AQUECIMENTO GLOBAL

O planeta terra está em perigo?

O aquecimento global tem sido descrito como a maior ameaça à humanidade. De acordo com a revista Science, o que preocupa os pesquisadores “é a possibilidade de termos iniciado uma lenta, mas irrefreável, avalanche de mudanças”. De fato muitos concordam que a terra está ficando cada vez mais quente, mas estão incertos quanto às causas e as conseqüências. Dizem que as atividades humanas talvez sejam um fator, mas não necessariamente o principal.
Um dos motivos é que os complexos processos físicos por trás dos sistemas climáticos não são entendidos plenamente. Outro motivo é que os grupos interessados na proteção do meio ambiente costumam interpretar à sua maneira dados científicos, como os usados para mostrar por que a temperatura está aumentando.

A TEMPERATURA ESTÁ MESMO AUMENTANDO?

De acordo como o recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), patrocinado pela ONU, o aquecimento global é “equívoco”, ou seja, um fato; e é “bem provável” que a humanidade tenha boa parte da culpa. Alguns não concordam com isso, em especial quanto ao fator humano, mas admitem que a temperatura nas cidades possa estar aumentando por causa do crescimento delas. Alem disso, o concreto e o aço absorvem o calor do sol com facilidade e, em geral, demoram a esfriar à noite. Mas a temperatura medida nas cidades, não reflete o que acontece nas regiões rurais e pode distorcer as estatísticas globais.
Por outro lado, Clifford, um alemão idoso que mora numa ilha perto da costa do Alasca, afirma ter visto mudanças como os próprios olhos. Os habitantes de sua aldeia atravessam o mar congelado para caçar caribus e alces. Mas o aumento da temperatura está impossibilitando o estilo de vida tradicional. “as correntes mudaram, as condições do gelo mudaram, o congelamento do mar de Chukchi... mudou”, diz o alemão. Segundo ele, antes o mar congelava no fim de outubro, mas agora só congela no fim de dezembro.
Em 2007, o aquecimento também se tornou evidente na Passagem do Noroeste, que pela primeira vez na História ficou completamente desobstruída. “o que vimos este ano comprova que os períodos de degelo estão ficando mais longos”, disse um cientista do Centro Nacional de Dados sobre os Gelos e as Neves, dos EUA.

O EFEITO ESTUFA: ESSENCIAL PARA A VIDA

Um dos motivos para essas mudanças é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural essencial para a vida na terra. Quando a energia solar chega à terra, cerca de 70% é absorvida, aquecendo o ar, o solo e o mar. Se não fosse esse mecanismo, a temperatura média da superfície terrestre seria de uns 18ºC negativos. Por fim, o calor absorvido volta ao espaço na forma de radiação infra-vermelha, evitado assim que a terra superaqueça. Mas a atmosfera retém mais calor quando poluentes mudam sua composição. Isso pode fazer com que a temperatura da terra aumente.
Gases como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e vapor de água contribuem para o efeito estufa. A concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera aumentou de nodo significativo nos últimos 250 anos, desde o inicio da Revolução Industrial e o aumento no uso de combustíveis, fósseis, como carvão e petróleo. Outra possível causa da intensificação do efeito estufa é o aumento da quantidade de animais de criação, pois seus processos digestivos produzem metano e óxido nitroso. Alguns pesquisadores mencionam outras causas do aquecimento que, segundo eles, ocorrem antes que o homem nem pudesse influenciar o clima.

APENAS UMA VARIAÇÃO NORMAL?

Os que duvidam que os humanos sejam responsáveis pelo aquecimento dizem que a temperatura da terra já teve variações significativas no passado. Mencionam os chamados períodos glaciais, quando a terra era supostamente bem mais fria do que agora; e, para apoiar a teoria do aquecimento natural, citam evidências de que em certa época em regiões frias, como a Groelândia, crescia vegetação típica de regiões mais quentes. No entanto, os cientistas admitem que quanto mais voltam no tempo, mais difícil é afirmar como era o clima.
O que causou as significativas variações de temperatura antes da influência humana? Entre as possíveis causas estão às manchas e erupções solares, que têm a ver com as variações da emissão de energia solar. Além disso, a órbita da terra se movimenta em ciclos que duram milhares de anos e afetam a distância entre nosso planeta e o sol. Existe também a influência da poeira vulcânica e das mudanças nas correntes oceânicas.

TAREFA:


MOMENTO DE REFLEXÃO
Responda essas questões pertinentes para discussão desse texto, http://www.blogger.com/www.professorrodrigoeducandoparaofuturo.blogspot.com relatando sua opinião sobre o aquecimento global.
1- Você acha que contribui para o desacelerado aquecimento global?Justifique sua resposta.
2- Que ações e atitudes você como educador pode contribuir para que esse fenômeno possa ser controlado?
3- Como você trabalharia o tema: “AQUECIMENTO GLOBAL” com sua turma?
4- O que podemos esperar da humanidade para salvar o planeta terra?
5- A temperatura da terra está aumentando, que efeitos isso terá sobre nós e sobre o meio ambiente?
Ótimo trabalho!
Fonte:
Revista: DESPERTAI! Agosto 2008, p. 4-7.


44 comentários:

  1. 1- Acho que contribuo sim, acho que todas as pessoas acabam contribuindo diariamente com o aquecimento global. Ao consumirmos demasiadamente em nossas residências ou mesmo em nossos locais de trabalho estamos contribuindo para aumentar o aquecimento global. O mesmo efeito ocorre na quantidade de lixo que produzimos e no deslocamento que fazemos com nossos automóveis, entre outras atividades cotidianas. Estamos tão acostumados com essas atividades corriqueiras, que nem nos damos conta de quem essa é a maior contribuição que estamos dando para o aquecimento global.

    2- Devemos com urgência pensar e colocar em prática tecnologias sustentáveis, como energia solar, eólica e buscar também outras alternativas que façam com que o nosso planeta sofra menos. A conscientização das nossas crianças, desde o jardim da infância, também é fundamental. Abundam idéias, sobram alternativas, mas não temos investimentos nestes setores fundamentais.

    3- Na minha turma, formada por crianças de 3 a 6 anos, tento trabalhar de maneira mais lúdica porém sem fugir das obrigações e da seriedade que convém o tema. Converso diariamente com as crianças sobre os cuidados que temos que ter em relação ao nosso planeta. Para eles esse tema ainda é um pouco amplo e difícil de entender. Com pequenas atitudes mostradas por nós educadores podemos fazer com que as crianças imitem nossas ações e assim se conscientizem aos pouquinhos o quanto é importante cuidar da nossa Terra.

    4- Esperar o máximo possível. Desde uma simples conscientização, até que sejam tomadas medidas essenciais para frear ou pelo menos desacelerar esse processo. A humanidade está muito tranqüila em relação ao aquecimento global, não estão dando a devida importância que ele tem sobre a nossa vida. As autoridades também devem ter consciência que esse processo está desacelerado e tomar as medidas cabíveis e necessárias para que isso tenha um fim.

