a água para higiene pessoal ou da casa, quando vamos ao supermercado, até mesmo, quando vamos a um restaurante. É necessário ação, mudança, transformação, mutação... sensibilizando não vamos resolver os problemas do meio. Na minha opinião já foi a era da sensibilização.

    Profª Graziella Schneider
    educadora

    ResponderExcluir
  31. pensar na educação ambiental hoje é pensar em uma escola voltrada para o futuro

    Marcia M. Ferrari

    ResponderExcluir
  32. A conscientizaçâo para preservar o meio ambiente se dá em ações concretas...

    Helena Venturi.

    ResponderExcluir
  33. Não é o planeta Terra que vai acabar e sim a existência do ser humano sobre ela!
    Grupo Objetivas do curso de educação ambiental

    ResponderExcluir
  34. pensar na educaçlão ambiental hoje é pensar em uma escola voltada para o futuro.

    Marcia M. Ferrari

    ResponderExcluir
  35. devemos se aprofundar mais neste assunto em sala de aula para que isso aconteça realmente.temos que concentizar o ser humano que ele esta se alto prejudicando cada vez mais com os seus atos.
    Hoje ainda vimos muitos comentarios que devemos de proteger o meio ambiente, mas não è isso que acontece para chegar la vai ter que acontecer uma grande mudança para obtermos algum resultado partindo de nos e da administração.

    ResponderExcluir
  36. Trabalhar ou refletir o tema meio ambiente é um popuco amplo,pois envolve tudo o que está a nossa volta, sendo um mundo totalmente poluido.Mas se cada um de nos fazer o minimo possivel para preservar-lo,em alguns anos teremos o ar,a agua ou mesmo o mundo mais limpo, onde possamos usufruirmos de um meio ambiente com mais dignidade.

    Solange Goulart Dal Pasquale

    ResponderExcluir
  37. Nós educadores devemos conscientizar os pais e alunos para uma educação ambiental produzindo e cultivando e evitando os danos e desperdicios a natureza.

    Cleidemar Verdi

    ResponderExcluir
  38. Pensar na Educação Ambiental hoje,é pensar em uma escola voltada para o futuro.

    Marcia M. Ferrari

    ResponderExcluir
  39. como educadora devo incentivar meus alunos desde a educacao infantil a proteger o meio ambiente pois disto dependera o futuro de cada um deles.
    Devo conscientiza-los de que o nosso planeta pode morrer se nós não cuidar-=mos dele hoje.

    Marcia Ap. dos Santos

    ResponderExcluir
  40. todas as entidades, principalmente as familias estarem envolvidos com este tema, sendo um tema global, todos devem ter consciencia para este processo educacional construindo novos caminhos crescer com uma visão mais ampla para esta preservação.

    Yara Tatani Vatrin Leite

    ResponderExcluir
  41. DEVEMOS DE SE APROFUNDAR MAIS NESSE ASSUNTO EM SALA DE AULA PARAQUE ISSO ACONTEÇA DE VERDADE.
    TEMOS QUE CONCENTIZAR OSER HJUMANO QUE ELE ESTA SE PREJUDICANDO CADA VEZ MAIS COM SEUS ATOS.
    HOJE VIMOS MUITIS COMENTARIOS QUE DEVEMOS DE PROTEGER O MEIO AMBIENTE, MAS NÃO É ISSO QUE ACOTECE. PARA CHEGARMOS ÃO UM CONCENSO VAI TER QUE ACONTECER UMA GRANDE MUDANÇA PARA OBTERMOS ALGUM RESULTADO VAI TER QUE PARTIR DE NOS E DA ADMINISTRAÇAO.
    Francisco

    ResponderExcluir
  42. Nossas crianças precisam de fatos concretos para conscientização de que o ambiente em que vivem faz partedo futuro.

    Marinalde Nolli Cardoso

    ResponderExcluir
  43. Temos que conscientizar nossas crianças/aluno pois dela que depende o nosso amanhã.Mas primeiro temos que nos educar,pois não é uma tarefa fácil,só depende de nos.

    ResponderExcluir
  44. Nós como educadores estamos conscientes da realidade quie está atingindo nosso meio ambiente, temos o dever de estar educando nossas crianças para crescerem conscientes de como preservar o meio ambiente.