    5- O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta incluindo plantas, animais e seres humanos. Os efeitos e as conseqüências serão ou já são grandes e catastróficas. A diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos esses já são alguns efeitos que estão se evidenciando cada vez mais. Nos dias de hoje já podemos observar tais efeitos. Com o passar dos tempos e a falta de cuidados da humanidade com o planeta, esse efeitos podem ser ainda mais evidenciados. Podemos por exemplo ter em nosso país a existência de furacões, coisa que nos dias atuais nem pensamos que possa existir. Mas já temos exemplos de que a natureza está pedindo socorro. As variações climáticas são um exemplo. Temos as estações do ano que estão cada vez mais indefinidas. A existência de chuvas e enchentes em tempos de seca, e por aí vai....


    Professora cursista: Tatiana Felix Leite.

    ResponderExcluir
  2. Sonia Maria das Neves Borghezan
    1- Sim, ando de transporte público e a pé e evitando jogar lixo nos rios, para não poluir o meio ambiente.
    2- Conversando com as crianças ensinando eles a reciclar e cuidar do nosso ambiente.
    3- Trabalharia de maneira clara, para que eles aprendam e tenham como hábitos para os dias de hoje e para o futuro.
    4- Se nós educador, ensinar, incentivar nossos alunos, familiares e comunidade em geral, podemos esperar um planeta salvo e limpo.
    5- Terá muitas desgraças, mortes de seres humanos, animais, aves, peixes e grande escassez da produção agrícola por falta da àgua e do calor escesivo.
    4-

    ResponderExcluir
  3. 1- Acho que todos nós contrubuímos sim para o aquecimento global. O crescimento da população através disso cresce as construções, o concreto toma conta de toda a cidade , também o uso descontrolado de combustíveis nos veiculos.Muitas vezes até inconscientemente, mais infelizmente todos nós contribuímos sim para o aquecimento global.

    2- Como educadora posso contribuir passando tais informações para meus alunos, influênciando neles a vontade de saber mais , através de textos informativos sobre o assunto e tentar conscientiza- los de que se cada um de nós colaborasse um pouquinho, juntos poderiamos melhorar muito o problema.

    3- Trabalharia através de muita reflexão com as famílias de meus alunos e com auxílio de uma pesquisa eles iriam dectetar ou não os problemas com seus veículos , seu mau uso, etc. Depois fariamos um esclarecimento para a cidade através da distribuição de textos informativos de como está a nossa cidade, nossas empresas, olarias, etc., e que se não fizermos alguma coisa a situação vai se agravar muito.

    4- Sou pessimista , acho que não podemos esperar muito, pois ninguem da importância ao assunto e não se da conta da gravidade da situação.

    5- Tais efeitos aos poucos não seriam vistos , mas a medida em que o tempo vai passando se tornara um mal irreparável com muito claor determinadas plantas não sobreviverão e com isso os animais e nós humanos sofreremos as consequências, sem contar que a água cada vez chegará mais perto de acabar.

    Professora Eliani Pontizelli

    ResponderExcluir
  4. 1ºR:Sim, evitando o acumulo de lixo nos lixões, evitando a poluição dos rios e florestas.

    2ºR:Educar as crianças para que elas cresçam conscientes das suas atitudes, para que no futuro possam respirar com tranquilidade.

    3º Explicando a eles o que causa o aquecimento que é através de acúmulo de lixo, industrias, energia eletrica ligada sem necessidade, o ecesso de carros etc.

    4ºR: conscientização, de cada cidadão para que cada um faça sua parte.

    5º Teremos mais doenças, o ser humano estará cada vez mais sufocado pela poluição e com certeza mais mortes, também causará mortes de peixes, animais e menos produtos agricolas por falta de água, a escassez irá causar sérios problemas para a humanidade.

    Profª Maria Pereira Dias

    ResponderExcluir
  5. 1. Sim. Pois as cidades continuam crescendo, continuamos poluindo o ar mesmo sabendo que isso pode nos causar.
    2. Fazer projetos com as crianças que os mobilizem de uma forma que passem a agir depois de se conscientizar do que vem acontecendo, pois saber todos diz que sabem, mas mudar atitudes poucos mudam.
    3. Pediria que fechassem os olhos e se imaginassem vivendo dentro de um grande forno, onde teriam dificuldades de respirar e, a cada dia novas e perigosas doenças em seus corpos. Depois disso trabalharia o planeta no passado, presente e futuro e o que podemos fazer para não deixar o pior acontecer.
    4. O que podemos esperar por mais que não queiramos acreditar pode ser o pior, pois se cada um continuar esperando pelo outro para começar a fazer alguma coisa o problema pode se agravar e muito, mas devemos esperar que a conscientização leve as pessoas a começar mudar seus atos para começar a salvar o planeta terra, começando por mim.
    5. os piores efeitos, pois teremos a impressão de estar vivendo dento de um grande forno em temperatura alta se isso não for controlado, e como conseqüência novas doenças começaram .

    Michele Gutz Bertoli

    ResponderExcluir
  6. 1. Sim. Pois o mundo esta crescendo muito rápido e, estamos esquecendo que todo esse crescimento prejudica o mundo, o planeta, contribuindo para o Aquecimento Global.
    2. Trabalhar mostrando a verdadeira realidade, para fazer com que as crianças conscientizem do que esta virando nosso planeta, e propor mudanças e torna-las realidade e não deixar somente escrito no papel.
    3. Fazer uma experiência, representar o planeta em forma de circulo e colocar perto do fogo e, mostrar se não cuidar do planeta será isso que acontecera com ele futuramente. Viveremos como se estivéssemos dentro do fogo, e cada vez ficando mais quente. Conscientizar para cuidar desde hoje.
    4. Se formos esperar pela humanidade para salvar o mundo, estaremos todos perdidos. Por isso cada um de nós deve fazer a nossa parte, mesmo se for somente algo pequeno. Só assim salvaremos o mundo.
    5. Seram os piores efeitos que podemos imaginar, pois será muito quente, estaremos vivendo dentro do fogo, será a mesma sensação.

    Cheila Nilsen

    ResponderExcluir
  7. 1-Sim só pelo fato de conhecer o assunto mais claro e abertar as pessoas mais proxima a adquirir consciencia e conhecimento já estou ajudando,mas cada um deve fazer sua parte.
    2-Como educadora tomaria medidas de exemplos,conversas para com as crianças desde lá do berçario.exp:colocar o lixo no lixo,serem mais organizados desde pequenos,assim quando crescerem serao cidadoes conscientes dos seus deveres.
    3-Atraves de divugacao,de exemplos,passeios para conhecer todos os aspectos que contribui para o aquecimento global.
    4-Que cada pessoa toma consciencia dos seus atos como cidadao respeitador do meio ambiente,sabendo que é nossa maior riqueza nacional.
    5-A saude ja esta sendo prejudicada,pois ar que respiramos não é o mesmo,a agua que bebemos até veneno tem,as doenças estao aumentando devido agrotóxicos,e as pessoas estao vivendo menos.

    professora:Yara

    ResponderExcluir
  8. 1ºR: Sim, fazendo a reciclagem do lixo, e evitando sair de carro, o que ocasiona a poluição tanto sonora, quanto do ar.

    2º Educando as crianças com gestos simples. conscientizando-as para nunca jogar lixo pelas ruas, plantar árvores nas barrancas dos rios, conscientizar à respeito da água para que eles entendam e façam uso moderado dela, ao escovar os dentes, tomar banho, ao lavar as mãos.

    3ºR: Mostrando para eles videos de desenhos que mostram o que está acontecendo com o planeta e principalmente com a nossa cidade de forma educada e divertida, mas mostrando a realidade. Estimulando e fazendo trabalhos e brincadeiras de acordo com o tema.

    4º A Conscientização.

    5º A temperatura do ar vai aumentar, as geleiras todas irão derreter, e irá aumentar o indice de água do mar, o que irá ocasionar destruição nas cidades litoraneas.
    Com o aumento do lixo, e com o calor intenso haverá aumento de insetos, pragas, e roedores que trasmitirão doenças, viroses e ipedemias.

    Proª Cintia Coelho

    ResponderExcluir
  9. 1- não. apesar de saparar lixo . mas vejo que muita coisa faço sem perceber e poderia cuidar mais.
    2. Minhas atitudes no trabalho podem melhorar.
    3. como não estou em sala de aula, esta é uma pergunta pertinente mas como coordenadora minhas açoes para que o CEI seja conscientizadora.
    4.penso que estão tomando atitudes mas acho tarde.
    5.devastador.
    Giocemara

    ResponderExcluir
  10. 1) Sim, evito fazer coisas que possa aumentar o aquecimento global, como não faço queimadas, não desmato e tento economizar energia elétrica.
    2)Tento passar aos alunos o que é aquecimento global e como podemos evitar para o aumento.
    3)Trabalharia com uma aula expositiva e dialogada, e se possivel passaria o documentário sobre aquecimenta global.
    4)Que tenho mais conciência sobre este assunto, pois se não vamos perder o qu a gente tem de melhor a nossa vida e dos demais.
    5)Vamos ficar sem água, o clima vai mudar totalmente, ficaremos sem estações definidas, animais vão morrer e plantas também.
    Camila Reif Amendoeira

    ResponderExcluir
  11. 1- O aquecimento global é real! parece que nós, a humanidade não estamos levando muito a sério a gravidade do problema por ser lenta as mudanças causadas por nossas ações. pesquisas nos mostram que são fatos irrefreáveis a avalanche de mudanças. O que eu contribuo para o desaceleramneteo do aquecimento é cuidar do escape do meu carro, para não fumacear e poluir o ar, cuidar dos spray que compro para que sejam poluentes.

    2- Chamar os pais dos alunos para uma palestra sobre o tema , com um profissional da área.
    Espalhar pela cidade slogam com esclarecimento do comprometimento de cada um , pois até ficar calado é um tipo de não dar importância a gravidade do assunto.

    3- Trabalharia na sala com esclarecimento , com livros, revistas, jornais e DVD's , pois assistindo as transformações que está acontecendo , será impactante aos nossos alunos.

    4- Comprometimento , principalmente das grandes potências industriais.

    5- O sol mais venenoso que nos causam doença;
    A água potável está acabando, a consequencia disso é assustador.
    Sem água , sem energiae sem energia , sem progresso.

    VERONICA DA SILVA

    ResponderExcluir
  12. 1-Penso que sim. Porque tenho uma vida normal como a maioria dos seres humanos que vivem nesse planeta. Uso o carro todos os dias, produzo lixo, etc.
    2-Ações que visam conscientizar meus alunos para que percebam o quanto o assunto é relevante, sendo assim, que possam perceber que fazem parte desse planeta e que podem contribuir para que acorram mudanças.
    3-Trabalharia com reportagens, filmes, pesquisas e experiências.
    4-É uma situação bem difícil porque teriamos que abir mão de muitas coisas e isso implica consumir menos. Como vivemos o capitalismo só imagino que impacto isso causaria.
    5-Com o aquecimento os fenômenos naturais também aumentarão isso já causa um dano enorme ao meio ambiente e também aos seres humanos. Com certeza as doenças irão aumentar e o que é confortavél hoje pode não ser amanhã.
    Professora: Tania R. Pacheco

    ResponderExcluir
  13. 1º-Sim tenho certeza de que todos nós contribuímos para o aquecimento global, pois está tudo aum1º-Sim, tenho certeza de que todos nós contribuímos para o aquecimento global, pois está tudo aumento: construções e mais construções, estão ocupando todo o espaço verde que existe, não percebem o mau que estão fazendo para si mesmo.

    2º-Uma grande atitude seria fazer com que as pessoas se conscientizassem do grande mal que estão fazendo para a natureza e para que isso aconteça precisamos começar por nós mesmos. Pois não adianta cobrarmos dos outros se nós mesmos não contribuímos.

    3º-Tudo na educação parece mais fácil, porque são pequenos e levam mais a sério o que está sendo trabalhado. Trabalhar esse tema com as crianças é muito bom e já faz parte da nossa regra de convivência elaborada pelas crianças e com isso faz com que eles se conscientizem e cobrem dos adultos, ou seja, da família.

    4º-Da humanidade de hoje, acho que nada. Mas das crianças que estamos ensinando, tenho certeza que uma boa parte, ou seja, a maioria, pois sabem se não cuidarmos do planeta, tudo vai desaparecendo (água, animais, plantas, etc.).

    5º-Com a destruição que a humanidade está fazendo, a temperatura só tem que aumentar. Eles acham que estão fazendo o melhor para o aspecto do ambiente e não percebem que estão fazendo mal para si mesmo e acabando com o meio ambiente.

    Professora: Roseli Farias Schepers.

    ResponderExcluir
  14. 1- Sim, pois como ser humano, acabamos sempre por cometer erros que prejudicam o meio ambiente ao qual pertencemos. Quando queimamos lixo ou usamos nossos carros desregulados,acabamos por poluir o ar que é levado para o alto.Mesmo parecendo gestos tão pequenos,ao se juntarem aos de toda a população,se tornam gigantescos.
    2-Acredito que este fenômeno,possa ser amenizado, mas não controlado,já que no mundo são bilhões de pessoas,consumindo os recursos não renováveis deforma dispendiosa e produzindo lixo de forma incontrolável O que podemos fazer como educadores,é tentar sensibilizar a comunidade onde vivemos e trabalhamos,buscando engajar as pessoas a fazerem a reciclagem do seu lixo,protegerem as nascentes de água e a não jogarem lixo no chão que acabará por poluir os rios de nossa localidade.
    3-Como já relatei antes,não trabalho diretamente este tema,mas procuro sempre ressaltar com as crianças a importância de cuidar da água,dos rios,das plantas e tudo que é necessário para podermos viver em nosso planeta.Principalmente,fazemos reciclagem em nosso C.E.I. e procuramos trazer o apoio e engajamento de sempre mais famílias de nossa localidade,pois,o lixo que é reciclado,pode ser reutilizado,evitando o uso de materiais não renováveis e se este lixo é queimado,vai para a atmosfera e irá contribuir para o aquecimento do planeta.O nosso lixo ao ser queimado,parece pouco,mas ao se juntar ao de milhares de outros habitantes,causa uma grande poluição.
    4-Acredito que,infelizmente,não podemos esperar grandes mudanças no comportamento das pessoas,já que a maioria pensa que não esta acontecendo nada de errado.Talvés um dia,quando já for muito tarde,o ser humano enxergue o mal que fez a si mesmo e ao planeta.Eu,é claro,tenho esperanças de que não cheguemos a tal ponto,e que as futuras gerações tenham mais consciência da preservação e que possam viver em harmonia com o seu meio.
    5-Como já podemos observar,os casos de câncer de pele tem aumentado muito nas pessoas.Também vemos as mudanças nos ambientes como as geleiras o que pode causar a extinção dos ursos brancos entre outros animais.Quanto também se fala do aumento dos oceanos que encobrirão muitas praias,mudando assim a aparência dos lugares.Talvez por estas alterações serem lentas e não nos afetarem ainda de forma drástica,quem sabe um dia possa ser tarde demais e o ser humano também seja extinto ou os seres vivos que restarem,tenham que se adaptar a um planeta devastado e empobrecido de vida.