    Maria Pereira Dias

    ResponderExcluir
  45. A visão de preservação de meio ambiente transmitida pelos educadores, no dia-a-dia do contexto escolar, só se completa com a participação efetiva de todos os seguimentos: familia, governantes, etc.Com certeza os educandos faram a diferença no futuro, com o que plantamos agora.

    Maria Iolita Kiebler Kramel.

    ResponderExcluir
  46. Consciente é a grande maioria...o que está faltando é ação (educação) em preservar, em reciclar, em repensar na vida, em combater o desperdício... e reflorestar!

    Maria Iracy Jomes.

    ResponderExcluir
  47. Com certeza é de fundamental importância o que o diz o texto, porém é dificil a conscientização de todo o mundo para os problemas futuros pois todos sabem da gravidade do assunto e poucos fazem alguma coisa para mudar a situação e consequentemente melhorar a qualidade Ambiental.

    Profª Eliani Pontizelli.

    ResponderExcluir
  48. Vemos que hoje ninguem respeita mais o meio em que vivemos, ele está se acabando. E vemos em nossas crianças de hoje um futuro melhor para nossos filhos, netos e bisnetos etc, pois educação ambiental se trabalha desde pequenos para que cresçam neste convivio de uniao com o meio em que vivem, que hoje esta sendo destruido

    Cristiane Luana Fachini

    ResponderExcluir
  49. Consciente é a grande maioria...o que está faltando é ação (educação) em preservar, em reciclar, em repensar na vida, em combater o desperdicio...e reflorestar.

    Maria Iracy Jomes.

    ResponderExcluir
  50. A preservação do meio ambiente so se concretizará nas nossas ações e atos do dia-a-dia, não adianta ter só consciência, mais sim se sensibilizar e agir.
    Pâmela Gomes Regueira

    ResponderExcluir
  51. Com certeza é de fundamental importância o que diz o texto, porém é dificil a conscientização de todo o Mundo para os problemas futuros, pois todos sabem da gravidade do assunto e poucos fazem alguyma coisa para mudar a situação e conseuqentemente melhorar a qualidade Ambiental.

    Profª Eliani Pontizelli.

    ResponderExcluir
  52. Com certeza além de ser importante ela agora é essencial e "urgente" para a nossa Vida. Sabemos que não depende só de nós para que ações sejam feitas. Porém muitas vezes nós acomodamos, deixando o problema para resolver "amanhão". O problema está aí no nosso dia - a - dia e cada vez mais nítido. devemos começar a AGIR para que não nos arrependamos no Futuro.

    Profª Luciana Alvarenga

    ResponderExcluir
  53. Diante da atual situação em que estamos vivendo se não conscientizarmos as nossas crianças/alunos, como será no futuro, pois é deles que depende o nosso amanhã.Mas cada um de nos deve fazer a sua parte não esperar só pelo próximo.

    ResponderExcluir
  54. Diante da atual situação se não conscientizarmos nossas crianças/alunos sobre a preservação do meio ambiente o que será do nosso amanhã.

    ResponderExcluir
  55. Profª Lucimara Sardo19 de junho de 2009 às 04:40

    Diante da atual situação em que vivemos se não conscientizarmos nossas crianças/alunos o que será do nosso meio ambiente pois delas dependemo nosso amanhã, mas tambémtemos que fazer a nossa parte não só esperar que o outro faça.

    ResponderExcluir
  56. Falar e projetar o “amanhã” exige o conhecimento de todos. Pertence a cada um de nós, sem prejuízo dos direitos e interesses do outro, agir e sugerir ações que nos levem a um mundo muito melhor em que saibamos compatibilizar nossas necessidades de crescimento sócio-econômico com o uso adequado dos recursos naturais. Isso é um enorme desafio, sendo que nossas crianças e jovens vêm crescendo num Mundo muito consumista então, portanto temos que sensibiliza- las da Importância do Meio Ambiente.