    Profª Astrit C. K. Pontizelli

    ResponderExcluir
  15. 1.Sim.Utilizando o carro todos os dias, não fazendo a coleta celetiva de lixo e de reciclagem, desmatamento as queimadas, poluição dos rios,etc.
    2.Fazendo com que os nossos educandos tenham consciência da atual situação em que o planeta se encontra,e para que esta situação seja controlada precisa da ajuda de todos.
    3-Fazendo um trabalho de conscientização.Pois é so se conscientizando que criamos habitos e maneiras diferente para viver melhor
    4.Que se conscientize e começe a respeitar a natureza.
    5. Acho que sim e o que acontece são as variações climaticas.
    Professora: Lucimara Sardo

    ResponderExcluir
  16. 1.Sim,economizando água,depositando o lixo no lugar correto e preservando a natureza em geral. 2.Não poluindo o meio ambiente e incentivando os alunos e as pessoas em geral a não poluirem. 3.Trabalho com a primeira série ,penso que poderia trabalhar contando histórias,com ilustrações,dramatizações,algum filme e conversando com os alunos. 4.Acho que cada um sabe dos problemas ambientais que nosso planeta enfrenta .Mas tenho um pouco de medo pois tem pessoas que preservam e outras que fazem de conta que os problemas não existem ,então não sei o que podemos esperar da humanidade.
    5.Pode ter efeito direto sobre nossa vida ,pois nossa saúde pode ser prejudicada e tudo ficar sem controle.Pois não sabemos onde isso vai acabar e se o meio ambiente é afetado de alguma forma também somos.
    Professora Jakqueline Poleza.

    ResponderExcluir
  17. 1-sim,tento fazer o que posso em minha casa,na rua,tento preservar o máximo
    2-a iniciativa tem que partir de mim,eu fazendo a minha parte com certeza as pessoas tomararão conciência e cada um fará sua parte
    3-conversaria com os alunos destacando os problemas que estão acontecendo e o que ainda pode acontecer,ajudando-os a ter uma visão ampla dos problemas que na maioria das vezes causamos sem pensar nos danos .
    4-todos nós temos que agir e começar a fazer algo que mude a forma de pensar das pessoas.
    5-com certeza cada vez será difícil nossa sobrevivência,não só a nossa a de outros seres também

    ResponderExcluir
  18. 1-sim. Porque tenho informação e compreensào do que esta acontecendo e nem sempre assumo o compromisso com o correto.Só ter consciência ecológica nào é tudo é preciso ter atitude e começar por mim.
    2-Devo mostrar ao meu aluno os caminhos para o controle deste fenomeno, possa ser controlado a partir da realidade dele.
    3-Minha turma é de pré-escolar então não posso aprofundar muito o tema, mas trabalho com eles com atividades de desenho, rodas de conversa e rotinas vividas por eles.Ex: Frio, calor e etc.
    4-Atitudes e consciência de um modo geral e isto só se consegue com um bom trabalho de ''educação''
    5-A falta de àgua potàvel, a mudança do ciclo das plantações calor acima do suportável onde pobres e ricos sofreram as consequências.
    Professora : Rosani P. da Silva

    ResponderExcluir
  19. 01 Sim acredito que estou contribuindo para o desaceleramento global, apesar de ser pouco estou fazendo minha parte, como separação de lixo, evito queimar materiais...

    02 Montar projetos principalmente maquetes onde podemos estar demonstrando isso para a criança, alem de trabalho de campo com elas.

    03 Em nossa instituição trabalhamos com projetos, então quando falamos ou aplicamos o projeto meio ambiente, procuramos demonstrar através de filmes, maquetes, passeios,e muito diálogo.

    04 Para salvar o planeta precisamos ser conscientes e principalmente menos gananciosos, pensar só no hoje.

    05 Os efeitos já estão aparecendo, como a aceleração do degelo, seca e enchentes.
    Adriana Rocha

    ResponderExcluir
  20. 1- contribuo muito pouco, temos compreensao de tudo oque esta acontecendo,estamos informados mas em alguns momentos nao assumimos nossa tarefa, precisamos fazer e nao só apenas pensar no que é certo e errado.
    2- passando orientação e conscienização para que depois ele leve isto com ele para sua realidade de vida.
    3- minjha turma é o berçário, nao posso aprofundar muito o tema pois eles ainda nao tem noção do acontece, nao entendem. mas devemos conversar muito, contar histórinha, invenar historinhas sobre o tema, brincar com brinquedos reciclaveis os acostumando desde de cedo com esta realidade. afinal trazendo-os desde pequenos para dentro deste tema que é discussao global.
    4- nao devemos esperar nada, devemos agir, ser conscientes e coerentes, mudando, pois são as atitudes que desempenham um bom resultado de educação.
    5-será mais dificil a nossa sobrevivencia, levará a extinção de várias espécies de animais, da fauna e flora, e terminando com a raça humana, pela falta de água, o aumento de doenças, etc.
    Professora: Cristiane Luana Fachini

    ResponderExcluir
  21. 1- Sim. Pois todos nós temos muitas informações sobre o que certos atos nossos podem causar (como demorar no banho, jogar lixo no chão, etc.) e muitas vezes acabamos comentendo estes erros conttribuindo assim para tudo isto. Podem parecer coisas insignificantes mais se todos fizerem os resultados serão catastroficos.

    2- conscientizando meus alunos do mal que nos podemos evitar ao meio ambiente se não fizermos um monte de coisas que são muito simples como fechar a torneira ao escovar os dentes. Mas que junto com a dos outros pode fazer uma grande diferença.

    3- como trabalho com uma turma de 0 a 3 anos eu não trabalho este tema especificamente mas sempre resalto com minhas crianças do cuidado que devemos ter com o meio ambiente.

    4- acho que a humanidade fala de mais e aje de menos, espero que eles realemnte se conscientizem de que precisamos preservar por que se não nosso futuro esta seriamente prejudicado, mas se cada um de nos fazer nossa parte e tentar fazer com que as pessoas que nos cercam façam as suas ja é um grande começo.

    5- doenças, extinção de animais, mudanças climaticas, falta de água,etc.

    SILMARA APARECIDA CARDOSO

    ResponderExcluir
  22. 1- Sim. Pois estou buscando evitar fazer coisas que possa aumentar o aquecimento global e com o curso estou aprendendo várias coisas para poder cuidas mais ainda do meio ambiente.
    2- Começar a mudança de atitude por mim e na minha casa primeiro e em seguida buscar explanar e explicar o assunto com meus alunos.
    3- Trabalharia primeiramente com um debate para colher informações e dali o tema A.G. em seguida passaria algum documentário sobre o assunto, mostrando principalmente as causas e em seguida o que deve ser feito por nos para conscientizar a população ao nosso redor, família, comunidade, etc. Sempre procurando aguçar a criatividade do tema.
    4- Espero que as pessoas tenham consciência do que estão fazendo com a própria casa(mundo), pois temos nos dias de hoje muita informação e tecnologia, mas não temos a ação de por em prática os cuidados necessários para a preservação e é preciso despertar isso na humanidade e só conseguiremos através das crianças com quem trabalhamos.
    5- Com a temperatura aumentando teremos problemas de pele como câncer, com a poluição do ar as doenças respiratórias irão aumentar, os fenômenos naturais serão cada vez mais devastadores e o clima irá mudar totalmente e plantas e animais irão morrer.
    Nice L.M. Santos

    ResponderExcluir
  23. 1- Sim. Pois procuro não fazer coisas que prejudiquem o meio ambiente como separar o lixo, não poluir rios.
    2- Iniciar a mudança de atitude primeiramente por mim e em seguida trabalharia com as crianças as maneiras corretas de preservar o meio ambiente.
    3- Esclarecendo o tema com projetos, vídeos e textos e em seguida mostrando as medidas que deverão ser tomadas para diminuir este problema.
    4- Mais consciência respeito e atitude com o meio ambiente, pois informações já temos e bastante.
    5- Enchentes, seca e erosão.
    Pâmela Gomes Regueira

    ResponderExcluir
  24. 1- Na minha opinião não só eu mais sim toda a humanidade de formas diferentes uma das outras. Algumas às vezes sem imaginar que contribui com o aquecimento global.
    2- Evitar andar de carro;
    Queimadas;
    Proteção nas chaminés;
    Desmatamento;
    Casas à beira de rios e fontes.
    3- Penso que na faixa etária trabalharia com a conscientização onde eles podem iniciar e ajudar a proteger a natureza.
    4- Temos que esperar que eles conscientizem do estrago que muitos hoje fazem na natureza, mas muitos esquecem que esse lugar é onde vivem. Esperamos das gerações que não comprem madeira ilegal, construir casas no limite de barrancos, não queimar florestas para plantação.
    5- Sobre nós teremos uma maior necessidade de água, pois conseqüentemente o calor aumentará, as pastagens se acabaram as pessoas terão envelhecimento precoce, as pessoas com câncer de pele. A natureza se acabará, pois haverá muita procura de água potável, logo ocorrendo uma escassez de água.
    Solange Goulart Dal Pasquale

    ResponderExcluir
  25. 1- Vivemos em um mundo onde os meios de comunicação mostram diariamente que o meio ambiente está respondendo ás agressões sofridas pelo homem, como alteração do clima do planeta, chuva ácida e na destruição da camada de ozônio. O aquecimento global é causado por efeitos naturais que ocorrem no planeta, e principalmente pela ação do homem. O desenvolvimento humano, o progresso e o consumo de combustível fóssil são causas do aumento de temperatura no planeta.
    2- Em prol do desenvolvimento indústrias, usinas, queimadas, carros, agrotóxicos lançam diariamente toneladas de fumaça carregadas de poluentes e gases tóxicos na atmosfera. Muitas são as evidencias mostrando que o meio ambiente está em crescente desequilíbrio e que as conseqüências disso podem comprometer a nossa sobrevivência.
    3- Os governantes precisam desenvolver ações futuras de forma a evitar mudanças climáticas no planeta, tomando decisões políticas para evitar problemas para esta e para as gerações futuras. É preciso ser realizada uma mobilização por parte dos órgãos governamentais e da sociedade civil organizada, em defesa da sobrevivência dos seres vivos e da vida do nosso planeta.
    4- Na escola ás ações e as atitudes são de caráter coletivo como: apagar as luzes ao sair da sala de aula, reduzir e reutilizar o papel, cuidar para não deixar torneiras abertas, valorizar o uso da água, não jogar lixo na escola e em casa, etc, são algumas ações e atitudes transmitidas para os alunos na conscientização da preservação do meio ambiente.
    5- Espera-se que a humanidade com tudo o que está acontecendo no mundo de hoje, tenha mais consciência e pense em suas ações e comece á respeitar mais o meio ambiente. Já estamos sentindo alguns efeitos do aumento da temperatura em nosso planeta, se nós continuarmos agindo assim sem pensar nas conseqüências que isso pode causar, teremos muito mais efeitos catastróficos em nosso planeta.
    Marizete de Souza da Silva

    ResponderExcluir
  26. 1- o aquecimento global é causado por efeitos naturais, pela ação do homem, o avanço do progresso, o consumo de combustível fóssil, o aumento e a concentração de poluição na atmosférica. Tudo isso faz parte do nosso cotidiano, onde faço parte desta contribuição.
    2- Cuidados com a água, reflorestar: escolas, ruas, praças e preservação da mata ciliar.
    3- Aplicação de projetos envolvendo toda a escola, desenvolvendo ações concretas e a conscientização da turma da importância que tudo isso faz para a nossa vida.
    4- A humanidade ainda não está preparada para isso, existem ainda muito desperdício e consumismo que deveriam ser controlados pela população.
    5- Estes efeitos poderão contribuir com problemas como: perder espécies vegetais, animais, o que prejudica o ecossistema e leva a destruição de grande parte da biodiversidade do planeta. Poderão acorrer também catástrofes ecológicas como: tufões, furacões, maremotos e enchentes, devastando áreas com mais intensidade, que influenciam negativamente na produção agrícola, reduzindo a quantidade de alimento em nosso planeta. A elevação da temperatura dos mares poderá ocasionar o desvio do curso das correntes marítimas e provocar a extinção de várias espécies de animais marinhos.
    Prof: Helena Venturi

    ResponderExcluir
  27. 1- Em nosso sítio plantamos muitas árvores, só uso o carro quando necessário economizo energia e procuro orientar as pessoas para colaborarem também.
    2- Ensinar aos alunos o que realmente é o aquecimento global e mostrar a eles que cada atitude nossa tem influência sobre o meio ambiente.
    3- com o uso do vídeo: Uma verdade inconveniente do Al Gore, leituras de revistas, relacionar fatos do aquecimento global com o dia-a-dia dos alunos.
    4- Infelizmente enquanto a ganância prevalecer, dificilmente a nossa espécie viverá por muitos anos.
    5- Alterações no tempo: apenas duas estações do ano, uma será seca e fria e a outra quente com chuvas intensas. O reflexo disso será: períodos de estiagens, enchentes, faltam de água, entre outros.
    Aumento de doenças causadas por insetos (dengue, febre amarela), leptospirose, etc.
    Destruição de áreas de cultivo, ocasionando o êxodo populacional dessas áreas.
    Aumento do nível do mar, destruindo as cidades litorâneas.
    Desaparecimento de espécies da fauna e da flora.
    Professora: Paula Reif Amendoeira