    Profª Evelize Cristofolini

    ResponderExcluir
  57. Falar e projetar o “amanhã” exige o conhecimento de todos. Pertence a cada um de nós, sem prejuízo dos direitos e interesses do outro, agir e sugerir ações que nos levem a um mundo muito melhor em que saibamos compatibilizar nossas necessidades de crescimento sócio-econômico com o uso adequado dos recursos naturais. Isso é um enorme desafio, sendo que nossas crianças e jovens vêm crescendo num Mundo muito consumista então, portanto temos que sensibiliza- las da Importância do Meio Ambiente.

    Profª Evelize Cristofolini

    ResponderExcluir
  58. O texto é muito importante, pois a melhoria da aprendizagem só ocorre quando fazemos trabalhos interdisciplinares, a fim de que as crianças/ jovens comecem a ter conhecimentos e se Sensibilizar da Importância do Meio Ambiente.

    Elizonete Alves Monteiro

    ResponderExcluir
  59. O texto é muito importante, pois a melhoria da aprendizagem só ocorre quando fazemos trabalhos interdisciplinares, a fim de que as crianças/ jovens comecem a ter conhecimentos e se Sensibilizar da Importância do Meio Ambiente.

    Elizonete Alves Monteiro

    ResponderExcluir
  60. Achei um texto muito bom. concordo com o texto, pois temos sim que fazer com que nosas crianças tenham um pensamento diferente em relação ao meio ambiente e aos recursos naturais, para que assim tambem ajam fazendo diferenaça.

    Micheli Gutz Bertoli

    ResponderExcluir
  61. O texto nos sugere trabalhar a educação ambiental de forma consciente e começar com os pequenos. é nosso dever alertar nossos pequenos para a realidade do nosso meio ambiente e das dificuldades que enfrentaremos em um futuro proximo.

    Jaqueline A. Poleza

    ResponderExcluir
  62. "Meio Ambiente" é um tema muito importante que devemos trabalhar e devemos sim começar lá pelos pequenos que são o futuro de amanhã.
    diante de tantas coisas que nos deparamos todos os dias, seja vendo na tv, ouvindo e vendo em nossa cidade não podemos tapar nossos olhos.
    temos que conscientizar nossas crianças, como eles devem usufruir do meio ambiente sem destrui-lo.
    Afinal isso é um bem precioso que ganhamos e que não podemos deixar acabar assim sem fazermos nada.
    isso não significa que vamos mudar o mundo mas, se cada um de nos fazer sua parte todos juntos vamos fazer a gtande diferença.
    Não basta apenas falarmos temos que agir.
    E é isso que temos que ensinar as nossas crianças a serem cidadões conscientes.
    O curso esta sendo maravilhoso por essa troca de experiencias, atitudes e ideias que estamos trocando umas com as outras.

    Silmara Aparecida Cardoso

    ResponderExcluir
  63. A saúde, a felicidade e a própria sobrevivência dos nossos filhos amanhã dependerão das nossas atividades de hoje. A espécie humana sobreviverá se soubermos ensinar a criança a respeitar a natureza e a conservar o ambiente propício à vida, coisa que deveriamos ter aprendido no passado.

    Adriana Aparecida de Deus da Rocha

    ResponderExcluir
  64. A saúde, a felicidade e a própria sobrevivência dos nossos filhos amanhã dependerão das nossas atividades de hoje. A espécie humana sobreviverá se soubermos ensinar a criança a respeitar a natureza e a conservar o ambiente propício à vida, coisa que deveriamos ter aprendido no passado.
    Adriana Aparecida de Deus da Rocha

    ResponderExcluir
  65. Concordo mto com o texto, nós que somos professores devemos conscientizar nosso alunos, desde os pequenos para que preservem o meio ambiente em um todo, pois futuramente são eles que viveram nesse mundo...

    Cheila Nilsen

    ResponderExcluir
  66. A questão meio ambiente vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
    A principal função do trabalho com o tema meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.

    Profª
    Cintia

    ResponderExcluir
  67. A educação que se preocupa em preservar o meio ambiente defende e protege a vida.
    Professora: Ineuzir

    ResponderExcluir
  68. Todos nós professores sabemos que a escola deve ter o papel principal neste processo de conscientização, do cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Por isso é necessário estarmos capacitados para ensinar aquilo que fará a diferença.
    Professora: Nice L.M. Santos

    ResponderExcluir