    ResponderExcluir
  28. 1- Tenho feito algumas coisas para ajudar a diminuir esse aquecimento, mas penso ser pouco diante de tantas coisas que vemos. E às vezes até ajudo a aumentar mesmo inconscientemente, consumindo coisas talvez desnecessárias.
    2- Conscientizar as crianças desde pequenos e cuidar do mundo em que vivemos, economizando luz, água, comprando produtos natural sendo exemplo para eles.
    3- Na turma em que trabalho (berçário) é difícil trabalhar este tema, mas não impossível, talvez em forma de teatro, histórias adaptadas e conversas.
    4- Que cada um procure fazer a sua parte e não espere pelo outro. Ou diga "há ele não faz pra que eu vou fazer". Contribuir para que haja um pouco de consciência nas pessoas, de que estamos destruindo esse mundo tão rico e lindo de paisagens naturais que Deus nos deu.
    5- Penso que haverá um grande aumento de doenças e pestes, pois estamos acostumados (homens e meio ambiente) com um tipo de clima e se isso ocorrer bruscamente penso que será catastrófico. Onde plantas que nascem no sul, terão que ser cultivadas em outras regiões. Outras nem possam mais ser cultivadas. Por isso a nos tentar mudar um pouco que seja para que diminua esse efeito no nosso meio ambiente.
    Catiana Duarte

    ResponderExcluir
  29. 1- Acho que sim, pois querendo ou não às vezes, tenho atitudes que não são corretas e isso influencia de certa maneira para que esse aquecimento aconteça. Quando deixa de plantar uma árvore nem que seja no quintal da minha casa ou quando não armazeno o lixo de forma correta.
    2- Posso contribuir assim: começando por mim mesma tomando atitudes corretas diante dos meus alunos e mesmo na minha casa educando meu filho para que não desperdiçe energia e nem agua.
    3- Da seguinte maneira: usaria um globo mostrando como era a terra alguns anos atrás e como está agora, poderia construir maquetes na qual mostraria como os carros, indústrias, desmatamentos e queimadas influenciam o aquecimento global. Poderia usar textos conscientizando os alunos que o aquecimento global pode causar em nossas vidas e no nosso planeta. fazer um questionário com os pais comparando o antes e o depois do clima na terra.
    4- Espera-se que os homens tomemência que temos que fazer algo de bom para o nosso planeta porque se não os únicos prejudicados seremos nós, nosso filhos e netos.
    5- Provavelmente iremos sofre bastante pois num futuro muito próximo poderá faltar água, energia, leite e até mesmo os alimentos básicos do dia-a-dia e além disso certamente haverá muitas doenças pois os seres se tornaram fracos e sensíveis.
    Márcia dos Santos

    ResponderExcluir
  30. 1- Sim, pois mesmo sem pensar às vezes faço coisas que são erradas como desperdiçar água, energia el´´etrica entre outros. Quantas vezes ao invés de plantar uma árvore a gente corta fora.
    2- Posso contribuir tomando corretas diante de meus alunos e minhas amigas professoras.
    3- Posso levar textos para sala de aula que conscientizem os alunos do aml que o aquecimento global provoca no mundo. Como ainda são pequenos, posso levar filmes de como proteger o meio ambiente.
    4- As pessoas de um modo em geral devem começar à fazer algo pelo nosso planeta antes que seja tarde demais pois os prejudicados serão nossos filhos e netos.
    5- Certamente a humanidade pagará um preço alto pelo descuido com o nosso planeta nos dias de hoje. Pois o futuro do planeta está em jogo.
    Lucimara da Silveira

    ResponderExcluir
  31. 1ºR: Sim, fazendo a reciclagem do lixo, e evitando sair de carro, o que ocasiona a poluição tanto sonora, quanto do ar.

    2º Educando as crianças com gestos simples. conscientizando-as para nunca jogar lixo pelas ruas, plantar árvores nas barrancas dos rios, conscientizar à respeito da água para que eles entendam e façam uso moderado dela, ao escovar os dentes, tomar banho, ao lavar as mãos.

    3ºR: Mostrando para eles vídeos de desenhos que mostram o que está acontecendo com o planeta e principalmente com a nossa cidade de forma educada e divertida, mas mostrando a realidade. Estimulando e fazendo trabalhos e brincadeiras de acordo com o tema.

    4º A Conscientização.

    5º A temperatura do ar vai aumentar, as geleiras todas irão derreter, e irá aumentar o índice de água do mar, o que irá ocasionar destruição nas cidades litorâneas.
    Com o aumento do lixo, e com o calor intenso haverá aumento de insetos, pragas, e roedores que transmitirão doenças, viroses e epidemia.

    Profª Cintia Coelho

    ResponderExcluir
  32. 1- Sim. Cuidando do meio ambiente.
    2-Posso conscientizar minhas crianças a preservar o meio ambiente não desperdiçar água, energia elétrica, etc.
    3-Trabalharia através de projetos, mostrando filmes, gravuras sobre o tema.
    4-Conscientizando as pessoas a preservar o meio ambiente.
    5-Teremos mais doenças falta de água, enchentes, secas.

    Juliana Aparecida Mariotto

    ResponderExcluir
  33. 1- Estou contribuindo sim, pois no meu dia a dia faço a separação do lixo seco (que pode ser reciclado) do lixo molhado ( lixo do banheiro e orgânico), também procuro evitar o desperdício de água e luz elétrica, não faço nenhum tipo de queima (como por exemplo botar fogo em folhas secas de árvores, ou de papel), sempre que possível promovo ou aconselho o plantio de árvores; e como educadora faço os alunos entenderem o que é o aquecimento global e o que podem fazer pra evitar.
    Como uma cidadã do mundo, que consome e usufrui de recursos naturais, dos quais muitos não são renováveis, como petróleo e água; procuro economizar ou reutilizar a água. Vale evidenciar que é insignificante a quantidade de CO² que eliminamos para o meio, porém em grandes centros, onde as pessoas usam muito os automóveis (máquinas que eliminam grande quantidade de gás carbônico), onde também existe grande quantidade de edifícios e asfalto, que refletem os raios solares contribuindo para o super efeito estufa, a emissão de gás carbônico para o meio é bem maior.

    2- Explicar aos alunos o que é esse fenômeno identificando os fatores que agravam o aquecimento da terra, dando dicas de como podemos contribuir para evitar a emissão de mais gases a atmosfera, como por exemplo, o consumismo exagerado de carne, uma vez que a flatulência bovina contribui para o super aquecimento da terra, evitar queimar qualquer substancias, como papeis, capoeiras e folhas secas de árvores. Outro exemplo, fazer os alunos entenderem que andar a pé ou bicicleta, além de ser um ótimo exercício, evita a emissão de gases por causa da queima dos combustíveis (dando ênfase de que nos grandes centros urbanos isso pouco acontece), também conscientizar os alunos a não promoverem e não realizarem o desmatamento, uma vez que as plantas filtram o CO².
    Profª Graziella Schneider
    Educadora

    ResponderExcluir
  34. 3- Inicialmente explicaria o que é esse fenômeno, através da aula expositiva evidenciar que o efeito estufa é um ato natural e necessário, mas o super efeito estufa virou um aquecimento do globo terrestre. Depois trabalharia textos de reportagens de revistas e jornais, como por exemplo, trabalharia esse texto que lemos para a reflexão dessas perguntas. Dependendo da turma, explicaria as equações químicas da respiração e da fotossíntese, comparando que uma completa o outra fazendo um ciclo da reciclagem do gás carbônico e do gás oxigênio, e logo após fazer os alunos refletirem que a interferência do ser humano (desmatamento) nesse ciclo, ocasionou um acumulo de CO². Promoveria debates, colocando em questão a multiplicação de empregos através da construção e implantação de mais fabricas/indústrias, versos o aumento de emissão de gases poluentes (dependendo que tipo de fabrica/indústria). E usaria alguns filmes para reflexão como “Um Dia Depois de Amanhã”, “ O Núcleo”, ou o documentário “Uma Verdade Inconveniente” para explicar o fenômeno aquecimento global.

    4- Na verdade não espero que a humanidade salve o planeta, pois o poder esta na mão de pessoas que não pensam no bem comum da humanidade. Mas “espero” que a humanidade só mudara seus hábitos/atitudes e contribuirá para o desaceleramento do aquecimento, quando sentirem no orçamento familiar uma mudança radical, como por exemplo, o dia em que pagaremos muito caro pela água, ou quem sabe até por gás oxigênio. Ao meu ver, as pessoas são acomodadas e não mudam suas atitudes por preguiça, pois muitas sabem e tem consciência dos problemas ambientas, mais não contribuem para alguma solução. Por isso, repito, somente quando mexer no bolso da humanidade é que seremos obrigados a mudar nosso estilo de vida.

    5- Entendi essa pergunta como uma forma de reflexão. Temos dados de pesquisas que indicam que o aquecimento global é um fato consumado, e que os seres humanos e o meio ambiente sofreram seus efeitos. Como por exemplo, teremos dificuldade de distinguir as estações, pois há influencia no ciclo das estações, ocasionando uma mudança na flora e fauna, podendo até existir a extinção de algumas espécies, muitos problemas com sol, com câncer, pois pesquisas apontam que teremos uma mudança na cor de pele, em virtude do aquecimento. Teremos dificuldade na respiração devido a poluição do ar. O aumento do nível do mar, e a desregularização da salinidade nos oceanos, também afeta espécies marinhas. É difícil dizer quais efeitos aconteceram, porem já se comprovou o derretimento das calotas polares, que o clima mudou, hora muita chuva hora seca. Enfim, na minha opinião, já sofremos com o aquecimento global, em virtude de enchentes, secas e até falta de alimentos, por exemplo a recente falta de leite nos supermercados.

    Profª Graziella Schneider
    Educadora

    ResponderExcluir
  35. O aquecimento global tem se tornado um grande problema para o nosso planeta, assustando a humanidade. De diversas maneiras contribuímos, pois o ser humano é demasiadamente consumista, e estes produtos consumidos são produzidos colaborando para a produção de gases que ocasionam o efeito estufa.
    Nossas ações e atitudes devem ser de conscientizar os educandos para que sejam conhecedores do assunto e mudar a visão sobre o mesmo.
    O tema aquecimento global pode ser trabalhado:
    1.Exposição do tema;
    2.Discussão do grupo;
    3.Construção de uma cabana com plástico transparente, exposto em sol;
    4.Medir a temperatura interna da cabana (estufa) comparando com a temperatura externa da cabana;
    5.Representar a temperatura através de gráfico;
    6.Explicar o efeito estufa (cabana X efeito estufa) que leva ao aquecimento global;
    7.Conclusão dos alunos;
    8.Produção textual em conjunto com os alunos.

    Podemos esperar da humanidade que cuidem do meio ambiente e salvem a vida humana aqui no planeta Terra.
    Teremos vários efeitos do aumento da temperatura da Terra, ente eles:
    _ Diminuição da produção de alimentos;
    _ Mudanças nas estações do ano;
    _ Descongelamento das geleiras;
    _ Aumento do nível de água dos oceanos e alagamento de áreas de perímetro urbano em praias;
    _ Extinção de espécies da fauna e da flora;
    _ Aumento da temperatura;
    _ Enchentes e secas súbitas;
    _ Aumento de fenômenos metereológicos como furacões, ciclones, granizos, etc.

    Maria Iolita Kramel

    ResponderExcluir
  36. 1- Sim, pois querendo ou não a gente acaba tendo atitudes incorretas no nosso dia-a-dia. Quando armazenamos o lixo corretamente, quando andamos muito de carro ao invés de sairmos até ou de bicicleta.
    2- Posso contribuir começando por mim mesma, tomando atitudes ecológicamente corretas perante meus alunos.
    3- Como trabalho com o pré-escolar poderia usar materiais reciclados para confecção de brinquedos, textos educativos, construir maquetes, filmes e DVD entre outros.
    4- Espero que os homens comecomecem a fazer algo de bom para o nosso planeta, com urgência, se não seremos os unicos a sofrer as consequencias.
    5- Iremos sofrer muito por certamente irá a faltar água potavel e até mesmo energia eletrica. é provavel que falte o alimento do dia-a-dia e até mesmo o leite dos nossos filhos e netos.
    Márcia Ferrari

    ResponderExcluir
  37. 1-Sim,acho que todos nós contribuimos uns mais outros menos mas todos contribuiem.
    2-Na minha opinião verdadeiramente não sei se vamos ter tempo de reverter este quadro embora tenha conciêcia e reveja muitas das minhas atitudes e ações para diminuir minha parcela de culpa.
    3-Com concientização e responsabilidade.
    4-Sinceramente espero que a humanidade toda se acorde e mudem suas ações.
    5-Saõ muitos os efeitos .Será que viveremos sem aguá ,que é o que nos preocupa.será que vamos plantar e colher.E as doenças que certamente aumentaram.
    Professora Bernadete

    ResponderExcluir
  38. 1-De certa forma acho que sim ,colaboro para odesacelerado aquecimento global, devido a falta de conhecimento sobre o que causa-o.
    2-Como educadora posso contribuir para controlar este fenômeno mediando conhecimento sobre o que é,e o que podemos fazer para ajudar a controlar o aquecimento global.
    3-O tema aquecimento global em outros anos já trabalhei com a 2º série do ensino fundamental
    conversando sobre as mudanças climáticas ,o que causa ,como podemos ajudar, assistimos o filme.,A ERA DO GELO e conversamos bastante.
    4-A humanidade deveria evitar tanto consumismo, mas infelismente a sociedade não está consciente o suficiente para salvar o planeta terra em muitos aspectos.
    5-A temperatura da terra está aumentando e isso terá muitosefeitos no meio ambiente e sobre todos nós,ex;aumento do índice de cançer de pele, degelo das geleiras, inundações, mudanças climáticas,etc.Prof.Ineuzir.

    ResponderExcluir
  39. 1-sim estou colaborando sim, apartir da hora que educo meus filhos meus alunos já estou contribuindo.
    2-Como educadora demostrar ou falar quais são os nossos atos que menos vai causar impacto ao nosso planeta.
    3-Primeiro fazer cada aluno refletir sobre os seus atos, qual é a melhor maneira de se viver sem causar muito impacto.
    4- Evitar consumismo, refletir sobre seus atos
    5-Representar atraves de dados reais do municipio.

    ResponderExcluir
  40. 1) Acho que de alguma forma sou culpada sim,pois existem vários fatores que influenciam para o aquecimento global que fazem parte do nosso cotidiano e ainda não estamos totalmente preparados físico e psicologicamente para as mudanças que são necessárias para reverter esse problema tão sério para o mundo e para nossas vidas,
    2) Começar por mim mesma em atitudes do dia a dia, conhecer e estudar sobre os problemas ambientais para levar para meus alunos tentando conscientizá-los para as mudanças e para uma vida melhor.
    3) Mostraria para eles através de vídeos, filmes textos, saídas a campo, que todos contribuem para o aquecimento global, mostrando que em pequenas atitudes eles podem melhorar e ajudar o planeta.
    4) Devemos esperar mudanças, mas para isso é necessário ter conscientização sobre o que esses problemas podem trazer para nossas vidas, e ai sim mudar e por em prática atitudes que não prejudiquem o meio ambiente, mas sim que o ajudem a se tornar melhor para todos.
    5) Isso pode acarretar em vários fenômenos naturais que podem prejudicar a vida de todos, como, enchentes, vendavais, tornados, terremotos, a falta de água potável, etc. Muitos desses fenômenos já estão acontecendo tirando vidas e deixando muitas pessoas desabrigadas.
    Raquel

    ResponderExcluir
  41. 1- Cuidando mais a questão LIXO, hoje tenho mais consciência a respeito.
    2- Combater a poluição, que haja fiscalização e ação do tipo, filtro nas chaminés das fábricas, multas às pessoas que sem piedade alguma caçam, capturam animais silvestres, lei obrigatória para a possível plantação: reflorestamento (mata nativa é claro).
    3- Realizando experiências, trabalho de pesquisa (observação da prápria natureza).
    4- Entrem em ação façam alguma coisa não fiquem pensando e o tempo, a bomba passando ou quase expludindo, pensem no futuro do país e ajam.
    5- Afeta a vida na terra.
    Maria Iracy Jomes

    ResponderExcluir
  42. 1- Sim, mesmo que seja nas coisas mais simples como, evitando o desperdício de água e energia elétrica, não faço nenhum tipo de queimadas, não jogando lixo nas ruas e como educadora da Educação Infantil sempre trabalho a importância e a necessidade de se cuidar do Meio Ambiente.
    2- Trabalhando com as crianças a conscientização, que devemos colocar o lixo nas lixeiras, mesmo que seja um simples papel de bala, que também devemos cuidar das plantas, dos seres vivos na Natureza, que não devemos desmatar, falar da importância da água, para que percebem que eles também são responsáveis pelo nosso Planeta.
    3- De forma que eles entendam o Tema em questão, acho que primeiramente pedirei para que as crianças levem uma “tarefinha” façam uma pesquisa em casa, perguntado para o pai,mãe, avós ou mesmos para o vizinhos como era o clima. Depois a partir dessas respostas , conversaremos e começaremos a trabalhar, através de experiências, histórias, músicas,etc..
    4- Na verdade acho que não podemos esperar ,temos é que cada um fazer o seu papel de cidadão para poder desfrutar desse Planeta.
    5- Efeitos terríveis e irreparáveis como, aumento do nível dos oceanos, o aumento da temperatura provocando a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas, aumento de furacões, tufões e ciclones.

    PROFª . EVELIZE CRISTOFOLINI

    ResponderExcluir
  43. RESPOSTA

    1)SIM. CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE COMO: PRESERVANDO OS RIOS, NÃO DESMATANDO E SIM PLANTANDO MAIS ÁRVORES, NÃO FAZENDO QUEIMADAS E JOGANDO O LIXO NO SEU LUGAR ADEQUADO.


    2)ORIENTANDO OS ALUNOS PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

    3)TRABALHO O ASSUNTO E LEVO EXEMPLOS. SÓ O CONTEÚDO NÃO BASTA E SIM MOSTRAR AS CONSEQUÊNCIAS QUE NÓS CAUSAMOS NO DIA A DIA. EXEMPLO DISSO, É O QUE VEM ACONTECENDO AQUI E SANTA CATARIA A ENCHETE, DESLIZAMENTOS E SOTERRAMENTOS QUE MATARAM MUITAS PESSOAS E OUTRA QUE NUNCA FORAM ENCONTRADAS, TAMBÉM PODEMOS OBSERVAR O QUE ESTA ACONTECENDO POR AQUI, MUIDANÇAS CLIMATICAS, O ASSORIMENTO DOS RIOS E A FLORESTA PERMANENTE CADA VEZ SENDO DESMATADA, ENTRE OUTROS.


    4)TEM QUE TER UMA GRANDE CONSIENTIZAÇÃO E UMA GRANDE COBRAÇA DAS AUTORIDADES E PUNILA DE VERDADE NÃO SE DEIXAR SE LEVAR PELA GANÂNCIA DO DINHEIRO.


    5)AQUI NA NOSSA REGIÃO JÁ TEMOS EXEMPLOS:A FRUTAS QUE NECESSITAM DE UMA CERTA TEMPERATURA BEM BAIXA PRA PRODUZIR JÁ NÃO PRODUZ MAIS COMO SE PRODUZIA ANTES, ISSO VEM MUDANDO A CADA ANO QUE SE PASSA. EXEMPLO A MAÇÃ, AMEIXA E O PESSÊGO.
    TAMBÉM ESTA OCORRENDO UM CERTO DESENQUILIBRIO NA AGRICULTURA. O TEMPO ESTA SE INVERTENDO NAS ESTAÇÕES.
    Professor: Francisco

    ResponderExcluir
  44. 1 – Você acha que contribui para o desacelerado aquecimento global?Justifique sua resposta.
    R: Sim, com pequenas atitudes que também fazem a diferença, como banho rápido, separo lixo para facilitar para os catadores reciclarem, evito andar de carro sempre que posso vou de carona ou de ônibus .
    2- Que atitude você como educador pode construir para que esse fenômeno possa ser controlado?
    R: Mostrar os benefícios que teremos se cada um de nós fizer a nossa parte, como não desperdiçar material pedagógico e não estragar brinquedos, pois tudo necessita de matéria prima para ser construído.
    3-Como você trabalha o tema “aquecimento global” com sua turma?
    R: Dialogando e mostrando os acontecimentos que abalam como as enchentes, os deslizamentos de terra em Santa Catarina e as mudanças climáticas. Uso como exemplo para explicar sobre as geleiras que estão derretendo, um balde cheio de água que se colocarmos mais água com certeza vai esbordoar e é assim que está acontecendo com o nível do mar, que está aumentando por causa das geleiras que estão derretendo.
    4- O que podemos esperar da humanidade para salvar o planeta terra?
    R: Que por menor que sejam as atitudes, elas devem ser feitas. As pessoas que estão no controle e na administração, assim como nós educadores, não devemos só conscientizar mas sim cada um fazer a sua parte. Exemplo: Fábricas de embalagem utilizar matéria prima que tenha menos danos a natureza e com mais rápida decomposição, diminuir o uso do agrotóxico, usar filtros em chaminés de empresas, fabricarem carros que não detonem tanto com o nosso meio ambiente e outras.
    5-A temperatura da terra está aumentando, que efeitos isso terá sobre nós e sobre o meio ambiente?
    R: Além das doenças como o câncer de pele e outras, o prejuízo na agricultura pode gerar uma crise financeira. Com o aquecimento na terra a água evapora mais rápida tendo com isso uma grande concentração de água nas nuvens causando enxurradas repentinas causando enchentes e outros danos que nós homem vamos sofrer por causa da irresponsabilidade humana.
    Professora: Leonora

    ResponderExcluir